Campos do Jordão, 16 de dezembro de 2017.

nov
03
2011

Estrada de Ferro de Campos do Jordão terá investimento de R$ 4,1 milhões

por: - Atualizado: 03/11/2011 15:54
Governador anuncia revitalização da Estrada para transporte turístico

Alckmin anuncia revitalização da Estrada de FerroO transporte ferroviário que faz parte dos cartões postais de Campos do Jordão receberá importante investimento do Governo do Estado de São Paulo.

O Governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quarta, 2 de novembro, a recuperação da Estrada de Ferro de Campos do Jordão. A divulgação aconteceu durante visita do Governador à cidade de Pindamonhangaba, local onde tem início a Ferrovia que liga o Vale do Paraíba à Serra da Mantiqueira.

Serão investidos R$ 4,1 milhões na ferrovia por meio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM). Os recursos serão utilizados na compra de máquinas e equipamentos necessários à manutenção das vias. Os investimentos devem levar maior confiabilidade e segurança a todo o sistema ferroviário.

“Vamos investir em equipamentos tecnologia, reforço da ferrovia especialmente na região serrana, abrir concurso público e plano de cargos e salários. Nós vamos dar uma revitalizada na Estrada de Ferro Campos do Jordão dentro da proposta de trens turísticos”. Afirmou Alckmin.

A partir de Campos do Jordão o trem promove passeios urbanos na cidade, que partem de Vila Capivari até o portal na entrada da cidade. Existe ainda um passeio que corta a serra da Mantiqueira, passando pela cidade de Santo Antonio do Pinhal, retornando à Campos.

“Toda sexta, sábado e domingo, até dia 9 de janeiro de 2012, não há mais lugar no trem para Campos do Jordão. Demanda existe; une ferrovia com o turismo”, observou Alckmin.

Segundo o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, parte dos equipamentos serão entregues até dezembro e outro lote até março de 2012.

Passeio pela Serra nos trilhos da Estrada de Ferro de Campos do JordãoA Estrada de Ferro, que completa seu primeiro centenário daqui a três anos, foi projetada inicialmente para levar pessoas que sofriam de doenças respiratórias à cura, no clima propício das montanhas. 

Hoje as vias transportam turistas pela serra, onde encontram uma arquitetura histórica preservada. Os trens cortam a serra da Mantiqueira e proporcionam um passeio com belas paisagens da serra.

A Estrada de Ferro de Campos do Jordão também administra o teleférico, que liga a Vila Capivari ao Morro do Elefante.

Foto Governador: Gilberto Marques

Foto Trem: Cristiano Tomaz 

Hotel Vila Inglesa

Seja o Primeiro a Comentar

Sobre o Portal NetCampos

Lançado em Janeiro de 2004, o Portal NetCampos se tornou um dos mais completos Portais sobre Campos do Jordão na internet, oferecendo informações para um público que realmente se interessa e visita a cidade.

Logo NetCampos
Guia Turístico e informativo de Campos do Jordão com dicas de hotéis, pousadas, restaurantes, imobiliárias, passeios e muito mais!
Copyright © 2004-2016 - Portal NetCampos - Av. Januário Miráglia, 2342 - Campos do Jordão - SP 12460-000 - (12) 3663-7321