Projeto de Cinema em Campos do Jordão abre Temporada 2013 com presença da diretora Helena Ignez

Espaço Cultural também recebe exposição de cartazes de clássicos da história do Cinema com entrada gratuita

por: Redação ( 11 anos atrás - quarta-feira dia 13 de fevereiro de 2013 ) - Atualizado: 13/02/2013 00:00
Tempo de Leitura: 4 minutos

Filme Luz nas TrevasA Temporada 2013 do projeto “O Cinema está de Volta à Campos do Jordão” tem início em grande estilo. 

Sua inauguração acontece nesta sexta, 15 de fevereiro às 18h, quando o Espaço Cultural vai exibir uma das mais marcantes produções brasileiras dos últimos anos, o filme Luz Nas Trevas – A Volta do Bandido da Luz Vermelha, de Helena Ignez e Ícaro Martins. 

O evento de abertura contará com a ilustre presença da diretora do filme. A consagrada atriz Helena Ignez, musa do chamado Cinema Novo brasileiro, participará da recepção e vai bater um papo com o público presente. 

Nesta temporada o Espaço Cultural Dr. Além também estréia uma exposição de cartazes de grandes clássicos da história do Cinema Mundial, que comemora a retomada do projeto “O cinema está de volta à Campos do Jordão”. 

Luz Nas Trevas – A Volta do Bandido da Luz Vermelha
O filme exibido dá continuação ficcional à cinebiografia de um dos mais polêmicos bandidos da história policial brasileira, o famoso Bandido da Luz Vermelha, encarnado na tela em 1968 por Paulo Villaça, em uma das mais marcantes produções do nosso cinema, com roteiro e direção de Rogério Sganzerla. 

Na produção original o papel feminino principal era de Helena Ignez, que foi casada com Sganzerla por mais de 30 anos. Com roteiro deixado pelo cineasta, falecido em 2004, Helena assumiu a direção da continuidade da história, ao lado de Ícaro Martins. 

A figura feminina de destaque da nova gravação é de atriz Djin Sganzerla, filha da diretora com o roteirista. Djin contracena com seu marido, o ator André Guerreiro Lopes. Lopes dá vida ao personagem Tudo-ou-Nada, filho do famoso Bandido da Luz Vermelha que, ao contrário do que parece na produção de 1968, não morreu e se encontra encarcerado em regime privilegiado numa prisão de segurança máxima. 

Em Luz Nas Trevas o Bandido da Luz Vermelha ressurge na pele de ninguém menos do que Ney Matogrosso, que dá um verdadeiro show de interpretação sob a batuta de Helena Ignez. 

Quem quiser assimilar a história completa poderá retornar ao Espaço Cultural no sábado, dia 16 de fevereiro às 19h30 para assistir a produção original “O Bandido da Luz Vermelha” de Rogério Sganzerla com Paulo Villaça. 

O projeto “O cinema está de volta à Campos do Jordão” é realizado pelo Cineclube Araucária em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Campos do Jordão. A entrada é franca. 

O Espaço Cultural Dr. Além fica na Avenida Januário Miraglia, 1582, Vila Abernéssia em Campos do Jordão. 

Confira a programação dos filmes exibidos no Espaço Cultural Dr. Além em fevereiro: 

Sexta, 15 de fevereiro às 19h30
Luz Nas Trevas – A Volta do Bandido da Luz Vermelha

De Helena Ignez , codirigido por Ícaro C. Martins, roteiro original de Rogério Sganzerla (1946-2004) Brasil, 2009, Drama, 83 min, 10 anos.

Com Ney Matogrosso, André Guerreiro Lopes, Djin Sganzerla, Bruna Lombardi, Maria Luisa Mendonça, Sandra Coverloni, Simone Spoladore, Arrigo Barnabé, Sérgio Mamberti, Paulo goulart, Mário Bortolloto, José Mojica Martins, Cacá Carvalho, Duda Mamberti e Ariclenes Barroso. 

Sábado, 16 de fevereiro às 19h30
O Bandido da Luz Vermelha
De Rogério Sganzerla Brasil, 1968, Policial, 92 min, 14 anos 

Com Paulo Villaça, Helena Ignez, Sérgio Hingst, Sérgio Mamberti, Pagano Sobrinho, Sônia Braga, Luiz Linhares, Roberto Luna, José Marinho, Renato Consorte, Antônio Lima, Maurice Copovilla, Neville de Almeida, Ozualdo Candeias, Carlos Reichenbach. 

Um assaltante misterioso (Paulo Villaça) usa técnicas extravagantes para roubar casas luxuosas de São Paulo. Ele é apelidado pela imprensa de “bandido da luz vermelha”, já que traz sempre uma lanterna vermelha e conversa longamente com suas vítimas. 

Domingo, 17 de fevereiro às 15h
Valente
De Mark Andrews, Brenda Chapman, Steve Purcell – Animação dos Estúdios Disney
EUA, 2012, animação, 100 min, Livre 

Desde os tempos antigos, histórias de batalhas épicas e lendas míticas foram passadas através de gerações na misteriosa região montanhosa e escarpada da Escócia. Em Valente, um novo conto se une à sabedoria popular quando a corajosa Merida confronta tradição, destino e os mais ferozes monstros. Merida é uma habilidosa e impetuosa arqueira, filha do rei Fergus e da rainha Elinor. Determinada a trilhar seu próprio caminho, ela desafia um antigo costume considerado sagrado pelos ruidosos senhores da terra: o imponente lorde MacGuffin, o carrancudo lorde Macintosh e o perverso lorde Dingwall. Involuntariamente, os atos de Merida desencadeiam o caos e a fúria no reino e, quando ela se volta para uma velha feiticeira, em busca de ajuda, Merida tem um desejo mal-aventurado concedido. Os perigos resultantes a forçam a descobrir o significado da verdadeira valentia para poder desfazer o brutal curso dos acontecimentos antes que seja tarde demais. 

Sexta, 22 de fevereiro às 19h30
O Exótico Hotel Marigold 
De John Madden – UK, 2011, Comédia dramática, 124 min, 10 anos. Com Maggie Smith, Bill Nighy, Judi Dench, Tom Wilkinson, Dev Patel. 

Os aposentados Muriel, Douglas, Evelyn, Graham e mais três amigos decidem curtir a aposentadoria em lugar diferente e o destino é a Índia. Encantados com o exotismo do local e com imagens do recém restaurado Hotel Marigold, a trupe parte para lá sem pestanejar e são recebidos pelo jovem sonhador Sonny. O único detalhe é que nada era muito bem como parecia ser, mas as experiências que eles irão viver mudarão para sempre o futuro de todos. 

Sábado, 23 de fevereiro às 19h30
Viagem do Coração
De Jean-Paul Rappeneau – França, 2003, Comédia, 114 min, 14 anos
Com Isabelle Adjani, Virginie Ledoyen, Yvan Attal 

Pouco após o início da 2ª Guerra Mundial a Alemanha invade a França, ocupando Paris. Figuras importantes, como parlamentares, jornalistas, médicos e intelectuais, se refugiam no hotel Splendide, em Bordeaux, cidade livre do domínio nazista. Quando esta elite se vê obrigada a conviver com espiões e criminosos, passa a surgir toda espécie de intrigas e alianças políticas. Mas também nascem tórridos romances, como o vivido por um jovem que precisa escolher entre uma atriz famosa e uma estudante, enquanto se posiciona frente a questões políticas. 

Domingo, 24 de fevereiro às 15h
Os Três Mosqueteiros
De Walt Disney – Animação dos Estúdios Disney, EUA, 2004, 67 min, Livre 

Mickey, Donald e Pateta são três amigos que sonham em tornar-se Mosqueteiros. As suas vidas dão uma reviravolta quando Pete, capitão dos Mosqueteiros e o seu sinistro tenente Clarabelle os utilizam numa malvada conspiração para destronar a Princesa Minnie do seu reinado. Mickey, Donald e Pateta podem não parecer heróis mas têm preparada uma surpresa para Pete. Os nossos amigos depressa descobrem que com o trabalho em equipa e a amizade entre eles, poderão conseguir tudo.

Arte no Outono: Serial Funkers convida Luciana Mello

Arte no Outono: Serial Funkers convida Luciana Mello

A Serial Funkers convida a cantora Luciana Mello para “O Baile da Serial”, um show conta...

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Arte no Outono: Fafá de Belém

Arte no Outono: Fafá de Belém

Com quase 50 anos de uma carreira magistral, Fafá de Belém sobe ao palco do Auditório Cl...

Arte no Outono: Big Band FLMA e convidados

Arte no Outono: Big Band FLMA e convidados

A Big Band da Fundação Lia Maria Aguiar traz ao palco toda a energia do jazz. O conjunto...

Arte no Outono: Tiê e Orquestra Livre FLMA

Arte no Outono: Tiê e Orquestra Livre FLMA

Trazendo o tom intimista e acolhedor do seu show “Saudade é Amor”, a cantora Tiê – que c...