Casa da Xilogravura em Campos do Jordão Comemora 25 anos com Exposições e Palestra

Homenagem a Lasar Segall e gravuras italianas fazem parte das comemorações

por: Redação ( 12 anos atrás - sexta-feira dia 15 de junho de 2012 ) - Atualizado: 15/06/2012 17:48
Tempo de Leitura: 3 minutos
25 anos Casa da XilogravuraAs atrações de inverno em Campos do Jordão vão além do agito e da badalação. 
Quem procura por cultura também encontra em Campos a Casa da Xilogravura, que realiza em junho uma série de eventos para comemorar seus 25 anos de existência.
Entre estes eventos estão exposições, palestras e o lançamento de um livro, que levarão mais informação e cultura para o público que aprecia arte. 
Para quem não conhece, as xilogravuras são gravuras feitas por meio de impressão sobre o papel de uma matriz entalhada em madeira.
Gravuras Italianas
Entre os dias 21 de junho a 2 de setembro o local recebe uma mostra temporária com gravuras italianas dos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX.
Estas obras são originárias da Calcografia Nazionale, de Roma, que foi fundada em 1738 quando o Papa Clemente XII comprou de Lorenzo De Rossi o acervo de sua gráfica, já então com cerca de duzentos anos de tradição.
Ao longo dos séculos a oficina papal produziu e vendeu gravuras, como fonte de renda e prestígio para o Vaticano. 
A exposição mostra trabalhos de autores como Francesco Bartolozzi (1728 -1815), Francesco Polanzani (1700 – 1783), Giorgio Ghisi (1520-1582), Giovanni Battista Piranesi (1720 – 1778), Giovanni Volpato (1740 – 1803), Luigi Rossini (1790-1857), Pietro Testa (1612 – 1650) e Stefano Della Bella (1610 – 1664).
Lasar Segall
Também entre 21 de junho a 2 de setembro uma exposição exalta o artista Lasar Segall (Vilna, 1891 – São Paulo, 1957), que será homenageado como Artista da Vez.
Comemorando o centenário de sua primeira vinda ao Brasil, a exposição na Casa da Xilogravura destaca sua biografia e ressalta sua relação com Campos do Jordão.
Em uma fotografia o Artista é visto no alto de um morro jordanense na década de 1940. Outra foto, atual, mostra a casa da qual Segall foi proprietário em Campos do Jordão.
Lançamento do Livro
No dia 14 de julho, das 10h às 12h e 14 às 16 horas, acontece no local sessões de lançamento e autógrafos do livro “O Museu e Eu – História Sentimental do Museu Casa da Xilogravura”, onde Antonio F. Costella conta a história da Casa da Xilogravura.  O autor mostra como montou em sua própria casa um museu, que cresceu e dela o expulsou, e explica como o geriu durante 25 anos.
Com 34 livros publicados, Costella relata com leveza casos incomuns, que ora evocam passagens engraçadas, ora descrevem cenas emocionantes. Alguns episódios são quase incríveis. As páginas todas reportam, além de informações, uma intensa alegria de viver. Como diz o autor: “Museu é uma festa!”
Palestra
No dia 14 de julho às 17h também acontece uma palestra, onde Antonio F. Costella conversará com o público a respeito dos 25 anos de existência da Casa da Xilogravura, que se completarão em 17 de julho de 2012.
Cursos
A Casa da Xilogravura passa também a oferecer cursos, onde os interessados poderão aprender a criar suas próprias obras.
O curso de iniciação à Prática Xilográfica será ministrado nos dias 21 de julho e 18 de agosto das 9h às 18h.
O Museu da Casa da Xilogravura funciona das 9h às 12h e das 14h às 17h, de quinta a segunda-feira. Fechando somente nas terças e quartas feiras.
Endereço: Av. Eduardo Moreira da Cruz, 295, Bairro Jaguaribe, Campos do Jordão.
Entrada
R$ 4,00   
Mais de 60 anos, estudantes e professores R$ 2,00
Menores de 12 anos não paga
Mais informações
(12) 3662-1832
Arte no Outono: Serial Funkers convida Luciana Mello

Arte no Outono: Serial Funkers convida Luciana Mello

A Serial Funkers convida a cantora Luciana Mello para “O Baile da Serial”, um show conta...

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Arte no Outono: Fafá de Belém

Arte no Outono: Fafá de Belém

Com quase 50 anos de uma carreira magistral, Fafá de Belém sobe ao palco do Auditório Cl...

Arte no Outono: Big Band FLMA e convidados

Arte no Outono: Big Band FLMA e convidados

A Big Band da Fundação Lia Maria Aguiar traz ao palco toda a energia do jazz. O conjunto...

Arte no Outono: Tiê e Orquestra Livre FLMA

Arte no Outono: Tiê e Orquestra Livre FLMA

Trazendo o tom intimista e acolhedor do seu show “Saudade é Amor”, a cantora Tiê – que c...