1ª Semana da Hospitalidade promove workshops sobre turismo

Estudantes do curso superior Tecnologia em Hotelaria do Centro Universitário Senac - Campus Campos do Jordão vão promover, de 10 a 12 de abril, a 1ª Semana da Hospitalidade - comer, dormir e se divertir. A arte do bem viver.

por: Redação ( 17 anos atrás - segunda-feira dia 9 de abril de 2007 ) - Atualizado: 09/04/2007 12:49
Tempo de Leitura: 3 minutos

Semana da HospitalidadeA iniciativa busca a troca de experiências entre estudantes e profissionais da área de gastronomia e hotelaria

A cidade de Campos do Jordão possui um campo turístico muito intenso, principalmente na temporada de inverno, no mês de julho. A cidade, reconhecida internacionalmente como a ‘Suíça brasileira’, encontrou fórmulas para atrair turistas durante todo o ano por meio da organização de eventos, congressos e simpósios culturais.

O setor hoteleiro, preocupado com o bem-estar dos hóspedes, procura qualificar seus profissionais constantemente para atender melhor os clientes. A importância da criatividade no ramo, como opções de lazer, acomodações e sugestões de passeios, deve ser discutida, inclusive no meio acadêmico.

Por isso, estudantes do curso superior Tecnologia em Hotelaria do Centro Universitário Senac – Campus Campos do Jordão vão promover, de 10 a 12 de abril, a 1ª Semana da Hospitalidade – comer, dormir e se divertir. A arte do bem viver.

Nos três dias do evento, profissionais da área, estudantes e público em geral terão a oportunidade única de integração, participando de palestras sobre hospedagem, gastronomia e entretenimento, que serão apresentadas por várias personalidades do ramo, no Centro Universitário Senac e no teatro do Grande Hotel Campos do Jordão – Hotel-Escola Senac.

Entre os palestrantes convidados estão: a escritora Ginha Nader, profissional com mais de 30 anos de experiência na área, especializada em treinamentos com padrão de qualidade Disney; Marta Agoas, colaboradora da Dão Sul e Vinibrasil, formada pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa; e professor Luiz Octávio de Camargo, doutor em sciences de I’education pela Universidade de Sorbonne, Paris.

Segundo o docente Anderson César Oliveira, um dos responsáveis pela iniciativa, o projeto tem o objetivo de tornar a atividade dos alunos um evento periódico na cidade. “A proposta dos estudantes da disciplina captação e organização de eventos na hotelaria é estreitar o relacionamento do meio acadêmico com os profissionais mediante debates, palestras e workshops que envolvam temas como hospitalidade”, informa Anderson.

Para participar, é necessário doar 2 quilos de alimento não-perecível. As vagas são limitadas e é preciso fazer inscrição antecipada.

Mais informações e a programação completa podem ser obtidas no site www.sp.senac.brou pelo telefone (12) 3668-3001.

Confira a programação:

Assunto: Hospedagem
Data: 10 de abril
Credenciamento, às 8 horas
Cerimonial de abertura, às 9h30

Palestra: Hotelaria Hospitalar, às 10 horas
Palestrante: Sônia Watanabe, mestre em hospitalidade, especialista em gestão de saúde e consultora de hotelaria hospitalar.

Palestra: A Hotelaria como Hospitalidade Encenada, às 11h30
Palestrante: Luiz Octávio de L. Camargo, doutor em sciences de l’education pela Universidade de Sorbonne, de Paris, pesquisador e autor de publicações sobre hospitalidade.

Palestra: Hospedagem e Lazer em Cruzeiros Marítimos, às 15h30
Palestrante: Telma Brito, diretora da Navigare e representante da Companhia Louis Cruises Line, que realiza cruzeiros nas Ilhas Gregas e na Turquia. Mestre em educação física e sociedade pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e atua há 27 anos no mercado turístico em representações das principais companhias marítimas do mercado.
Debate: Segmentação e Tendências na Hotelaria, às 17 horas
Mediador: Márcio Moraes, hoteleiro há 20 anos, consultor e asset manager, professor universitário e consultor da revista Quem Indica.

Assunto: Gastronomia
Data: 11 de abril
Credenciamento, às 8 horas

Palestra: Harmonização do Vinho Brasileiro e Português com a Gastronomia, às 9h30
Palestrante: Marta Agoas, colaboradora da Dão Sul e Vinibrasil, formada no Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa.

Palestra: A Importância da Tecnologia na Gastronomia, às 10h30
Palestrante: José Carlos D. Reis, diretor comercial da Engefood, consultor técnico do Jornal Nutrinews e Aberc, presidente da Abracop e autor do livro Cook Chill.

Palestra: A Arte do Bartender Freestyle, às 13h30
Palestrante: Paulo Roberto Monteiro da Silva, bartender freestyle profissional e integrante da equipe Bertone.

Palestra: Raízes do Brasil: culturas regionais gastronômicas, às 14h30
Palestrante: Guta Chaves, jornalista especializada em enologia e gastronomia, colunista das revistas Einstein Vida e História Viva.

Palestra: A&B Operações Próprias ou Terceirizadas: considerações para uma escolha de sucesso na hotelaria, às 16 horas
Palestrante: Antônio Albuquerque, diretor de A&B da rede Atlântica Hotels International, mestre em gestão da hospitalidade, em Bournemouth University, na Inglaterra. Profissional na área desde 1992 e professor convidado da FGV-RJ.

Assunto: Entretenimento
Data: 12 de abril
Credenciamento, às 8 horas
Workshop: Altus Turismo Ecológico, às 10 horas
Enduro nas Trilhas do Hotel, atividade ao ar livre.

Palestra: Hopi Hari e a Indústria do Entretenimento, às 14 horas
Palestrante: Vinícius Machado, profissional de entretenimento há 16 anos, atua como gestor comercial do Canal Escola Hopi Hari.

Palestra: Lazer e Recreação na Hotelaria, às 15h15
Palestrante: Luiz Wilson Pina, mestre em lazer e recreação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Autor do livro Lazer e Recreação na Hotelaria da Editora Senac São Paulo.

Palestra: Walt Disney: o sonho de um homem, às 16h30
Palestrante: Ginha Nader, profissional com mais de 30 anos de experiência no ramo, é a única brasileira especializada em treinamentos com padrão de qualidade Disney. Autora do livro Walt Disney, da Editora Senac.

Atividade Livre: Mágicas Close Up, com Marcelo Sattin, mágico profissional formado em hotelaria pelo Senac.

2º Corrida de Aniversário de Campos do Jordão

2º Corrida de Aniversário de Campos do Jordão

A cidade mais charmosa do Brasil em 2024 chegará a está marca. 150 anos de muita históri...

Arte no Outono: Serial Funkers convida Luciana Mello

Arte no Outono: Serial Funkers convida Luciana Mello

A Serial Funkers convida a cantora Luciana Mello para “O Baile da Serial”, um show conta...

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Arte no Outono: Fafá de Belém

Arte no Outono: Fafá de Belém

Com quase 50 anos de uma carreira magistral, Fafá de Belém sobe ao palco do Auditório Cl...

Arte no Outono: Big Band FLMA e convidados

Arte no Outono: Big Band FLMA e convidados

A Big Band da Fundação Lia Maria Aguiar traz ao palco toda a energia do jazz. O conjunto...