Menu Senac apresenta A influência dos Imigrantes na Cozinha Brasileira

Entre 5 e 10 de novembro de 2007, o Senac São Paulo promove o evento "Menu Senac" em várias unidades da rede - inclusive no Campus Campos do Jordão - com o tema "A influência dos imigrantes na cozinha brasileira". A ação ocorre pelo segundo ano consecutivo e conta, nesta edição, com palestras oferecendo uma viagem gastronômica pelas culturas italiana, alemã, japonesa, portuguesa e árabe.

por: Redação ( 17 anos atrás - quarta-feira dia 17 de outubro de 2007 ) - Atualizado: 17/10/2007 11:08
Tempo de Leitura: 2 minutos

A influência dos imigrantes na cozinha brasileiraEntre 5 e 10 de novembro de 2007, o Senac São Paulo promove o evento “Menu Senac” em várias unidades da rede – inclusive no Campus Campos do Jordão – com o tema “A influência dos imigrantes na cozinha brasileira”. A ação ocorre pelo segundo ano consecutivo e conta, nesta edição, com palestras oferecendo uma viagem gastronômica pelas culturas italiana, alemã, japonesa, portuguesa e árabe.

Responsável pela riqueza e diversidade da cultura brasileira, a imigração marcou um importante capítulo da história do país e tem na gastronomia um evidente exemplo do valor de sua influência. Bebidas como cachaça, vinho, café, chá, saquê, arak; comidas como feijoada, macarrão, pizza, sushi, paella, estrogonofe, esfiha; e ainda temperos a base de dendê, gergelim, pimenta malagueta e shoyu refletem o casamento dessa mistura chamada “comida brasileira”.

Pensando nisso, a ação tem o objetivo de aprimorar os conhecimentos de estudantes e profissionais da área sobre bebidas e pratos trazidos por imigrantes desses povos, apresentando preparo, história e como foram incorporados pela nossa gastronomia. Para tanto, estão programadas atividades com especialistas sobre os mais diversos temas.

O evento irá percorrer unidades da Grande São Paulo e interior, além dos três campi do Centro Universitário Senac. Em Camposdo Jordão o evento acontece dia 10 de novembro. Confira mais detalhes:

10 de novembro – Campus Campos do Jordão
Palestra: A massa seca e a recheada – seus formatos e molhos, das 10 às 12 horas
Palestra sobre a “pasta” italiana que os brasileiros adotaram e hoje é item obrigatório em todos os restaurantes do país. Os formatos das massas secas, massas frescas e os molhos adequados a cada uma. Demonstração da preparação da massa e seus molhos.
Palestrante: Mauro Maia
Formado em Culinária na Universidade Anhembi-Morumbi, de São Paulo, e com especialização pelo Italian Culinary Institute for Foreigners, na Itália. Em 2002, inaugurou o restaurante Supra, em São Paulo.
Valor: R$ 20,00

Jantar: A cozinha do norte da Itália, às 20h30
Durante o jantar, será apresentada aos participantes a saborosa culinária da região, acompanhados de harmonização com vinhos. Serão servidos pratos como: Polenta Bergamasca com cogumelos e ovo caipira, Risoto de zaferano com pecorino ovino tartufado, Paleta de cordeiro com refogado de verduras e Torta de grãos com sorvete de mascarpone.
Chefe: Rodrigo Martins
É responsável, ao lado do chefe Jefferson Rueda e da empresária Marina Thompson, por uma das melhores opções gastronômicas de São Paulo, o Restaurante Pomodori. Deve grande parte de sua formação ao chefe Suaudeau, com quem trabalhou no casa Laurent e aprendeu a ousar em suas criações, utilizando ingredientes brasileiros para receitas clássicas. Foi o primeiro chefe brasileiro a participar da regata gastronômica San Pellegrino Cooking Cup, que reúne os melhores chefes italianos ou especializados na cuisine italiana. Com uma cozinha simples, o chefe se considera um artesão da gastronomia.
Sommelier: Pierre Lincoln
Formou-se pela ABS e tem larga experiência em restaurantes. Passou por casas como Zucca Bar Restaurant, em Londres, Café Journal e Santi, em São Paulo, e foi representante e sommelier da World Wine. Hoje trabalha com Rodrigo Martins no Pomodori. Em junho de 2006, recebeu o Prêmio de Excelência pela Revista Prazeres da Mesa.
Onde: Restaurante Araucária
Valor: R$ 130,00

Arte no Outono: Serial Funkers convida Luciana Mello

Arte no Outono: Serial Funkers convida Luciana Mello

A Serial Funkers convida a cantora Luciana Mello para “O Baile da Serial”, um show conta...

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Arte no Outono: Fafá de Belém

Arte no Outono: Fafá de Belém

Com quase 50 anos de uma carreira magistral, Fafá de Belém sobe ao palco do Auditório Cl...

Arte no Outono: Big Band FLMA e convidados

Arte no Outono: Big Band FLMA e convidados

A Big Band da Fundação Lia Maria Aguiar traz ao palco toda a energia do jazz. O conjunto...

Arte no Outono: Tiê e Orquestra Livre FLMA

Arte no Outono: Tiê e Orquestra Livre FLMA

Trazendo o tom intimista e acolhedor do seu show “Saudade é Amor”, a cantora Tiê – que c...