Campos do Jordão, 4 de dezembro de 2018.

ago
10
2018

Mercado em Foco divulga resultado de pesquisa inédita sobre o turismo em Campos do Jordão

por: - Atualizado: 13/08/2018 15:28

Em evento realizado no mês de junho no Teatro do Grande Hotel, o grupo Mercado em Foco divulgou resultados de duas pesquisas feitas com empresários e com a população de Campos do Jordão sobre o turismo.

A pesquisa levantou o perfil dos empresários da cidade, bem como seus hábitos, demandas, perspectivas, dificuldades e anseios dos empreendedores que atuam em Campos.

Os dados mostram que – dos 77 empresários que responderam ao questionário – cerca de 71% tem curso superior ou de pós-graduação. E a maioria (aproximadamente 88%) é dono ou sócio do próprio negócio.

Cerca de 50% dos donos de negócio entrevistados está no mercado há mais de dez anos. E tem sólidas raízes na cidade, já que 83% dos entrevistados mora na cidade.

A área de atuação profissional também é bastante diversificada: 22% deles correspondem ao setor de gastronomia, 20% hospedagem e 19,5% do comércio em geral. Sendo que a maior parte atende um público composto de 75% de turistas e 25% de jordanenses.

A pesquisa mostra ainda que metade dos empresários (51,7%) tem mais de cinco funcionários e 16% mais de 20 colaboradores, indicando um universo que vai do pequeno ao médio empresário.

A qualidade de vida e contato com a natureza são alguns dos pontos fortes, que influenciaram para que estes empresários pudessem estabelecer suas atividades em Campos do Jordão.

Entre os pontos fracos para se empreender na cidade, a pesquisa aponta para a falta de infraestrutura urbana, ausência de comunicação entre os empresários e a pouca informação sobre eventos que se realizam na cidade. A deficiência de mão de obra e a sazonalidade do turismo foram outras queixas apresentadas.

Ainda assim, o otimismo é grande entre os pesquisados. Pois 97% dos empresários pretende expandir ou manter seus investimentos na cidade e estão confiantes no futuro. Eles também esperam um aumento no número de eventos relevantes durante o ano. Além de contarem com a criação de novos roteiros e iniciativas relacionadas a políticas públicas que beneficie o setor.

Para integrantes do grupo Mercado em Foco, a pesquisa conclui que, tanto o poder público como a inciativa privada, podem contar com um empresariado que deseja melhorias, e está disposto a investir e ampliar seus negócios em Campos. Mostrando uma abertura e maior colaboração em projetos que contemplem o turismo. Além de uma vontade de participar de uma economia mais criativa, e que seja capaz de indicar novos rumos para seus negócios.

O evento contou ainda com a participação das convidadas Valdirene Tucci, que possui mais de 20 anos de atuação em desenvolvimento de médias e grandes empresas. E de Luciana Pires, profissional de turismo e marketing, que atuou no desenvolvimento turístico da cidade de Brotas-SP.

Após a apresentação dos dados, os participantes da reunião puderam fazer perguntas para as convidadas, que responderam com ideias e opiniões sobre as questões apresentadas nas pesquisas.

Um dos assuntos mais discutidos no evento foi a implementação de atividades e projetos turísticos em Campos do Jordão, que pudessem movimentar a cidade o ano todo, além de criar entre os empresários, uma cultura de desenvolvimento sustentável.

Para Valdirene Tucci, a solução deste item está justamente em criar projetos colaborativos, onde todos os setores da cidade possam participar, opinar e se beneficiar do turismo. Produzindo ainda uma concentração da economia na região através de um sistema, que dê benefícios para os jordanenses que consumirem nos estabelecimentos da cidade frequentado por turistas.

Entre outros assuntos relevantes, também foram discutidos a participação do jordanense e sua relação com o turismo. Já que muitos não se sentem parte integrante do processo.

Para Luciana Pires a educação e a inserção da comunidade no turismo são de vital importância para aprimorar a relação entre o jordanense e o turista. Pois é necessário que os cidadãos conheçam os atrativos e ainda possam multiplicar suas qualidades. Uma das ideias indicadas por ela seria a implementação do “Dia do Turista”, onde a população local possa conhecer de perto aos atrativos de Campos com preços acessíveis ou gratuitamente, podendo conhecer e experimentar o que é oferecido aos visitantes da cidade.

Outros assuntos também fizeram parte da reunião. Como a importância da implementação da matéria de Turismo na grade escolar e também a disseminação da informação dos eventos abertos ao público que acontecem em Campos, tanto para os visitantes quanto para a população.

Além da apresentação do resultado desta pesquisa – realizada pelo Mercado em Foco – para o COMTUR (Conselho de Turismo), órgão responsável pelas decisões de finalidade turística em Campos do Jordão.

Na ocasião, alguns empresários e membros do poder público também manifestaram suas posições, entendendo a importância deste trabalho de inserção da população e da criação de uma cultura de desenvolvimento turístico colaborativa.

O Mercado em Foco se reúne mensalmente no Centro universitário Senac em Campos do Jordão.

Sobre o Mercado em Foco:
O Mercado em Foco é um grupo colaborativo que existe há 4 anos e trabalha de forma voluntária na elaboração de projetos aplicados ao turismo de Campos do Jordão. Ele é formado por representantes do empresariado local, Poder Público, associações de classe, comunidade acadêmica, além da sociedade em geral. Ele tem como missão elaborar, reunir e disseminar conhecimento de forma independente, congregando diferentes setores da economia. E assim contribuindo de forma positiva no desenvolvimento turístico de Campos do Jordão.

Fotos: Marcelo Vigneron

Hotel Vila Inglesa

Seja o Primeiro a Comentar

Sobre o Portal NetCampos

Lançado em Janeiro de 2004, o Portal NetCampos se tornou um dos mais completos Portais sobre Campos do Jordão na internet, oferecendo informações para um público que realmente se interessa e visita a cidade.

Logo NetCampos
Guia Turístico e informativo de Campos do Jordão com dicas de hotéis, pousadas, restaurantes, imobiliárias, passeios e muito mais!
Copyright © 2004-2016 - Portal NetCampos - Av. Januário Miráglia, 2342 - Campos do Jordão - SP 12460-000 - (12) 3663-7321