Campos do Jordão, 18 de dezembro de 2017.

jan
07
2008

Serra da Mantiqueira recebe verba para preservação ambiental

por: - Atualizado: 07/01/2008 19:22
Campos do Jordão e os demais municípios da Bacia Hidrográfica da Serra da Mantiqueira, receberão uma verba de 2,075 milhões de Reais para a execução de 15 projetos de despoluição e preservação ambiental.

João Paulo IsmaelCampos do Jordão e os demais municípios da Bacia Hidrográfica da Serra da Mantiqueira, receberão uma verba de 2,075 milhões de Reais para a execução de 15 projetos de despoluição e preservação ambiental.

O Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), que tem por objetivo dar suporte financeiro à Política Estadual de Recursos Hídricos, aprovou a liberação da verba que foi comemorada por João Paulo Ismael, Prefeito de Campos do Jordão e Presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas da Serra da Mantiqueira. João Paulo ainda afirmou que o órgão deverá receber novos recursos desta ordem para investimentos na região.

A verba promoverá a capacitação de pessoal envolvido na preservação do meio ambiente e para obras como recomposição e conservação do leito de rios e ampliação de centros de triagem de resíduos. O Comitê tem a função de estudar e deliberar em qual projeto será aplicado, segundo Nazareno Mostarda secretario executivo do Comitê e engenheiro do DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica.

A maior parte da Serra da Mantiqueira está incluída em uma APA (Área de Proteção Ambiental) federal e estadual. Apesar disso, nenhum dos três municípios da região (Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí e Santo Antonio do Pinhal) conta com 100% de tratamento de esgoto.

Para garantir mais recursos para projetos de preservação dos mananciais, a partir de 2009 será iniciada a cobrança pelo uso da água em Campos do Jordão, Santo Antonio do Pinhal e São Bento do Sapucaí. A cobrança será pelo uso urbano e industrial dos rios e manancial subterrâneos de água na região paulista da serra da Mantiqueira onde estão localizados esses municípios.

Hotel Vila Inglesa

Seja o Primeiro a Comentar

Sobre o Portal NetCampos

Lançado em Janeiro de 2004, o Portal NetCampos se tornou um dos mais completos Portais sobre Campos do Jordão na internet, oferecendo informações para um público que realmente se interessa e visita a cidade.

Logo NetCampos
Guia Turístico e informativo de Campos do Jordão com dicas de hotéis, pousadas, restaurantes, imobiliárias, passeios e muito mais!
Copyright © 2004-2016 - Portal NetCampos - Av. Januário Miráglia, 2342 - Campos do Jordão - SP 12460-000 - (12) 3663-7321