• home
  • 63.230 pessoas já estão aqui! Participe você também.

Previsão do Tempo - dia 01/11

pt
Max: 22C
Min: 15C

Fonte: Cptec

Previsão do Tempo - dia 02/11

nct
Max: 23C
Min: 16C

Fonte: Cptec

Previsão do Tempo - dia 03/11

npt
Max: 21C
Min: 14C

Fonte: Cptec

Previsão do Tempo - dia 04/11

pc
Max: 22C
Min: 13C

Fonte: Cptec

Parque Estadual Horto Florestal

por: - Atualizado: 10/12/2011 10h39 - categoria: Lazer

Horto Florestal, ou Parque Estadual de Campos do Jordão, que ocupa 40% da área do Município. Passeio que fica na mente, corpo e alma de quem o faz, pela multiplicidade de atividades: culturais (História, Ecologia),lazer e esportes (Pesca, Trilhas).

Uma das maiores reservas de árvores coníferas do Estado de São Paulo, o Parque Estadual de Campos do Jordão, está localizado a 13 km da Vila Capivari, na Av. Pedro Paulo, s/n, no Bairro Horto Florestal.

 

Criado em 1941, o também conhecido como Horto Florestal, possui 8,3 mil hectares de área preservada e oferece ao visitante uma vasta área de lazer, como bosques para piquenique, churrasqueiras, trilhas para caminhadas, lanchonete, atelier ambiental, uma capela, centro de exposições com mostras de exemplares da fauna e flora da região, viveiro de plantas, além de paisagens belíssimas e o contato direto com a natureza.

 

No local também são desenvolvidos programas relacionados à pesquisa, educação ambiental, recreação e conservação dos recursos naturais, que fazem da presença imponente da Serra da Mantiqueira um local de características muito especiais. Há também no parque um Posto de Salmonicultura, instalado com a finalidade de criação de trutas para o peixamento constante dos rios e lagos da região.

 

As trilhas existentes no parque são um encanto a parte, como a Trilha das Cinco Pontes que tem o percurso aproximado de 1.000 metros e é a preferida entre as crianças, pois suas pontes pênseis fazem da caminhada uma aventura.

 

CachoeiraA Trilha da Cachoeira tem seu percurso de 4.500 metros, e como principal atrativo a Cachoeira do Galharda que permite em seu caminho observar a Estação de Truticultura e Salmonicultura do Instituto de Pescas. Outra caminhada interessante para se fazer é a Trilha do Rio Sapucaí com seu percurso aproximado de 2.600 metros, onde o visitante poderá apreciar Araucárias centenárias e avistar as corredeiras do rio Sapucaí Guaçú que atravessa a cidade de Campos do Jordão.

 

Com 3.000 metros pode-se caminhar pela Trilha dos Campos do Timoni, que tem a forma de um mozaico e é composto por uma mata mais conservada, uma área de campo e reflorestamento. A Trilha da Celestina é indicado para pessoas que tenham um bom preparo físico, e tem seu percurso aproximado de 8.000 metros.

 
Entrada 
R$ 6,00 por pessoa
Meia entrada para estudantes, crianças abaixo de 8 anos e idosos acima de 60 anos
R$ 6,00 - estacionamento para carro de passeio

Horário de Funcionamento
Aberto diariamente das 9:00 às 16:00 horas.
Fechado as quartas (exceto feriados, e nos meses de junho, julho e janeiro).
 

Mais Informações
(12) 3663-3762
(12) 3663-1977

 

Endereço
Av. Pedro Paulo, s/n - Horto Florestal

Horto FlorestalComo chegar
Chegando a cidade, siga sentido a Vila Capivari, o Centro Turístico. Após passar pela praça central e pelo Teleférico, vire à direita na rotatória onde há uma estátua de cavalo. Passando pelo bairro Recanto Feliz, siga as placas indicando o caminho que leva ao Parque Estadual, que é de fácil acesso, e permite que você se deslumbre com as belas paisagens da Serra da Mantiqueira.

3 comentários


  • Alyne LourençoSão Paulo, SP16 de fevereiro às 16:55

    Sempre que vou a Campos recarrego minhas energias neste lugar lindo de verde e paz

  • Alfredo Colenci Junior Prof.Dr. ColenciSão Carlos, SPoutubro de 2013 às 18:28

    Parabéns a Campos por manter este Patrimonio Ambiental.

  • Gabriel Éden GouvêaAtibaia, SPsetembro de 2012 às 22:20

    Na próxima semana iremos ao Horto Florestal para observar o plantio das Araucárias.

Serviços de Informação

  • Campos do Jordão no seurss

    Acompanhe as últimas notícias da cidade por RSS.

    » assine
  • Campos do Jordãonewsletter

    Cadastre-se e receba gratuitamente informações em seu e-mail.

    » saiba como
  • Campos do Jordão no twitter

    Siga-nos e fique por dentro das últimas informações sobre a cidade.

    » acesse