Audi Brasil apresenta quatro novos modelos para o mercado nacional

A Audi aproveitou o frio de Campos de Jordão e as férias de julho.

por: Redação ( 19 anos atrás - quinta-feira dia 4 de agosto de 2005 ) - Atualizado: 04/08/2005 11:13
Tempo de Leitura: 4 minutos

Novo Audi A8

A Audi aproveitou o frio de Campos de Jordão e as férias de julho, onde há dez anos monta a Audi House – um misto de estande de automóveis e espaço de convivência com restaurante, café e butique – para apresentar aos abonados que se dirigem à estância turística e ao o mercado brasileiro mais quatro modelos da marca no Brasil, todos com o novo visual que estreou por aqui com o A6 e prosseguiu com o A4.

Foram apresentados em Campos do Jordão, onde também foram comemorados os 25 anos da tração quattro criada pela marca, o novo A8 4.2 V8, um sedã que chega ao mercado com a nova grade trapezoidal do radiador; o A8 6.0 W12, praticamente uma limousine com motor em “W” de 12 cilindros que gera 450 cv a 6.200 rpm; o sedã esportivo S4 com motor V8 de 4.2 litros e 344 cv de potência e o A6 Avant, a versão station wagon do A6.

O Caderno Motor testou três dos novos modelos no percurso de ida e volta São Paulo – Campos do Jordão. Só o A8 W 12 não foi avaliado. A Audi tinha apenas um carro no Brasil, exposto no Audi House e não disponível para teste.

Audi A.8 4.2L V8

O novo Audi A8 adotou a nova identidade visual da marca, com a grande grade de radiador trapezoidal que lembra um “bocão” e chegou ao Brasil com o Audi A6, ano passado. O A8 é equipado com motor 4.2 V8, de 335 cavalos de potência a 6 500 rpm e torque de 430 Nm a 3 500 rpm, câmbio Tiptronic de seis marchas com paddles (botões de mudança) e a tração integral quattro. Apesar do tamanho avantajado e do conforto que proporciona, faz de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos. O carro dá um banho de tecnologia e conforto a começar pelo sistema de abertura do carro, que dispensa chaves, aos faróis de xenônio direcionais, que acompanham os movimentos do volante.

A suspensão a ar tem quatro estágios de regulagem de altura. Com isso, pode-se escolher entre a posição mais alta, que privilegia o conforto, até a mais baixa, francamente esportiva, que otimiza a aderência. Outra novidade é o fingerprint. Basta um toque com o dedo no leitor de reconhecimento de impressões digitais para que o sistema reconheça o condutor e, automaticamente, ajuste a posição de dirigir do motorista – previamente gravada numa das quatro memórias do sistema -, regulando o posicionamento de banco, retrovisores, altura do volante e do apoio de cabeça; além de acertar a temperatura do ar-condicionado, sintonia do rádio e tv, entre outros.

Audi A8 6.0 L W12

O Audi A8 6.0 L W12 é uma versão mais longa que o A8 convencional. Ganhou cerca de 13 cm na distância entre-eixos, o que aumenta o espaço interno, principalmente para os ocupantes do banco traseiro.

O carro tem motor de 12 cilindros de 6 litros que gera 450 cavalos a 6.200 rpm e torque de 580 Nm entre 4.000 e 4.700 rpm. O câmbio Tiptronic é de seis marchas, e a tração é integral quattro. Com esse conjunto mecânico, ele acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos e de 0 a 200 km/h em 17,4 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h. Apesar dos 12 cilindros, o motor é compacto e bem menor que um V12 convencional. Por ficar atrás do eixo dianteiro, melhora a estabilidade. Outras vantagens deste tipo de motor é que é mais leve, tem menos vibrações e reduzido nível de ruído, além de elevado torque em baixas rotações. Entre outras bossas, o carro tem bancos dianteiros com ventilação e massagem e cortinas de proteção solar traseiras elétricas completam o pacote de conforto da versão mais longa do novo A8.

S4, um sedã esportivo

O sedã esportivo S4 – a versão esportiva do A4 – tem desempenho de tirar o fôlego. É equipado com um V8 4.2 litros, de 344 cavalos de potência e 410 Nm de torque, aliado à tração permanente nas quatro rodas e ao sistema de suspensão de alumínio, que asseguram grande propulsão e prazer ao dirigir. De extraordinária maneabilidade, esse motor coloca o novo S4 entre os modelos de série mais rápidos do mundo: acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos. E atinge os 200 km/h partindo do zero em 20,6 segundos, chegando à velocidade máxima, limitada eletronicamente, de 250 km/h.

O carro tem câmbio Tiptronic, de seis marchas, com comandos no volante e uma eficiente tração permanente quattro, suspensão de alumínio, do tipo four-link na dianteira, 20 mm mais baixa que a dos outros veículos da linha, e as rodas de alumínio de aro 18 e pneus 235/40 R18, que lhe dão aparência mais esportiva e a base ideal para a máxima agilidade do modelo.

O sistema de freios tem discos nas quatro rodas, sistemas eletrônicos de antitravamento das rodas (ABS) e de distribuição da força de frenagem (EBD). Outro agente de segurança é o ESP, o programa eletrônico de estabilidade, que intervém automaticamente nos freios ABS e no gerenciamento do motor, sempre que a estabilidade estiver ameaçada. Essa mais nova geração do ESP inclui uma função adicional que aumenta a eficiência dos freios em pista molhada.

A6 Avant, perua de classe

A A6 Avant

É uma station de luxo que esbanja conforto e performance. Com 4,93 m de comprimento, 1,86 m de largura e 1,46 m de altura, o design da A6 Avant mantém a aparência afilada, com linha de cintura baixa e janelas mais estreitas na traseira. A esportividade é realçada pela grade trapezoidal do radiador e os faróis xênon plus direcionais, que acompanham os movimentos do volante. Dependendo da velocidade, o facho de luz pode se mover no sentido da curva, em um ângulo superior a 15 graus. Graças a isso, a superfície iluminada da estrada praticamente dobra em relação à iluminação de faróis de facho fixo.

O motorista tem completo domínio sobre o automóvel: no volante estão as alavancas de troca de marchas da transmissão e o controle do rádio. A farta tecnologia instalada na A6 Avant inclui sensores acústicos de estacionamento dianteiro e traseiro; luzes traseiras LED (light-emitting diode), que se acendem mais rapidamente; e sensores de chuva e luz, que ligam automaticamente o limpador do pára-brisa aos primeiros pingos de chuva e os faróis sempre que as condições de iluminação externas forem reduzidas – como na travessia de um túnel, por exemplo.

Arte no Outono: Serial Funkers convida Luciana Mello

Arte no Outono: Serial Funkers convida Luciana Mello

A Serial Funkers convida a cantora Luciana Mello para “O Baile da Serial”, um show conta...

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Arte no Outono: Fafá de Belém

Arte no Outono: Fafá de Belém

Com quase 50 anos de uma carreira magistral, Fafá de Belém sobe ao palco do Auditório Cl...

Arte no Outono: Big Band FLMA e convidados

Arte no Outono: Big Band FLMA e convidados

A Big Band da Fundação Lia Maria Aguiar traz ao palco toda a energia do jazz. O conjunto...

Arte no Outono: Tiê e Orquestra Livre FLMA

Arte no Outono: Tiê e Orquestra Livre FLMA

Trazendo o tom intimista e acolhedor do seu show “Saudade é Amor”, a cantora Tiê – que c...