Campanha FiqueSabendo busca a conscientização da população jordanense

Uma parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura de Campos do Jordão, a campanha "Fique Sabendo" chega à cidade no intuito de conscientizar a população sobre a importância do exame de HIV, e a diminuição do preconceito sobre a doença.

por: Redação ( 14 anos atrás - sábado dia 21 de novembro de 2009 ) - Atualizado: 21/11/2009 16:50
Tempo de Leitura: 2 minutos

Campanha FiqueSabendoEm uma parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura de Campos do Jordão, a campanha “Fique Sabendo” chega à cidade com o intuito de conscientizar a população jordanense sobre a importância de realizar o exame de identificação do vírus HIV, e diminuir o preconceito em relação a doença.

A campanha que teve início no último dia 16, estará disponível em todas as Unidades de Saúde da cidade até o dia 01/12, sempre das 8 às 15 horas. O exame é totalmente gratuito e sigiloso, e é realizado a partir de uma gota de sangue, tendo o resultado do diagnóstico  em menos de 30 minutos.

O teste é aconselhável às pessoas que tenham passado por situações de risco, tais como ter praticado sexo desprotegido, transfusão de sangue, ou compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 630 mil pessoas vivem com o vírus no Brasil, sendo que 255 mil nunca fizeram o teste e não conhecem a eficácia da sorologia, o que remete a falta de conhecimento da população.

A descoberta precoce do soropositivo, permite o aumento da qualidade de vida e até mesmo as chances de mães portadoras do HIV não transmitirem o vírus aos filhos que estão para nascer. Para isso, é preciso que siga corretamente as orientações do médico durante o pré-natal, parto e pós parto.

Vale lembrar sempre que o vírus HIV não é transmitido pelo beijo, toque, abraço, aperto de mão, lágrimas, suor ou compartilhamento de toalhas, talheres e pratos. Toda pessoa soropositiva PODE e DEVE receber muito carinho e atenção!

Mais informações

www.aids.gov.br/fiquesabendo

Toriba Musical – Itália na Mantiqueira (3)

Toriba Musical – Itália na Mantiqueira (3)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (3)

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (3)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

2º Corrida de Aniversário de Campos do Jordão

2º Corrida de Aniversário de Campos do Jordão

A cidade mais charmosa do Brasil em 2024 chegará a está marca. 150 anos de muita históri...

Desafio das Serras – Campos do Jordão 2024

Desafio das Serras – Campos do Jordão 2024

Desafio das Serras Campos do Jordão 2024 é um evento de Trail Running que acontece em 05...