Off Road em Campos do Jordão – Saiba mais sobre Passeios 4×4 na Serra da Mantiqueira

Desfrute de uma aventura radical entre as montanhas da região

por: Redação ( 9 anos atrás - quinta-feira dia 12 de março de 2015 ) - Atualizado: 12/03/2015 17:33
Tempo de Leitura: 4 minutos

Off Road em Campos do JordãoA cidade de Campos do Jordão é encantadora por natureza. Com sua arquitetura charmosa e clima europeu, o destino fascina seus visitantes há décadas.

Porém muitas outras belezas estão um pouco mais distantes do centro turístico. E para vê-las é preciso desbravar as montanhas da região com um veículo apropriado para o terreno montanhoso.

Para conhecermos um pouco mais deste universo, a NetCampos consultou um experiente guia off road, que nos ajudará a saber mais sobre os caminhos que estão escondidos entre as montanhas.

O piloto Edir Antonio Ferreira conhecido como “Man” trabalha há 12 anos com veículos 4×4 na região, atuando em sua empresa denominada Off Road Tour. 

Acostumado a acelerar por estradas de terra e trilhas da serra, ele realiza passeios empresariais e particulares, passando por caminhos conhecidos por poucos, que estão encravados em meio às montanhas.

Segundo Edir, a região da Serra da Mantiqueira – mais precisamente no entorno de Campos do Jordão – é uma área muito rica em roteiros de aventura.

Para o piloto de passeios 4×4, muitos fatores propiciam a atividade off road na região. Entre eles estão o clima fresco e ausência de calor excessivo. Outro fator que colabora para a prática são belas paisagens montanhosas, sempre cobertas pela vegetação natural.

Off Road em Campos do Jordão“Com 4×4 a gente consegue ir em alguns locais inacessíveis a veículos comuns, privilegiando a vista.” Afirma.

A sensação de se aventurar por trilhas em meio a mata nativa é outro fator de satisfação para quem pratica o off road em Campos:

“As pessoas falam do visual da montanha e claro, da emoção de estar no meio do mato, cercado de beleza natural e adrenalina, pois sempre tem uns trechos de emoção, satisfazendo o público.” Completa.

Algumas das principais atrações estão no caminhos que ligam Campos à cidades que ficam no Sul do Estado de Minas Gerais.

Entre eles estão passeios à cidade de Piranguçu-MG e a região de Luminosa (Distrito de Brazópilos-MG), onde seus roteiros demandam o dia todo e incluem experiências fascinantes, como conhecer uma bela cachoeira e almoçar em um rústico restaurante com fogão a lenha.

Outro passeio recomendado pelo piloto é uma rápida viagem até a cidade vizinha de São Bento do Sapucaí (SP). Passando por estradas de terra, onde a natureza predomina nas paisagens. Este trajeto tem início por volta das 9h30 e termina às 15h, e inclui ainda passagem por vilarejos rurais e muito verde.

Alguns passeios são ainda mais curtos e não demandam muito tempo.

Entre eles estão Vale da Água Santa e Pico do Imbiri (ponto mais alto de Campos do Jordão). Estes dois roteiros podem ser feitos em sequencia e levam apenas 2 horas e meia para conhecer. Rico em obstáculos off road e com diversas trilhas fechadas, o roteiro possui trechos com lama, atoleiros e muita vegetação nativa. Segundo Edir, tanto o Pico do Imbiri e a Gruta dos Crioulos são pontos turísticos conhecidos, mas tem difícil acesso com carros comuns.

Quem gosta de acelerar por locais mais distantes existe ainda outra opção.

O roteiro Vale da Água Santa é mais demorado e conta trechos cheios de adrenalina, como um caminho onde acontece a travessa de um pequeno riacho. Por ser um roteiro distante é ainda mais importante o acompanhamento de um profissional que conheça o trajeto.

Quem possui veículo 4×4 pode acompanhar o piloto dirigindo em comboio. Neste caso os aventureiros são monitorados por um rádio comunicador, onde recebem algumas informações durante o trajeto.

Mesmo quem não tiver o carro preparado para este terreno também pode conhecer as trilhas. É só pegar uma carona com o piloto em sua caminhonete. O carro preparado para o passeio possui um banco na caçamba, que proporciona uma experiência ainda mais próxima da natureza e cheia de adrenalina.

Como se trata de um passeio cultural, os participantes ainda recebem algumas informações e curiosidades sobre o trajeto percorrido.

Durante o passeio alguns pontos de referência da região são citados. Entre eles estão dados sobre os limites com as cidades vizinhas e alguns locais que podem ser avistados ao longe. Como o Observatório de Brazópolis, o Pico dos Marins e a Pedra do Baú. 

Informações mais técnicas também são anunciadas, como a altitude do local percorrido, o tipo de floresta e o clima característico. Lendas e cultura da região também fazem parte da narrativa que completa a viagem.

Quanto as recomendações para a prática de off road na região, Edir lembra que a primeira coisa a fazer é procurar um guia. Pois assim fica garantida a segurança dos aventureiros, além de agregar com mais informações culturais e técnicas.

Outra dica importante é levar a câmera fotográfica para registrar as belas paisagens da serra da Mantiqueira. Também é recomendado usar tênis com solado de borracha e roupas confortáveis e escuras, para não correr o risco de manchar com lama ou poeira. É importante ainda ter em mãos uma blusa para se proteger do vento frio da Serra da Mantiqueira.

Para mais informações sobre o passeios Off Road em veículos 4×4 em Campos do Jordão ligue para (12) 99774 0377 ou acesse www.offroadtour.com.br.

Fotos Divulgação: Off Road Tour

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (1)

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (1)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Vencedores do Concurso Maria Callas

Vencedores do Concurso Maria Callas

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Serie Orquestras Paulistas “Viola Enluarada”, Cia. Minaz

Serie Orquestras Paulistas “Viola Enluarada”, Cia. Minaz

O show “Viola Enluarada” da Cia. Minaz retorna a Campos do Jordão no dia 20 de abril, no...

2º Corrida de Aniversário de Campos do Jordão

2º Corrida de Aniversário de Campos do Jordão

A cidade mais charmosa do Brasil em 2024 chegará a está marca. 150 anos de muita históri...

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...