Escritor Modesto Carone estará na Biblioteca Municipal de Campos

Uma iniciativa do Governo Estadual, que através do Programa Viagem Literária leva os escritores e contadores de história para as Bibliotecas do estado, incentivando o prazer da leitura e valorizando e revitalizando as bibliotecas públicas, traz a Campos do Jordão o escritor Modesto Carone para um bate papo com a população jordanense.

por: Redação ( 15 anos atrás - sexta-feira dia 19 de junho de 2009 ) - Atualizado: 19/06/2009 00:00
Tempo de Leitura: 2 minutos

Escritor Modesto CaroneUma iniciativa do Governo Estadual, que através do Programa Viagem Literária leva os escritores e contadores de história para as Bibliotecas do estado, incentivando o prazer da leitura e valorizando e revitalizando as bibliotecas públicas, traz a Campos do Jordão o escritor Modesto Carone para um bate papo com a população jordanense.

O escritor, nascido em Sorocaba em 1937, estudou direito e letras na USP. Foi jornalista e professor de literatura nas Universidades de Viena (Áustria) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), onde trabalhou por 15 anos no Departamento de Teoria Literária.
 
Modesto também é considerado o principal tradutor brasileiro da obra de Franz Kafka, de quem verteu toda a obra para o português, incluindo livros que não possuíam traduções anteriores como “Carta ao Pai” e “O Castelo”.

Além de tradutor, Modesto Carone também é autor de ficção e ensaísta. Dentre suas obras podemos citar: “As Marcas do Real”(ficção – 1979), “Aos Pés de Matilda”(ficção – 1980), “Dias Melhores”(ficção – 1984), “Metáfora e Montagem”(ensaio) e “Resumo de Ana”(ficção – 1997).  Em 1999 ganhou o Prêmio Jabuti, na categoria romance.

Sua obra é considerada uma das melhores da literatura brasileira contemporânea. Segundo a crítica literária Flora Süssekind, a prosa de Modesto Carone é “exemplar, em termos de um emprego crítico das mudanças de escala e da autonomização de pequenos blocos narrativos”.

Este bate papo está agendado para o dia 23/06 às 10:30 horas na Biblioteca Municipal Profº. Harry Mauritz Lewin (ao lado da escola Tancredo de Almeida Neves), e terá como tema a obra “A Metamorfose” de Franz Kafka.

Arte no Outono: Serial Funkers convida Luciana Mello

Arte no Outono: Serial Funkers convida Luciana Mello

A Serial Funkers convida a cantora Luciana Mello para “O Baile da Serial”, um show conta...

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Arte no Outono: Fafá de Belém

Arte no Outono: Fafá de Belém

Com quase 50 anos de uma carreira magistral, Fafá de Belém sobe ao palco do Auditório Cl...

Arte no Outono: Big Band FLMA e convidados

Arte no Outono: Big Band FLMA e convidados

A Big Band da Fundação Lia Maria Aguiar traz ao palco toda a energia do jazz. O conjunto...

Arte no Outono: Tiê e Orquestra Livre FLMA

Arte no Outono: Tiê e Orquestra Livre FLMA

Trazendo o tom intimista e acolhedor do seu show “Saudade é Amor”, a cantora Tiê – que c...