Campos do Jordão, 11 de agosto de 2017.

jul
14
2011

Documentários Musicais são exibidos pelo projeto Cine Mis no Espaço Cultural

por: - Atualizado: 14/07/2011 19:01
Confira programação de filmes do final de semana

CinemisCampos do Jordão terá sessões de cinema durante o mês de julho.

A Secretaria de Estado da Cultura e do Museu da Imagem e do Som realizam em Campos uma mostra com documentários musicais pelo projeto Cine Mis

O Cine Mis foi lançado pelo Secretário de Estado da Cultura Andrea Matarazzo, e realiza na cidade uma programação dedicada exclusivamente aos documentários musicais.
 
Até domingo, 17 de julho, quem estiver em Campos do Jordão poderá conferir nove filmes sobre artistas consagrados da música brasileira, como Herbert Vianna, Elza Soares e Tom Zé. As projeções acontecem no Espaço Cultural Dr. Além, em Vila Abernéssia .

A mostra em Campos do Jordão, que segue até o dia 31 de julho, funcionará como um piloto do Cine Mis – projeto da Secretaria de Estado da Cultura que tem o objetivo de interiorizar as atividades do Museu da Imagem e do Som (MIS) por meio da doação de kits de projeção digital para cidades que não contam com cinema.
 
As apresentações acontecem no Espaço Cultural Dr. Além, que fica na Av. Dr. Januário Miráglia, 1582, Vila Abernéssia. As entradas custam R$ 2,00.

Confira a programação do fim de semana:

Quinta, 14/7
16h – Um Homem de Moral
18h30 – Elza

Sexta, 15/7
16h – Hebert de Perto
18h30 – João Donato – Nasci para Bailar

Sábado, 16/7
14h30 – Recife Beat
16h30 – Cartola – Música para os Olhos
18h30 – Loki
20h30 – Fabricando Tom Zé

Domingo, 17/7
14h30 – Hebert de Perto
16h30 – Um Homem de Moral
18h30 – Titãs, a Vida até Parece uma Festa
20h30 – Elza

Veja as Sinopses
Cartola – Música para os Olhos
(Hilton Lacerda, Lírio Ferreira, Brasil, 2006, 88′)
Musical que entrelaça documentário e ficção. Busca uma maneira própria de contar a história de Cartola e de filmar samba, um desafio na história do cinema brasileiro. Além imagens de arquivo e depoimentos de pesquisadores, músicos e amigos, os diretores utilizam recursos dramáticos e fragmentos de filmes nacionais como pano de fundo para construir a cinebiografia de um dos maiores sambistas e personagens da cultura brasileira.
 
Elza
(Izabel Jaguaribe e Ernersto Baldan, Brasil, 2010, 82′)
A soberania de um país se faz pela cultura. No Brasil a música popular se sobressai e há muito conquistou o mundo. No cenário da MPB é impossível não lembrar de Elza Soares. Além de sua voz marcante e do talento para interpretar, Elza possui talento para viver. É uma força da natureza, a ponte de ligação entre a tradição e o novo, o samba de morro e o do asfalto, as raízes e as antenas. Essa diversidade é explorada através de um amplo repertório musical e de encontros com grandes nomes de nossa música, como Caetano Veloso, Jorge Ben Jor, Paulinho da Viola e Maria Bethânia.

Fabricando Tom Zé
(Décio Matos Junior, Brasil, 2007, 90′)
Antônio José Santana Martins é Tom Zé. O músico genial, dono de uma criatividade magnífica, ficou esquecido durante anos e hoje é aclamado nos quatro cantos do mundo. Fabricando Tom Zé mostra o músico em sua turnê europeia de 2006 em diferentes situações, falando dele, de sua obra, carreira e de tudo um pouco.

Herbert de Perto
(Roberto Berliner e Pedro Bronz, Brasil, 2009, 97′)
Em 2001, no auge da vida, Herbert Vianna, líder dos Paralamas do Sucesso, teve sua carreira interrompida por um fatídico acidente que matou sua mulher e o deixou paraplégico. Sentado numa cadeira de rodas, Herbert confronta-se com imagens de sua vida para recontar uma história de luta, persistência e superação. Um mergulho na vida de um dos mais talentosos músicos do pop brasileiro.

Um Homem de Moral
(Ricardo Dias, Brazil, 2009, 84′)
Um Homem de Moral é um documentário musical sobre o compositor e cientista Paulo Vanzolini. Ricardo Dias, que dirigiu os filmes Os Calangos do Boiaçu e No Rio das Amazonas, que contaram com a participação do cientista Vanzolini, desta vez apresenta o Vanzolini compositor – seus sambas, os amigos e a cidade de São Paulo, tema permanente de sua obra musical.

João Donato – Nasci para Bailar
(Tetê Morais, Brasil, 2009, 54′)
Passeio musical pelas ruas, praias, casas, escolas, palcos, teatros e cantinhos de Havana na companhia de João Donato. Uma temporada na capital cubana que lhe proporcionou uma série de intercâmbios musicais. Uma troca de estilos que abre novos caminhos e revela a grande musicalidade de um dos pianistas mais consagrados da música brasileira. 

Loki
(Paulo Henrique Fontenelle, Brasil, 2008, 120′)
Cinebiografia do músico Arnaldo Baptista, ex-integrante dos Mutantes, contada através de um quadro traçado pelo próprio artista. A pintura é intercalada com imagens históricas que remetem aos principais momentos de sua trajetória artística, que fizeram dele um dos grandes nomes do rock brasileiro. Depoimentos de Tom Zé, Nelson Motta, Gilberto Gil, Sean Lennon, entre outros.

Recife Beat
(Pedro Paulo Carneiro. Brasil, 2007, 85′)
Recife deu ao Brasil a cena musical mais interessante dos últimos 20 anos: o manguebeat. Com o festival Rec Beat como pano de fundo, os protagonistas desse movimento, encabeçado por Chico Science, contam em primeira pessoa todos os detalhes que levaram a cultura pernambucana a conectar-se com as últimas tendências da música, do teatro, da dança, da distribuição de informação, do cinema e da cultura popular. Um documento completo para entender os caminhos da nova música brasileira.

Titãs – A Vida até Parece Uma Festa
(Branco Mello e Oscar Rodrigues Alves. Brasil, 2008, 95′)
Desde os anos 80, Branco Mello registrava tudo o que acontecia com os Titãs. Em sua convivência intensa durante shows, ensaios, turnês ele filmou tudo o que pôde. Hoje essa história toda aparece neste documentário aclamado por fãs e críticos de cinema. Imagens em VHS, Hi-8, Super 8 e mini DV reveleram ao mundo os bastidores de uma das bandas mais queridas do Brasil. Através de programas de auditório, festivais, videoclipes, imagens de gravações de álbuns históricos da banda, o espectador recupera momentos chave da história musical do país pós-ditadura, do underground paulistano.

Hotel Vila Inglesa

Seja o Primeiro a Comentar

Sobre o Portal NetCampos

Lançado em Janeiro de 2004, o Portal NetCampos se tornou um dos mais completos Portais sobre Campos do Jordão na internet, oferecendo informações para um público que realmente se interessa e visita a cidade.

Logo NetCampos
Guia Turístico e informativo de Campos do Jordão com dicas de hotéis, pousadas, restaurantes, imobiliárias, passeios e muito mais!
Copyright © 2004-2016 - Portal NetCampos - Av. Januário Miráglia, 2342 - Campos do Jordão - SP 12460-000 - (12) 3663-7321