Campos do Jordão, 19 de julho de 2017.

mar
01
2008

Estrada de Ferro Desvenda Belezas da Serra da Mantiqueira

por: - Atualizado: 01/03/2008 22:35
A NetCampos embarcou nos trilhos da Estrada de Ferro para conhecer de perto uma das principais atrações turísticas de Campos do Jordão. Construída em 1910 a Estrada foi projetada para levar pessoas doentes de tuberculose para à cura em Campos do Jordão. Hoje a ferrovia é uma tradicional opção de passeio turístico na região.

Estrada de Ferro de Campos do JordãoA NetCampos embarcou nos trilhos da Estrada de Ferro para conhecer de perto uma das principais atrações turísticas de Campos do Jordão.

Construída em 1910 a Estrada foi projetada para levar pessoas doentes de tuberculose para à cura em Campos do Jordão. Hoje a ferrovia é uma tradicional opção de passeio turístico na região.

A bordo de uma autentica automotriz, fabricada em 1924, o passeio promove uma viagem pelo tempo, embalada pelo balançar dos trilhos através da serra da Mantiqueira.

Destino: Estação Ferroviária Eugênio Lefreve, em Santo Antonio do Pinhal, cidade vizinha à Campos do Jordão. São 19 km de belíssimas paisagens, pelos trilhos históricos da Ferrovia.

A saída acontece em Vila Capivari com o trem cheio de turistas, inclusive estrangeiros. O trajeto, paralelo às avenidas, revela belas imagens entre as árvores e o verde que envolvem o caminho. Passamos então pela Vila Abernéssia, o centro comercial da cidade, onde estão os bancos e o cotidiano dos cidadãos que movimentam o comércio local.

Assim que a automotriz cruza o portal saindo da estância, começamos a desbravar as belezas da serra, onde os trilhos que cortam a mata fechada contrastam com o verde em uma belíssima e inesquecível imagem natural.

Através das janelas se vê árvores e arbustos passando rentes ao trem, enquanto do outro lado a serra se abre, formando lindos visuais com diversos tons de verde.

Em determinado momento uma placa, no meio do caminho, em que cruza uma estrada estreita, sinaliza o ponto férreo mais alto do Brasil, com 1743 metros acima do nível do mar.

A paisagem muda constantemente, hora se vê a Pedra do Baú, hora a estrada Floriano Rodrigues Pinheiro, que dá acesso a Campos do Jordão. Entre uma e outra pausa pra tirar fotos, a cachoeira Gavião Gonzaga pode ser avistada bem ao longe.

Após se vislumbrar por diversos cartões postais e uma hora depois da partida, chegamos a Santo Antonio do Pinhal. No ponto de parada um empório e um orquidário recebem os turistas para um breve descanso.

EFCJA principal atração da Estação Eugenio Lefreve é um mirante, onde está uma imagem de Nossa Senhora Auxiliadora. Neste local avista-se uma linda paisagem panorâmica da serra da Matinqueira e ao fundo algumas cidades do Vale do Paraiba, como Taubaté e Pindamonhangaba e logo abaixo o asfalto da estrada que chega em Campos.

Depois de meia hora de parada e muitas fotos a aventura chega ao fim, é hora de voltar.

A viagem é uma oportunidade única de conhecer a serra por um ângulo privilegiado, além de aprender histórias e curiosidades da Estrada de Ferro e da região através dos comentários do guia de turismo.

Veja mais fotos deste incrível passeio

Para agendar sua vaga e conhecer esta imperdível opção, entre em contato com a Estrada de Ferro de Campos do Jordão pelo telefone: (12) 3663-1531.

Mais sobre a Estrada de Ferro
Hotel Vila Inglesa

Seja o Primeiro a Comentar

Sobre o Portal NetCampos

Lançado em Janeiro de 2004, o Portal NetCampos se tornou um dos mais completos Portais sobre Campos do Jordão na internet, oferecendo informações para um público que realmente se interessa e visita a cidade.

Logo NetCampos
Guia Turístico e informativo de Campos do Jordão com dicas de hotéis, pousadas, restaurantes, imobiliárias, passeios e muito mais!
Copyright © 2004-2016 - Portal NetCampos - Av. Januário Miráglia, 2342 - Campos do Jordão - SP 12460-000 - (12) 3663-7321