Estrada de Ferro de Campos do Jordão terá investimento de R$ 4,1 milhões

Governador anuncia revitalização da Estrada para transporte turístico

por: Redação ( 12 anos atrás - quinta-feira dia 3 de novembro de 2011 ) - Atualizado: 03/11/2011 15:54
Tempo de Leitura: 2 minutos

Alckmin anuncia revitalização da Estrada de FerroO transporte ferroviário que faz parte dos cartões postais de Campos do Jordão receberá importante investimento do Governo do Estado de São Paulo.

O Governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quarta, 2 de novembro, a recuperação da Estrada de Ferro de Campos do Jordão. A divulgação aconteceu durante visita do Governador à cidade de Pindamonhangaba, local onde tem início a Ferrovia que liga o Vale do Paraíba à Serra da Mantiqueira.

Serão investidos R$ 4,1 milhões na ferrovia por meio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM). Os recursos serão utilizados na compra de máquinas e equipamentos necessários à manutenção das vias. Os investimentos devem levar maior confiabilidade e segurança a todo o sistema ferroviário.

“Vamos investir em equipamentos tecnologia, reforço da ferrovia especialmente na região serrana, abrir concurso público e plano de cargos e salários. Nós vamos dar uma revitalizada na Estrada de Ferro Campos do Jordão dentro da proposta de trens turísticos”. Afirmou Alckmin.

A partir de Campos do Jordão o trem promove passeios urbanos na cidade, que partem de Vila Capivari até o portal na entrada da cidade. Existe ainda um passeio que corta a serra da Mantiqueira, passando pela cidade de Santo Antonio do Pinhal, retornando à Campos.

“Toda sexta, sábado e domingo, até dia 9 de janeiro de 2012, não há mais lugar no trem para Campos do Jordão. Demanda existe; une ferrovia com o turismo”, observou Alckmin.

Segundo o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, parte dos equipamentos serão entregues até dezembro e outro lote até março de 2012.

Passeio pela Serra nos trilhos da Estrada de Ferro de Campos do JordãoA Estrada de Ferro, que completa seu primeiro centenário daqui a três anos, foi projetada inicialmente para levar pessoas que sofriam de doenças respiratórias à cura, no clima propício das montanhas. 

Hoje as vias transportam turistas pela serra, onde encontram uma arquitetura histórica preservada. Os trens cortam a serra da Mantiqueira e proporcionam um passeio com belas paisagens da serra.

A Estrada de Ferro de Campos do Jordão também administra o teleférico, que liga a Vila Capivari ao Morro do Elefante.

Foto Governador: Gilberto Marques

Foto Trem: Cristiano Tomaz 

Toriba Musical – Itália na Mantiqueira (3)

Toriba Musical – Itália na Mantiqueira (3)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (3)

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (3)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

2º Corrida de Aniversário de Campos do Jordão

2º Corrida de Aniversário de Campos do Jordão

A cidade mais charmosa do Brasil em 2024 chegará a está marca. 150 anos de muita históri...

Desafio das Serras – Campos do Jordão 2024

Desafio das Serras – Campos do Jordão 2024

Desafio das Serras Campos do Jordão 2024 é um evento de Trail Running que acontece em 05...