Feira ambiental reúne autoridades em Campos do Jordão

A abertura do evento contou com a participação do Prefeito de Campos do Jordão João Paulo Ismael; do Deputado Estadual João Caramez; do diretor do DAEE (Departamento de águas e energia elétrica do Estado de São Paulo - Bacia do baixo Tietê) Lupércio Ziroldo Antônio; Luiz Carlos B. Fraga Gerente Regional de Negócios da Caixa Econômica Federal e do representante da SABESP engenheiro Mario Pero Tinoco. Em Campos do Jordão...

por: Redação ( 17 anos atrás - quinta-feira dia 12 de abril de 2007 ) - Atualizado: 12/04/2007 16:38
Tempo de Leitura: 2 minutos

Abertura da FeiraEvento contou com palestra de Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro

O Hotel Leão da Montanha recebe a III FEMESAM e II ETESAM, importanteevento ambiental que começou no dia 10 e vai até 13 de abril em Campos do Jordão. Realizado pela COMCURSAM – Comércio e Assistência em Meio Ambiente Ltda, o evento reúne representantes de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, estudantes, consultores eespecialistas em meio ambiente para discutir a responsabilidade ambiental no setor produtivo.

A abertura do evento contou com a participação do Prefeito de Campos do Jordão João Paulo Ismael; do Deputado Estadual João Caramez; do diretor do DAEE (Departamento de águas e energia elétrica do Estado de São Paulo – Bacia do baixo Tietê) Lupércio Ziroldo Antônio; Luiz Carlos B. Fraga Gerente Regional de Negócios da Caixa Econômica Federal e do representante da SABESP engenheiro Mario Pero Tinoco.

Durante a coletiva de Imprensa as autoridades falaram principalmentesobre necessidade de preservação dasnascentes de água e a valorização deste importante recurso mineral cada vez mais escasso no planeta. O Prefeito de Campos do Jordão afirmou que a cidade passará a contribuir ainda mais com o meio ambiente, pois em breve passará a fazer o tratamento de 100% de seu esgoto, através de acordo fechado entre a prefeitura e Sabesp.

Em entrevista ao portal NetCampos, o deputado João Caramez reforçou a importância deste evento para a conscientização do setor produtivo mineral, que muito contribui para a economia da região do Vale do Paraíba. Lupércio Ziroldo levantou dados preocupantes em relação à escassez de água no mundo e falou sobre a necessidade de se tomar iniciativas para enfrentar os problemas ligados ao meio ambiente. Luiz Fraga, Gerente Regional da Caixa Econômica Federal, entidade que faz o financiamento para as obras ambientais para as prefeituras, disseque já existe recursosliberados para serviços ambientais em toda região do Vale.

Com uma agenda repleta de palestras e mini-cursos, o evento pretende promover a interação entre as empresas e autoridades,propondosoluções inovadorasatravés dos expositores e palestrantes. A feira conta ainda com vários stands que expõem e oferecem produtos e serviços voltados para o saneamento básico e ambiental.

Na quarta-feira dia 11, Marcos Pontes –o primeiro astronauta brasileiro -apresentou a palestra “A Terra, o espaço e a reflexão”, onde contoua história de sua infância simples em Bauru, quando trabalhava como auxiliar eletricista na Rede Ferroviária Federal. Com muito humor e simpatia falou sobre sua trajetória até alcançar seu objetivo de ser piloto de caças e culminar como o primeiro brasileiro a viajar pelo espaço.

Veja abaixo a programação para esta sexta, último dia da feira:

13 de abril

09:00 as 10:00 – “Metodologia para Determinação de Atividade Metanogênica Específica em Lodos Anaeróbios”- Carlos Chernichiaro – Merck

10:00 as 11:00 – “Águas Subterrâneas no Vale do Paraiba”- Eng. Mario Pero Tinoco – SABESP

11:00 as 12:00 – “Estações de Tratamento de Esgoto – Uma Nova Visão” – Eng. Lineu Andrade ABES-SP

14:00 as 15:00 – “Licenciamento Ambiental” Engº Dr. Otavio Okano (Diretoria de Controle de Poluição Ambiental – CETESB)

15:00 as 16:00 – “Atuação da CETESB na prevenção e resposta às emergências químicas” Quim. Edson Haddad (Gerente Div. Gerenciamento Riscos – CETESB)

16:00 as 17:00 – “Programa de aceleração do crescimento” – Caixa Economica Federal

Toriba Musical – Itália na Mantiqueira (2)

Toriba Musical – Itália na Mantiqueira (2)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Toriba Musical – Beethoven, Debussy, Chick Corea

Toriba Musical – Beethoven, Debussy, Chick Corea

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Toriba Musical – Itália na Mantiqueira (3)

Toriba Musical – Itália na Mantiqueira (3)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (3)

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (3)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

2º Corrida de Aniversário de Campos do Jordão

2º Corrida de Aniversário de Campos do Jordão

A cidade mais charmosa do Brasil em 2024 chegará a está marca. 150 anos de muita históri...