Campos do Jordão, 17 de abril de 2017.

set
22
2006

Secretaria do Meio Ambiente lança publicação sobre Mantiqueira

por: - Atualizado: 22/09/2006 10:23
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente - SMA lançou na 5ª feira (21/09), às 18h, no Consulado Britânico situado à Rua Ferreira de Araújo, nº 741, 4º andar, Alto de Pinheiros, São Paulo - SP o livro "Mantiqueira - O Castelo das Águas", publicação que desvela uma região dotada de ricos atributos hidrológicos, ambientais e culturais, mas que poderá ser descaracterizada caso o seu desenvolvimento não ocorra de forma planejada e compatível com a conservação da natureza e com a melhoria da qualidade de vida da população.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente lançou na 5ª feira (21/09), às 18h, no Consulado Britânico, Alto de Pinheiros, São Paulo o livro “Mantiqueira – O Castelo das Águas“, publicação que desvela uma região dotada de ricos atributos hidrológicos, ambientais e culturais, mas que poderá ser descaracterizada caso o seu desenvolvimento não ocorra de forma planejada e compatível com a conservação da natureza e com a melhoria da qualidade de vida da população.

Com esta finalidade foram criadas as Áreas de Proteção Ambiental de Campos do Jordão e Sapucaí-Mirim, que cobrem integralmente os territórios dos municípios de Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal. Os estudos técnicos visando a elaboração do plano de manejo e do respectivo zoneamento ecológico-econômico destas unidades de conservação, estão sendo concluídos com a participação de técnicos e representantes da região.

A publicação é um dos resultados destes estudos. Foi escrito com o objetivo de subsidiar tomadores de decisões, agentes técnicos e formadores de opinião na perspectiva do desenvolvimento sustentável, tendo em vista a convivência do novo com o tradicional, a harmonia entre os empreendimentos modernos e as atividades artesanais, o equilíbrio entre o rural e o urbano, o estímulo ao turismo ecológico e, sobretudo, a melhoria das condições de vida e trabalho das populações mais pobres da Mantiqueira. É dirigido também, ao público em geral com o objetivo de despertar o mais amplamente possível a consciência social sobre a necessidade de conservar as preciosidades ambientais encravadas nas escarpas da Mantiqueira.

O livro, editado por meio da Coordenadoria de Planejamento Ambiental Estratégico e Educação Ambiental – CPLEA, foi elaborado com base em fontes oficiais, bibliografia e pesquisa de campo. Apresenta quadros, ilustrações, dados socioeconômicos, estatísticas populacionais, entrevistas, relatos e imagens com a intenção de tornar sua leitura agradável, mas sem perder de vista a necessária seriedade técnica.

Oportunamente, o conteúdo original do livro “Mantiqueira – O Castelo das Águas”, estará à disposição dos interessados no site da Secretaria, além de poder ser consultado na Biblioteca da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB, à Av. Professor Frederico Herman Jr., 345, Alto de Pinheiros, em São Paulo, bem como no Centro de Referências de Educação Ambiental da SMA, localizado no Parque da Água Branca, no bairro de Perdizes, também na capital.

Hotel Vila Inglesa

Seja o Primeiro a Comentar

Sobre o Portal NetCampos

Lançado em Janeiro de 2004, o Portal NetCampos se tornou um dos mais completos Portais sobre Campos do Jordão na internet, oferecendo informações para um público que realmente se interessa e visita a cidade.

Logo NetCampos
Guia Turístico e informativo de Campos do Jordão com dicas de hotéis, pousadas, restaurantes, imobiliárias, passeios e muito mais!
Copyright © 2004-2016 - Portal NetCampos - Av. Januário Miráglia, 2342 - Campos do Jordão - SP 12460-000 - (12) 3663-7321