Bolsistas têm dias agitados no início do festival

Em 2009, o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão conta com a participação de 156 bolsistas, que chegaram à cidade no último sábado, dia 04 de julho.

por: Redação ( 15 anos atrás - segunda-feira dia 6 de julho de 2009 ) - Atualizado: 06/07/2009 22:15
Tempo de Leitura: 2 minutos

Bolsistas Festival de Inverno 2009Em 2009, o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão conta com a participação de 156 bolsistas, que chegaram à cidade no último sábado, dia 04 de julho. No mesmo dia, os alunos receberam as boas vindas do Diretor Artístico do festival Roberto Minczuk, do Diretor Executivo Paulo Zuben, do Diretor Pedagógico Silvio Ferraz e do Coordenador Pedagógico Renato Bandel, em uma reunião realizada no preventório, às 18h. Nesse encontro foram dadas as primeiras orientações sobre como serão os 23 dias de festival.

Após a reunião, todos seguiram para o concerto de abertura, realizado pela Osesp no Auditório Cláudio Santoro.

No segundo dia os bolsistas tiveram o primeiro contato com os professores em um almoço realizado no Palácio da Boa Vista, oferecido pelo Governador de São Paulo José Serra, que contou com a presença do Vice-Governador Alberto Goldman. Durante o período da tarde, os alunos aproveitaram o tempo livre para estudar e participar dos concertos realizados na Igreja Santa Terezinha e na Praça do Capivari.

O trabalho começou oficialmente na segunda-feira, 06 de julho, pela manhã, com a realização do primeiro ensaio da orquestra acadêmica no Auditório Claudio Santoro. Um momento importante, principalmente para prepará-los para a prova que acontecerá às 14h no preventório, que irá definir a estante que cada um ocupará na orquestra.

Perfil
A maior parte do corpo de bolsistas do festival é composta por brasileiros, são 140 alunos vindos de 12 estados diferentes, em sua maioria de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Também fazem parte do corpo 16 alunos de fora do Brasil, sendo 7 argentinos, 4 americanos, 1 canadense, 1 chileno, 1 mexicano, 1 uruguaio e 1 venezuelano.

Dos 156 bolsistas, 90 estão participando pela primeira vez. A faixa etária varia dos 13 aos 34 anos, mas independente da idade, a ansiedade em busca do novo é geral. Todos chegam carregados de expectativas, como o Caio Diniz, um paraibano de 14 anos que estuda violoncelo desde os 8 anos. “Durante o festival espero conhecer diversos estilos, ter contato com muitas pessoas e grandes professores, como o Fabio Presgrave”, afirma Caio.

Arte no Outono: Serial Funkers convida Luciana Mello

Arte no Outono: Serial Funkers convida Luciana Mello

A Serial Funkers convida a cantora Luciana Mello para “O Baile da Serial”, um show conta...

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Arte no Outono: Fafá de Belém

Arte no Outono: Fafá de Belém

Com quase 50 anos de uma carreira magistral, Fafá de Belém sobe ao palco do Auditório Cl...

Arte no Outono: Big Band FLMA e convidados

Arte no Outono: Big Band FLMA e convidados

A Big Band da Fundação Lia Maria Aguiar traz ao palco toda a energia do jazz. O conjunto...

Arte no Outono: Tiê e Orquestra Livre FLMA

Arte no Outono: Tiê e Orquestra Livre FLMA

Trazendo o tom intimista e acolhedor do seu show “Saudade é Amor”, a cantora Tiê – que c...