publico-face

Campos do Jordão, 24 de março de 2017.

out
09
2006

ONU ressalta o ecossistema da serra da Mantiqueira

por: - Atualizado: 09/10/2006 11:59
A Serra da Mantiqueira é considerada um dos mais importantes ecossistemas brasileiros e figura na lista das Reservas da Biosfera da ONU (Organização das Nações Unidas). O grande desafio é como preservar as matas remanescentes do processo de ocupação e, ao mesmo tempo, permitir o desenvolvimento dos municípios encravados em suas montanhas.

Biodiversidade da Mantiqueira consta na lista das reservas mundiais da entidade internacional

A Serra da Mantiqueira é considerada um dos mais importantes ecossistemas brasileiros e figura na lista das Reservas da Biosfera da ONU (Organização das Nações Unidas). O grande desafio é como preservar as matas remanescentes do processo de ocupação e, ao mesmo tempo, permitir o desenvolvimento dos municípios encravados em suas montanhas.

Em sua face paulista, a serra apresenta os mais altos picos da cordilheira, com altitudes acima de 1.900 metros, o que faz com que a Mantiqueira seja considerada um dos principais ‘points’ para o turismo de aventura, para a prática de escaladas e de outros esportes radicais como vôo de asa delta e paraglider.

No entanto, a grande riqueza da região está mesmo na vegetação e nas milhares de nascentes que deram origem ao nome da serra e que alimentam importantes bacias hidrográficas.

A porção da mata atlântica localizada na Mantiqueira, especialmente na região denominada de Planalto de Campos do Jordão, que abriga os municípios de Campos, São Bento do Sapucaí e Santo Antonio do Pinhal, possui imensas florestas naturais, com destaque para as últimas reservas de araucárias, o pinheiro brasileiro, de São Paulo.

As florestas de araucárias guardam em seu interior rica biodiversidade. Segundo os dados apurados pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente para a obra ‘Mantiqueira – Castelo das Águas’, foram identificadas 352 espécies de plantas, das quais 13% endêmicas, ou seja, típicas da região.

O levantamento aponta que Campos concentra a maior parte de matas contínuas, com destaque para o Parque Estadual onde estão os bosques de araucárias. Em São Bento e Santo Antonio, há áreas de matas contínuas, mas também fragmentada, entrecortada por áreas de pastagens.

O Instituto Florestal identificou que os três municípios possuem 12.716 hectares de matas, 9.852 hectares de capoeiras e 6.597 hectares de reflorestamento, sobretudo de pinus.

SILVESTRE – A diversidade da vida silvestre é outra riqueza das montanhas da Mantiqueira. O livro revela que é possível encontrar animais de pequeno e grande porte no interior das matas.

Destacam-se queixadas, veados-campeiro, lobos guará, esquilos, jaguatiricas e a onça parda, além de ouriços, macacos monocarvoeiros, pacas, e aves como gavião, araponga, inhambus, jaçanãs, tucanos, canários, maritacas, pica-paus e gralhas azuis.

Foram catalogadas 178 espécies de aves, muitas ameaçadas de extinção, como o papagaio-de-peito roxo, uma raridade da serra.

Em suas vertentes, encostas e vales, a Mantiqueira apresenta milhares de nascentes. A sua bacia hidrográfica possui 54 importantes córregos e riachos que serpenteiam as montanhas em direção às bacias do Paraíba do Sul e do Rio Grande, em Minas Gerais, um dos formadores do rio Paraná e da bacia do rio da Prata.

“A preservação dessa riqueza é muito importante para a qualidade de vida da região”, afirma o secretário-executivo da Bacia Hidrográfica da Mantiqueira, Nazareno Mostarda Neto.

Para a Secretaria do Meio Ambiente e também para os municípios, a adoção de um plano gestor que fixe regras claras sobre como usar bem o potencial da serra, sem degradar a natureza, é fundamental para a conservação da Mantiqueira paulista.

Hotel Vila Inglesa

Seja o Primeiro a Comentar

Sobre o Portal NetCampos

Lançado em Janeiro de 2004, o Portal NetCampos se tornou um dos mais completos Portais sobre Campos do Jordão na internet, oferecendo informações para um público que realmente se interessa e visita a cidade.

Logo NetCampos
Guia Turístico e informativo de Campos do Jordão com dicas de hotéis, pousadas, restaurantes, imobiliárias, passeios e muito mais!
Copyright © 2004-2016 - Portal NetCampos - Av. Januário Miráglia, 2342 - Campos do Jordão - SP 12460-000 - (12) 3663-7321