• home
  • 63.243 pessoas já estão aqui! Participe você também.

Previsão do Tempo - dia 24/11

ci
Max: 20C
Min: 12C

Fonte: Cptec

Previsão do Tempo - dia 25/11

npt
Max: 22C
Min: 13C

Fonte: Cptec

Previsão do Tempo - dia 26/11

pt
Max: 22C
Min: 13C

Fonte: Cptec

Previsão do Tempo - dia 27/11

c
Max: 21C
Min: 13C

Fonte: Cptec

Ecoturismo

por: - Atualizado: 29/06/2010 08h03 - categoria: Lazer

A Serra da Mantiqueira tem paisagens exuberantes, clima muito agradável e uma série de possibilidades para atividades ao ar livre. Campos do Jordão oferece, hoje, a seus visitantes, o autêntico turismo ecológico.

São mais de 100 trilhas espalhadas pelas montanhas e rios de Campos do Jordão. Os picos altos convidam para o rapel e as águas para um mergulho de banho frio. O Horto Florestal é cheio de montanhas, picos e cachoeiras, local perfeito para a prática de esportes. O rapel, com guia e equipamento adequados, mostram as paisagens mais bonitas de Campos do Jordão vistas de cima, com muita adrenalina.

Quem não quiser descer a montanha, pode subi-la. O montanhismo pode ser praticado em vários pontos de Campos do Jordão como no Horto e na Pedra do Baú. São diversos picos e montanhas para escalar e sentir o ar esfriando a cada metro.

Também pode-se subir as cachoeiras. O cachoeirismo é muito comum e excitante nas quedas frias da cidade. Depois de muito esforço, pode ser recompensado com um mergulho nas piscinas naturais que se formam em Campos do Jordão.

Quem aprecia mais passear pode escolher uma das centenas de trilhas para explorar, por terra mesmo, a beleza da fauna e flora de Campos do Jordão. Além disso, diversos passeios de cavalgada podem ser alugados em praticamente todos os pontos de Campos do Jordão.

Tipos de Turismo de Aventura 

Arborismo;
Caminhada;
Canionismo;
Cavalgada;
Escalada e Rapel;
Hipismo;
Mountain Bike;
Paraglider;
Pesca;
Trilhas;
OffRoad.

Um pouco mais sobre Turismo Ecológico e de Aventura
Atualmente, muito se fala do Turismo Ecológio e de Aventura, que surgiu por idealismo e, há alguns anos, entrou em moda. Vem sendo abordado muito pela mídia, que atrai cada vez mais praticantes. Porém, mais do que uma moda, o advento destas atividades é uma tendência.

As pessoas que vivem nas grandes cidades vêm sofrendo muitas pressões, pela poluição, violência, trânsito, etc. Isto gera uma necessidade de se voltar às origens, de quebrar a rotida do estressante cotidiano, de recarregar as energias, de aprender e de conhecer novos lugares, pessoas e culturas.

A Serra da Mantiqueira tem paisagens exuberantes, clima muito agradável e uma série de possibilidades para atividades ao ar livre. Campos do Jordão oferece, hoje, a seus visitantes, o autêntico turismo ecológico, usando esportes de aventura como um meio de contato mais intenso com nosso meio ambiente.

Caminhar, pedalar entre campos e matas, escalar rochas, descer cachoeiras e fazer travessias entre copas de árvores. Mais do que adrenalina, estas atividades proporcionam experiências marcantes que permitem amplo contato com a natureza. Contato que temos a felicidade de desfrutar no dia a dia e esperamos poder compartilhar com todos que nos visitam.

Márcio Corrêa do Prado
Montanhista, praticante de mountain bike e vôo livre, é sócio-diretor da Altus Turismo Ecológico

Seja o primeiro a comentar


    Serviços de Informação

    • Campos do Jordão no seurss

      Acompanhe as últimas notícias da cidade por RSS.

      » assine
    • Campos do Jordãonewsletter

      Cadastre-se e receba gratuitamente informações em seu e-mail.

      » saiba como
    • Campos do Jordão no twitter

      Siga-nos e fique por dentro das últimas informações sobre a cidade.

      » acesse