Campos do Jordão, 18 de setembro de 2018.

jul
13
2018

Parque Estadual em Campos do Jordão tem Programação Especial nas Férias de Inverno

por: - Atualizado: 13/07/2018 18:55

Contato com a natureza, lazer e cultura estão entre as atrações de inverno na montanha.

O Parque Estadual de Campos do Jordão – também conhecido como Horto Florestal – programou uma série de atividades para o mês de Julho.

Com uma natureza preservada e belos cenários da Serra da Mantiqueira, o espaço promove eventos que irão entreter toda família neste inverno.

As atividades incluem entretenimento realizados em proximidade com a natureza, valorizando o meio ambiente e as beleza da região serrana.

Com uma programação para todas as idades, o Parque aborda temas ligados a natureza em eventos diversos.

Incluindo informações sobre o local (sua história, fauna, flora e conservação), turismo ecológico, passeio por trilhas, tirolesa noturna, estímulo a leitura e workshop sobre cozinha sustentável.

Confira a programação

Oficina de brincadeiras na natureza
Dias 7, 13 e 20 de julho, às 14 horas. Idade 4 a 11 anos.
Vagas: 10 por dia – Evento gratuito
Brincadeiras na Natureza é uma sequência de atividades lúdicas, ao ar livre, como explorações, jogos, dinâmicas e música, com o objetivo de conhecer, amar e preservar a flora e a fauna, por meio do conhecimento do ecossistema Mata de Araucária, promovendo sensibilidade e consciência ambiental com muita diversão e exercício físico.

Visita guiada a exposição limpeza das águas
Dias 5, 12, 15, 22 e 27 de julho, às 14 horas.
Vagas: 15 por dia – Evento gratuito
A exposição Limpeza das Águas mostra o cenário atual do Rio Sapucaí e propõe uma reflexão sobre como a sociedade se relaciona com ele, os passivos ambientais que o prejudicam, suas consequências e também como o Parque, enquanto Unidade de Conservação que é atravessada pelo rio, pode atuar como espaço educador.

Visita guiada à exposição resgate histórico cultural do Horto
Dias: 6, 9, 19, 21 e 28 de julho, às 14 horas.
Vagas: 15 por dia – Evento gratuito
A exposição Resgate Histórico Cultural do Horto Florestal mostra as diversas fases do Parque, desde quando as terras pertenciam à família Godoy, a “Fazenda da Guarda”, até os dias atuais, assim como a identidade colaborativa que formou várias famílias e legitimou a construção de um Parque Estadual.

Oficina turismo ecológico
Dias: 6, 13, 20 e 27 de julho, às 10 horas.
Vagas: 15 – Evento gratuito
Trilha com ênfase no olhar sobre a paisagem e focado em técnicas de fotografia, adentrando o conceito do turismo ecológico. Ao longo da atividade, apresenta-se o conceito de Unidade de Conservação, aborda a importância do meio ambiente e como é inserido o turismo dentro das determinações para conservação desse meio. A trilha é guiada de forma interpretativa, abordando algumas dicas e técnicas de fotografia na natureza, proporcionando aos participantes um ganho de experiências e valores.

Trilhas monitoradas
Vagas: 15 por trilha – Evento gratuito
As principais trilhas do Parque Estadual de Campos do Jordão serão monitoradas em dias e horários específicos, abordando as temáticas de fauna, flora e conservação, ressaltando os atributos naturais e históricos da unidade.

Dias 7, 9 e 21 de julho, às 10 horas: Trilha da Cachoeira (fácil): 4,6 km, caminho agradável, por entre matas e cenários variados do Parque, terminando na Cachoeira do Galharada.

Dias 15,19, 22 e 28 de julho, às 10 horas: Trilha dos Campos (média): 3 km atravessa áreas de mata nativa preservada, campos de altitude e de reflorestamento de coníferas.

Dias 8,14, 26 e 29 de julho, às 10 horas: Trilha da Celestina (difícil): 8,5 km, longa trilha que se aproxima das áreas mais elevadas do Parque, atingindo a altitude de 1.905 m.

Ambiente de leitura
Dias: de quinta a domingo, no mês de julho, a partir das 9 horas.
Evento gratuito
Ambiente organizado ao ar livre, com temáticas voltadas para todas as idades, especialmente com conteúdos relacionados ao meio ambiente, disponíveis para o visitante apreciar a leitura em uma paisagem agradável.

Workshop Cozinha Sustentável
Todas as sextas-feiras de julho, às 11 horas
Organização: Restaurante Dona Chica
Vagas: 20 por dia – Evento gratuito
Bate papo sobre as boas práticas sustentáveis em nossos hábitos e costumes dentro da cozinha e na escolha de cardápios. Demonstração prática ao ar livre.

Oficina Mata Atlântica – Trilha do Rio Sapucaí
Dias 5 e 12 de julho de 2018, às 10 horas.
Vagas: 15 por trilha
Evento gratuito
Trilha monitorada de forma interpretativa sobre a temática da Mata Atlântica. Destacando para o visitante a importância de preservar o ecossistema, evidenciando as características de fauna e flora. A abordagem do conteúdo dentro da trilha será transmitido através de brincadeiras, dinâmicas e experimentos, apresentando o conteúdo de uma forma mais lúdica e prática.

Tirolesa noturna da trilha do Rio Sapucaí
Organização: Zoom Aventura
Sextas e sábados, em dois horários: às 19h e 20h30.
Evento pago: R$ 80,00 por pessoa
*Crianças com menos de 35 kg pagam meia
Limite de peso: 110 kg
Vagas por horário: 10

Aventura noturna em uma das trilhas mais agradáveis do PECJ. Tirolesa com 450 metros de extensão e 70 metros de altura em um cenário fascinante para visitantes amantes do turismo de aventura.

Parque Estadual de Campos do Jordão
Endereço: Av. Pedro Paulo, s/n°
Mais informações: (12) 3663 1977/ (12) 3663 3762 / (12) 3663 3804

Hotel Vila Inglesa

Seja o Primeiro a Comentar

Sobre o Portal NetCampos

Lançado em Janeiro de 2004, o Portal NetCampos se tornou um dos mais completos Portais sobre Campos do Jordão na internet, oferecendo informações para um público que realmente se interessa e visita a cidade.

Logo NetCampos
Guia Turístico e informativo de Campos do Jordão com dicas de hotéis, pousadas, restaurantes, imobiliárias, passeios e muito mais!
Copyright © 2004-2016 - Portal NetCampos - Av. Januário Miráglia, 2342 - Campos do Jordão - SP 12460-000 - (12) 3663-7321