|
Oficialmente chamado de Parque Estadual, a reserva possui 8.341 hectares de área preservada, ocupando um terço do território de Campos do Jordão e possibilita uma proximidade do homem com sua origem natural. Depois de alguns minutos na estrada que sai de Vila Capivari, a paisagem já revela a beleza e as características da serra da Mantiqueira, com suas montanhas arredondas e revestidas por enormes araucárias. Ao cruzar o portal de entrada do Parque são avistados lagos e bosques, que de imediato trazem a sensação de tranqüilidade, bem estar e paz interior. O Parque oferece uma estrutura para se passar o dia todo. Fazem parte Horto: um restaurante; lojas de artesanato e souvenirs; passeio de trenzinho; parquinho para crianças; orquidários e estufas para criação e venda de mudas; sala de vídeo com filmes ambientais; arvorismo; sala de exposições; biblioteca; e etc. Tudo montado com um paisagismo rústico e de muito bom gosto, que combina com a atmosfera do local.
Criado em 1941, o Parque Estadual de Campos do Jordão abriga diversos animais da fauna silvestre, como a onça parda (suçuarana), papagaio-de-peito-roxo entre outras espécies ameaçadas de extinção. Diversas atividades de pesquisa da flora e da fauna são desenvolvidas no Horto que é administrado pela Fundação Florestal da Secretaria do Meio Ambiente.
O local abriga também uma sofisticada criação de trutas que abastece boa parte dos restaurantes de Campos, e pode ser experimentada no restaurante do Parque. Uma das principais atrações é a antiga serraria, que desde a década de 20 funciona com equipamentos movidos por roda d'água. Para os mais corajosos existe também uma ducha com água pura e gelada, que sai das nascentes em uma temperatura média de 11ºC.
Ali mesmo existe ainda um projeto socio-ambiental chamado Meninos ecológicos, que começou em 1998, envolvendo o Instituto Ambiental e a Prefeitura Municipal, com o patrocínio da Elektro. O projeto trabalha o reflorestamento na área, com auxílio de menores aprendizes, que ganham uma formação profissional. São mais de cem mil visitantes anuais que encontram ali no Horto diversas opções de diversão e entretenimento, tudo junto a natureza exuberante de Campos do Jordão.Entrada: Mais informações
(12) 3663-3762 (12) 3663-1977 Fotos: Cristiano de Almeida Tomaz
|
Fonte: Redação NetCampos
Dê sua Nota:
» 19/11/2008 13:48:26
Veja as atrações do fim de semana em Campos
» 18/11/2008 21:42:48
Papai Noel chega neste sábado em Campos do Jordão
» 17/11/2008 17:36:42
1º Trilha na Montanha acontece 7 de dezembro em Campos
» 17/11/2008 12:14:16
Desfile de Natal encanta o público nas festas de fim de ano
» 12/11/2008 21:24:53
Workshop ensina a preparar pratos de Natal em Campos
» 11/11/2008 18:22:21
9º Congresso da FACESP discute a sustentabilidade em Campos
» 10/11/2008 22:25:35
Música contemporânea experimental no final de semana
» 7/11/2008 19:35:38

Contato:
Tel.:(12)3663-7321
End: Rua Djalma Forjaz, 103 - Loja 17 - Capivari
Campos do Jordão / SP - CEP: 12460-000