Veja a programação do Fórum Rumos da Cidadania

Especialistas irão debater a relação entre o desenvolvimento científico e as políticas publicas

por: Redação ( 14 anos atrás - segunda-feira dia 13 de setembro de 2010 ) - Atualizado: 13/09/2010 18:12
Tempo de Leitura: 6 minutos

Rumos da Cidadania“Ciência e Autonomia Nacional” é o tema do II Fórum Rumos da Cidadania, que acontece entre 14 e 17 de setembro em Campos do Jordão.

O Fórum reúne especialistas para discutir a relação entre as pesquisas e os avanços científicos no desenvolvimento nacional. O Grande Hotel sedia o encontro, que tem realização do Instituto Prometheus e Fundação Lia Maria Aguiar.

Entre os palestrantes estarão nomes influentes das áreas de filosofia, saúde, física, fontes de energia, comunicação, defesa nacional, química e agronomia, que discutirão temas pertinentes a suas áreas.

A inscrição para o evento é feita com a doação de um livro de estória novo ou semi-novo (infanto-juvenil) no dia do fórum.

Confira abaixo informações sobre os palestrantes e o programa do evento:

14 de setembro

19h30 – Abertura e, em seguida,
Palestra – A Formação do Pesquisador no Brasil – Prof. Dr. Renato Janine Ribeiro
Mestre em Filosofia pela Universidade de Paris I – Sorbonne e Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Professor titular de Ética e Filosofia Política da mesma Universidade.
Realizou estágio pós-doutoral na British Library. Foi professor visitante na Columbia University, Estados Unidos. Sua linha de pesquisa atual tem como objeto a análise da Filosofia Política mais recente. Recebeu o prêmio Jabuti, em 2001, na categoria ensaio e medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico em 1997. Foi membro do Conselho Deliberativo do CNPq, do Conselho da SBPC, Diretor de Avaliação da CAPES.

15 de setembro

14h00 às 15h00
Palestra: O Papel do Ensino Superior no Desenvolvimento da Pesquisa Científica – Profa. Dra. Zilda Marcia Grícoli Iokoi 
Mestre e doutora em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. É professora livre-docente do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, na área de História do Brasil e da América Independente, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Educação, Lutas Camponesas, Movimento dos Sem Terra, Políticas Públicas, Questão Agrária.
É diretora executiva do LEI Laboratório de Estudos sobre a Intolerância da Universidade de São Paulo e vice-diretora do Conselho Administrativo da Associação Museu da Tolerância de São Paulo. É vice-coordenadora do Projeto Intolerância/Tolerância Democracia e Cidadania, do Programa Institutos do Milênio CNPq.

16h00 as 17h00
Palestra: As desigualdades Regionais e o Desenvolvimento Científico – Prof. Dr. Antônio Carlos dos Santos
Pós-doutor em Filosofia pela Université de Sherbrooke, Canadá. Doutor em Filosofia pela Universite de Paris X Nanterre. Mestre em Filosofia, pela Universidade de São Paulo. É Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Sergipe desde 1992.
Membro-fundador do NEPHEM (Núcleo de Filosofia da História e Modernidade) da UFS. Colaborador do Núcleo de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal da Bahia e membro do corpo permanente do Programa de Pós-graduação em Meio ambiente e desenvolvimento da UFS (PRODEMA) onde é vice-coordenador.
Entre 2007-2009 fez parte do Comité de Ética em pesquisa com seres humanos da UFS (CEP). Faz parte da Comissão editorial da Revista Philosophica (UFS), da Revista Transformação (UNESP/Marília), dos Cadernos de Ética e Filosofia Política (USP) e da Revista em Filosofia Sapere aude, da PUC-MG.
É avaliador do Programa de Capacitação do Banco do SINAES/INEP; é pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa de Sergipe (FAPITEC-SE). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia Moderna, Ética, Filosofia Política e Ética ambiental. É consultor da CAPES na área interdisciplinar.

19h00 às 20h00
Palestra: Saúde Pública e Desenvolvimento Científico  – Prof. Dr. Álvaro Nagib Atallah
Graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo, Mestrado em Master Of Science In Clinical Epidemiology – University of Pennsylvania e Doutorado em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1979), Livre Docência pela Universidade Federal de São Paulo.
Atualmente é Professor Titular da Disciplina de Medicina de Urgência e Medicina Baseada em Evidências da Universidade Federal de São Paulo, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Medicina Interna e Terapêutica da UNIFESP, Diretor do Centro Cochrane do Brasil e Diretor Cietífico da Associação Paulista de Medicina. Principais áreas de interesse: Medicina Baseada em Evidências, Revisões Sistemáticas, Metanálises, Nefrologia, Clínica Médica, Hipertensão na Gestação, Pesquisa Clíica.

16 de setembro 

-14h00 às 15h00
Palestra:  As Transformações Tecnológicas com o advento das Fontes Renováveis de Energia – Prof. Dr. Ennio Peres da Silva
Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo, mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas.
Atualmente é coordenador do Laboratório de Hidrogênio da UNICAMP (LH2), secretário executivo do Centro Nacional de Referência em Energia do Hidrogênio (CENEH) e professor da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência nas áreas de Física e Engenharia Mecânica, com ênfase em aproveitamento de fontes renováveis de energia, geração distribuída e em sistemas isolados, atuando principalmente nos seguintes temas: hidrogênio, células a combustível, energia, energia elétrica e fontes renováveis.

16h00 as 17h00
Palestra: As Perspectivas da Matriz Energética Brasileira – Prof. Dr. Manoel Rodrigues Neves
Graduado em Engenharia de Minas pela Universidade de São Paulo, Mestrado em Administração e Política de Recursos Minerais pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado em Engenharia Mineral pela Universidade de São Paulo.
Atualmente é o gerente de desenvolvimento da Poyry Tecnologia no Brasil, sendo responsável por estudos de mercado, planejamento estratégico e estudos de logística para insumos e produtos industriais. Como atividades acadêmicas é o responsável pelas disciplinas de Graduação na área de Economia Mineral no Departamento de Minas e Petróleo da EPUSP, além de compartilhar algumas disciplinas na Pós Graduação do mesmo Departamento.

-19h00 às 20h00
Palestra: A Defesa Nacional e o desenvolvimento Científico e Tecnológico – General Alberto Mendes Cardoso
É general do exército brasileiro. Graduou-se aspirante-a-oficial de  infantaria em 1962, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e exerceu inúmeras funções de destaque, ao longo de sua vida militar. Foi o segundo colocado de suas turmas de Infantaria na AMAN e na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO).
Também foi o segundo colocado de sua turma da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).Foi instrutor-chefe do Curso de Infantaria da AMAN. Como coronel, comandou o 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, em São João del-Rei, e também o Corpo de Cadetes da AMAN.
Como oficial-general, foi comandante da 2ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Niterói, em 1994. Foi ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República durante os dois mandatos do presidente Fernando Henrique Cardoso. Encerrou sua carreira militar na função de chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército.

17 de setembro

-14h00 às 15h00 
Palestra: A Pesquisa Científica e sua Relação com a Indústria Brasileira – Jornalista Ricardo Bonalume Neto
Jornalista especializado em Ciência e repórter da Folha de S.Paulo.
 
16h00 as 17h00
Palestra: A pesquisa na Produção de Alimentos e o ensino Superior  – Prof. Dr. Urgel de Almeida Lima
Possui graduação em Agronomia pela Universidade de São Paulo, doutorado, Livre Docência, Professor Associado e Professor Titular pela Universidade de São Paulo.
Especialização em Tecnologia do Álcool na Écoles Nationale des Industries Agricoles et Alimentaires em Douai (Nord) e Paris, em fermentações Industriais no Departamento de Fermentaciones Industrialies do Patronato Juan de la Cierva em Madrid (1957/58), Regente de Disciplina e Coordenador do Curso de Agronomia da Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu, hoje Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP-Botucatu (1967/68), professor de tecnologia de fermentações na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP (1971/72), orientador de PG em nível de Mestrado e Doutorado na mesma Faculdade (1971/2000).
Membro fundador da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz em 1976. Lecionou na ESALQ/USP de 1952 a 1987, tendo sido Chefe do Departamento de tecnologia de 1977 a 1985 e Vice Diretor da Faculdade de 1984 a 1987, quando aposentou.
Consultor Técnico Científico nacional e internacional em suas especialidades até o presente. Professor Pleno da Escola de Engenharia Mauá do Centro Universitário Mauá de 1991 2002. Continua a prestar colaboração a Universidades, eventos técnico-científicos e a particulares.

19h00 às 20h00
Palestra: : Produção Agrícola e a Proteção da Natureza – Prof. Dr. José Eduardo Bevilacqua
Graduado e bacharelado em Química pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, USP, mestrado em Química (Química Analítica) pela Universidade de São Paulo e doutorado em Química (Química Analítica) pela Universidade de São Paulo.
Foi bolsista pelo programa RHAE-CNPQ na Universidade Federal de São Carlos, no período de 1996 a 1997. Desde 1998, é gerente da Divisão de Qualidade das Águas na CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, participando da coordenação dos programas de monitoramento e dos estudos desenvolvidos pela Agência Ambiental.
É professor adjunto no UNIFIEO – Centro Universitário FIEO, nas cadeiras de química analítica e ciências do ambiente, onde desenvolve também projetos de qualidade ambiental. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: química ambiental, química aquática, biogeoquímica, química dos sedimentos, monitoramento ambiental, qualidade de águas e sedimentos, modelagem matemática de qualidade.

 

Arte no Outono: Serial Funkers convida Luciana Mello

Arte no Outono: Serial Funkers convida Luciana Mello

A Serial Funkers convida a cantora Luciana Mello para “O Baile da Serial”, um show conta...

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Arte no Outono: Fafá de Belém

Arte no Outono: Fafá de Belém

Com quase 50 anos de uma carreira magistral, Fafá de Belém sobe ao palco do Auditório Cl...

Arte no Outono: Big Band FLMA e convidados

Arte no Outono: Big Band FLMA e convidados

A Big Band da Fundação Lia Maria Aguiar traz ao palco toda a energia do jazz. O conjunto...

Arte no Outono: Tiê e Orquestra Livre FLMA

Arte no Outono: Tiê e Orquestra Livre FLMA

Trazendo o tom intimista e acolhedor do seu show “Saudade é Amor”, a cantora Tiê – que c...