Ministro do Turismo e presidente do CJRC&VB se reúnem em Campos

Ministro do Turismo e presidente do CJRC&VB se reúnem em Campos do Jordão nesta segunda feira, dia 6 de julho. A recepção terá início às 9 horas da manhã.

por: Redação ( 15 anos atrás - sábado dia 4 de julho de 2009 ) - Atualizado: 04/07/2009 02:35
Tempo de Leitura: 3 minutos

Ministro do Turismo - Luiz Barreto FilhoO presidente do Campos do Jordão e Região Convention & Visitors Bureau (CJRC&VB), o empresário Hans Otto Taube, recepciona o ministro do Turismo, Luiz Barretto, nesta segunda feira, dia 6 de julho, no Rancho Santo Antonio, ao lado da anfitriã Marta Eisenlorh, que também é presidente da Central de Pousadas de Campos do Jordão. A recepção terá início às 9 horas da manhã, e às 10 horas o Ministro, ainda no Rancho, reúne-se com Taube.

Na pauta principal destaca-se o Circuito Mantiqueira, projeto desenvolvido pelo CJRC&VB em parceria com o Sebrae-SP, envolvendo os municípios de Monteiro Lobato, São José dos Campos (distrito de São Francisco Xavier), São Bento do Sapucaí, Santo Antonio do Pinhal, Campos do Jordão, Pindamonhangaba e Piquete. Na primeira fase de implementação do projeto, Taube ressalta que foram investidos recursos da ordem de R$ 1400.000,00 em ações dos focos estratégicos, ou seja, na Formatação de Produtos Turísticos, Culturais e Artesanais; Sensibilização e Envolvimento da Comunidade; Estrutura de Recepção ao Turista e Capacitação Técnica e Gerencial.

O Destino Circuito Mantiqueira foi lançado oficialmente no início de abril de 2008, mas de acordo com Taube, a 1ª fase do projeto culminou com o lançamento do Catálogo de Negócios Turísticos da Região, reunindo na capital paulista,no Hotel Maksoud Plaza, um público especializado que aprovou a evolução do Circuito Mantiqueira, dando assim maior visibilidade ao pioneiro projeto que começou a ser articulado há mais de cinco anos. O catálogo reúne todas as informações turísticas encontradas nesses municípios e selecionadas para compor um roteiro de visitação que permite percorrer os principais atrativos das cidades em 22 dias.

A gerente executiva do CJRC&VB, Roselaine Dantas, lembra que algumas cidades da região, antes desta iniciativa, já se destacavam como destinos turísticos, com vários produtos formatados e eventos programados ao longo do ano, mas as entidades parceiras traçaram uma meta de aumentar em 10% o fluxo de turistas e prolongar a permanência destes na região, de três para cinco dias. E o desafio colocado foi suprado em menos de um ano de implemento do projeto. “Isto porque tivemos o privilégio de iniciar o projeto em um momento favorável da economia. Esta é a concretização de um sonho de transformar a vocação turística de uma região, em um roteiro consolidado e ver o desenvolvimento das sete cidades com identidade própria e oferta turística diferenciada ,com foco na sustentabilidade” complementa Hans Taube.

O potencial do novo destino também foi reconhecido pelo Ministério do Turismo que o incluiu no projeto de Roteirização do Turismo, inserindo-o na Macroregião Sudeste, a qual representa hoje no cenário nacional, 67% do emissivo e 52% do receptivo turístico. Da mesma região, também foram beneficiados os Circuitos das Frutas, das Águas, Religioso e Vale Histórico.

Hans comemora o sucesso já alcançado e acredita que com o advento do trem bala e da Copa do Mundo haverá uma grande demanda não apenas para o Circuito da Mantiqueira, mas também para os demais da região. Ele afirma isso, considerando que o trem bala, ligando Campinas ao Rio de Janeiro deverá estar pronto para a Copa do Mundo de Futebol de 2014, que acontecerá no Brasil, pelo menos no trecho entre São Paulo e Rio de Janeiro.E pelo traçado apresentado, o trem-bala fará paradas nos aeroportos de Viracopos (Campinas), Guarulhos (SP) e Galeão (RJ), além das estações no Campo de Marte, em São Paulo, em São José dos Campos e em Volta Redonda (RJ). Considerando-se ainda a possibilidade de estações alternativas em Jundiaí (SP) e Aparecida, o empresário acredita que a região terá muito a comemorar. “Porém, precisamos estar preparados para esta demanda em todos os sentidos”, alerta Taube.

Ele acredita que um completo projeto de sinalização turística que beneficie esses destinos, é quesito fundamental para a demanda projetada para esta região.”Temos dezenas de roteiros turísticos nesta região envolvendo esses destinos, e precisamos integrá-los dentro de um mesmo projeto de sinalização de forma a orientar os visitantes , direcionando-os e auxiliando-os a atingir os destinos pretendidos”.

Na concepção de Taube, grande parte da demanda a ser gerada por esses destinos vai depender da sinalização. ” Estamos pensando de forma globalizada, ou seja em um sistema padronizado de sinalização turística que possa contribuir de forma fundamental para a difusão do conhecimento dos atrativos e para o desenvolvimento da atividade turística, potencializando a geração de empregos e divisas, para cada uma das cidades envolvidas, além de permitir a democratização do acesso ao bem cultural e sua conseqüente valorização pela comunidade à qual pertence”, resume.

Ministro vai inaugurar Centro de Informação Turística

No período da tarde, o Ministro também deve se reunir com a prefeita de Campos do Jordão, Ana Cristina Machado César, visitar as obras da Escola de Gastronomia e às 15 horas inaugurar o Centro de Informação Turística de Campos de Jordão, no bairro do Capivari. Ainda em Campos ele receberá, a imprensa para uma coletiva.

Toriba Musical – Itália na Mantiqueira (3)

Toriba Musical – Itália na Mantiqueira (3)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (3)

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (3)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

2º Corrida de Aniversário de Campos do Jordão

2º Corrida de Aniversário de Campos do Jordão

A cidade mais charmosa do Brasil em 2024 chegará a está marca. 150 anos de muita históri...

Desafio das Serras – Campos do Jordão 2024

Desafio das Serras – Campos do Jordão 2024

Desafio das Serras Campos do Jordão 2024 é um evento de Trail Running que acontece em 05...