• home
  • 63.243 pessoas já estão aqui! Participe você também.

Previsão do Tempo - dia 20/11

pt
Max: 22C
Min: 10C

Fonte: Cptec

Previsão do Tempo - dia 21/11

pt
Max: 22C
Min: 12C

Fonte: Cptec

Previsão do Tempo - dia 22/11

npt
Max: 24C
Min: 13C

Fonte: Cptec

Previsão do Tempo - dia 23/11

npt
Max: 20C
Min: 13C

Fonte: Cptec

nov
03
2009

Espaço Cultural Dr. Além é um patrimônio histórico de Campos do Jordão

por: - Atualizado: 04/11/2009 14h46 - categoria: Cultura

O prédio construído e inaugurado em meados da década de 40, hoje abriga oficinas artísticas de teatro, danças populares, entre outros eventos culturais de pequeno porte, aguarda por reforma.

Espaço Cultural Dr. AlémO prédio construído e inaugurado em meados da década de 40, que hoje abriga oficinas artísticas de teatro, danças populares, entre outros eventos culturais de pequeno porte, está aguardando os trâmites finais para iniciar uma grande reforma e o recebimento do título de patrimônio histórico e cultural de Campos do Jordão e do Estado de São Paulo.

Durante anos, o então chamado de Cine Glória, foi o grande e principal ponto de encontro da população jordanense, além de palco de muitos flertes e namoricos inocentes. Aos amantes da arte cinematográfica, em sua tela foram exibidos os melhores e, como não poderia ser diferente, os piores filmes nacionais e internacionais da época.

Com todo o charme de um cinema, o prédio também possuía em suas dependências uma bomboniere onde todos podiam se deliciar com quitutes, em especial uma goma que tinha o nome de Fruna. Dentro das embalagens encontravam-se figurinhas de artistas do cinema, as quais eram colecionadas. As pipocas e amendoins torrados ficavam por conta do Sr. Clides (Euclides), que fazia a alegria de todos os frequentadores.

Em 1983, o então prefeito da cidade, João Paulo Ismael, entrou com processo de desapropriação que, somente em 1987 o prédio passou a ser patrimônio da Prefeitura de Campos do Jordão.

Devido a sua importância histórica, cultural e arquitetônica, a Secretaria Municipal de Cultura entrou com o pedido de tombamento junto ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), em março deste ano, e desde então aguarda a finalização do processo para que possa iniciar as obras de preservação das características originais do prédio, conhecido hoje como Espaço Cultural Dr. Além.

Esperamos anciosos por mais esta conquista para Campos do Jordão, ter em nossa cidade o primeiro patrimônio a fazer parte do seleto grupo de Patrimônios Históricos do Brasil.

foto:Guilherme Coelho
Fonte: Assessoria de Imprensa

Seja o primeiro a comentar


    Serviços de Informação

    • Campos do Jordão no seurss

      Acompanhe as últimas notícias da cidade por RSS.

      » assine
    • Campos do Jordãonewsletter

      Cadastre-se e receba gratuitamente informações em seu e-mail.

      » saiba como
    • Campos do Jordão no twitter

      Siga-nos e fique por dentro das últimas informações sobre a cidade.

      » acesse