Mês de Dezembro tem Atrações Culturais no Museu Felícia Leirner em Campos do Jordão

Quem estiver em Campos do Jordão no mês de Dezembro poderá curtir muito mais do que o clima ameno da serra. Além da natureza exuberante e das temperaturas agradáveis, a cidade também conta com diversas atrações culturais. Muitas delas acontecem … Continua

por: Redação ( 5 anos atrás - quinta-feira dia 29 de novembro de 2018 ) - Atualizado: 30/11/2018 09:55
Tempo de Leitura: 6 minutos

Quem estiver em Campos do Jordão no mês de Dezembro poderá curtir muito mais do que o clima ameno da serra.

Além da natureza exuberante e das temperaturas agradáveis, a cidade também conta com diversas atrações culturais.

Muitas delas acontecem no Museu Felícia Leirner. O espaço a céu aberto oferece uma rica programação, onde a cultura e a arte tem destaque.

Recomendado para toda família, as atrações incluem eventos educativos, jogos, brincadeiras e música.

Os visitantes poderão fazer visitas guiadas e assim aprender mais sobre a coleção de esculturas do museu. E também sobre o Auditório Cláudio Santoro que fica anexo ao espaço.

A programação inclui informação sobre a natureza da região e plantio de mudas nativas.

Os visitantes poderão aprender ainda sobre o processo de restauração, preservação e restauro das obras de Felícia Leirner expostas ao ar livre.

Temas como inclusão social, grupos de minorias e Direitos Humanos também estão na pauta do Museu neste final de ano.

A agenda musical conta com a participações grandes talentos. Incluindo um recital formado por tenor, soprano e um pianista. Um concerto  com As Meninas Cantoras de Campos do Jordão. E ainda ensaio aberto com a Big Band Toriba.

A entrada inteira no Museu custa R$10,00 e a meia R$5,00. Nos domingos a entrada é gratuita. Algumas atividades possuem preços diferenciado, conforme a descrição abaixo.

Local: Museu Felícia Leirner – Auditório Claudio Santoro
Endereço: Av. Dr. Luis Arrobas Martins, 1.880 – Alto da Boa Vista – Campos do Jordão
Mais informações: (12) 3662-6000

Confira a programação do Museu Felícia Leirner de Dezembro de 2018

De 1 a 31 de Dezembro
Roteiro Cultural – Campos do Jordão
Em parceria com o Museu Casa da Xilogravura, a ação consiste em jogos, enigmas e brincadeiras que interligam as instituições e incentivam o público a conhecer esses dois importantes espaços culturais do município. Depois de se divertir muito visitando os dois museus, sua família ainda ganha um certificado de participação! Imperdível! Pergunte a um de nossos educadores como participar!
Horário: das 09h00 às 18h00

De 1 a 31 de Dezembro
Ligue os Pontos: Meu Museu, Minhas Conexões!
Esta atividade deixará sua visita ainda mais divertida! Para participar, basta solicitar a orientação dos educadores e um mapa com a localização das esculturas no Museu. Nele, o participante deverá apontar uma rota com as obras que mais gostou. Ao final, receberá um barbante colorido e reproduzirá a seleção alinhavando o seu “roteiro pessoal” em um painel coletivo. Participe e contribua para tornar nosso painel ainda mais especial!
Horário: das 09h00 às 18h00

Dias 1, 2, 8, 9, 15, 16, 22, 23, 24, 29, 30 e 31 de Dezembro
Visita Educativa
Aos finais de semana, você e sua família poderão desfrutar de um passeio muito especial! A equipe de educadores do Museu oferecerá visitas educativas em horários fixos, voltadas para todos os públicos. Os visitantes vão conhecer um pouco mais sobre a coleção de esculturas e o Auditório, além das características da própria natureza do entorno. Nos demais dias, o visitante pode solicitar o acompanhamento de um educador em qualquer horário de funcionamento dos equipamentos culturais.
Horários: às 10h00, 11h00, 15h00 e 16h00

De 1 a 31 de Dezembro
Virada Inclusiva: Abertura da Exposição Acessível Cultura Popular e Diversidade Corporal no Folclore
Durante o mês de dezembro, o Museu receberá a Exposição Acessível Cultura Popular e Diversidade Corporal no Folclore, da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A mostra busca sensibilizar e celebrar a cultura popular e o direito à diferença corporal e à diversidade humana, apresentando personagens típicos do folclore brasileiro que possuem algum tipo de deficiência física e histórias que aguçam a nossa sensorialidade. Recursos de acessibilidade buscam contemplar as diferenças e atender a todos os públicos com qualidade e autonomia. Venha compartilhar, se envolver e explorar a cultura do nosso país!
Horário: das 09h00 às 18h00

De 1 a 31 de Dezembro
#SONHAROMUNDO: Ação Virtual – Comente a Declaração!
A campanha acontecerá ao longo do mês de dezembro nas redes sociais do Museu e Auditório e consiste em duas postagens semanais com trechos selecionados na Declaração Universal dos Direitos Humanos, acompanhados de uma pergunta-chave que estimule a interação do público virtual, convidando-o a manifestar as suas opiniões sobre o tema. O objetivo é divulgar o documento e propor uma reflexão crítica em ambiente virtual. Participe dessa campanha!
Informações: www.facebook.com/museufelicialeirner

Dia 1 de Dezembro
#SONHAROMUNDO: Oficina de Formação – Diálogos Impertinentes
Neste dia, os participantes compreenderão a importância de facilitar diálogos que afetam diretamente grupos de minorias em nossa sociedade como o machismo, racismo e a homofobia. A oficina idealizada pela “Sustenta Mundo – Culturas & Relações Sustentáveis”, será ministrada pelos facilitadores Carol Hornos e Gustavo Prudente e é voltada para todas as pessoas cujo trabalho envolva dialogar, atender ou educar, como conselheiros tutelares, educadores, agentes de saúde, entre outros. Ela irá ainda apresentar técnicas para facilitar conversas sobre temas significativos e sensíveis para as pessoas!
Horário: das 09h00 às 13h00
Entrada: gratuita
Vagas: 20 vagas mediante inscrição pelo telefone (12) 3662-6000 ou pelo e-mail [email protected]

Dia 6 de Dezembro
Workshop de Conservação e Restauro – Acervo Museu Felícia Leirner
A ação será conduzida por Claudemir Ignácio – um dos conservadores restauradores responsáveis pelos cuidados com a nossa coleção – e abordará os princípios e parâmetros seguidos na conservação e restauro das obras do Museu Felicia Leirner, abrangendo os três diferentes suportes do conjunto escultórico de seu acervo: argamassa, bronze e granito. Serão apresentados procedimentos, equipamentos e materiais utilizados no trabalho, assim como fatores que concorrem para a degradação das obras e medidas preventivas recomendadas. Venha conhecer os bastidores do Museu Felícia Leirner e entender como uma coleção à céu aberto é mantida.
Horário: das 13h00 às 18h00

Dias 7 e 14 de Dezembro
Família no Museu: Preservação do Patrimônio
Nesta ação, os participantes farão uma visita educativa para conhecer as etapas importantes da criação e manutenção das esculturas da artista Felícia Leirner, descobrindo os desafios enfrentados no dia a dia para mantê-las em perfeito estado de conservação. A atividade será conduzida por Pietra Cesário, responsável pelo cuidado diário com as obras do acervo. Uma ação para toda a família!
Horário: às 10h30 e às 13h30

9 de Dezembro
O Palco é Seu: Toriba Musical com Marcello Vanucci e Claudia Neves
A atração traz Marcello Vanucci, um dos mais célebres tenores brasileiros da atualidade, acompanhado ao piano por Luiz Barker. O recital conta, ainda, com a participação especial da soprano Cláudia Neves, que fará alguns deliciosos duetos com o solista, apresentando canções como a “All I Ask You”, do famoso musical “O Fantasma da Ópera”!
Horário: às 11h00
Entrada: gratuita

Dia 11 de Dezembro
Oficina de Diálogo e Escuta com os Guias de Turismo de Campos do Jordão
Dando continuidade às rodas de conversa com a comunidade, convidamos os Guias de Turismo de Campos do Jordão para trazerem as suas ideias e sugestões para as nossas equipes. O objetivo é qualificar a relação com esses importantes agentes, criando um panorama de expectativas que possa nortear futuras ações das instituições. Os guias participantes ganharão uma carteirinha de “Guia Parceiro do Museu e Auditório”, com validade de um ano, que garantirá vantagens no relacionamento com os equipamentos culturais. Venha trazer as suas ideias e trocar experiências! Estaremos abertos à escuta e ao diálogo!
Horário: às 14h00

De 11 a 16 de Dezembro
#SONHAROMUNDO: Viva as Diferenças!
A oficina estimulará a reflexão sobre a importância das diferenças na construção de um mundo plural e mais justo, tendo como base a Declaração Universal dos Direitos Humanos. O objetivo é de construir coletivamente a compreensão sobre a importância deste documento no contexto atual e a nossa responsabilidade em relação ao seu cumprimento.
Horário: às 10h30

De 11 a 16 de Dezembro
#SONHAROMUNDO: Cultura, Arte e Ciência são Direitos Humanos?
Durante a campanha “Sonhar o Mundo”, os visitantes serão convidados a explorarem o Museu a partir de uma perspectiva bastante específica. Baseados no artigo 27 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que versa sobre o direito à participação na vida cultural, à fruição da arte e ao acesso aos conhecimentos científicos, os educadores vão propor um diálogo sobre o tema, enquanto apresentam a coleção de esculturas, demonstrando a importância deste documento!
Horário: às 15h30

29 de Dezembro
Concerto As Meninas Cantoras de Campos do Jordão
O Coral das Meninas Cantoras de Campos do Jordão é uma realização da AMECampos – Associação dos Amigos de Campos do Jordão e foi criado em 2016, com direção artística da mezzo soprano Mere Oliveira e Fábio Fagundes. Ao todo, são 17 meninas, com idades de 10 e 17 anos. O Coral já se apresentou em diversos lugares, como na Sala São Paulo (São Paulo) e no próprio Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão). Já gravaram um CD, com repertório amplo que vai desde o Hino Nacional Brasileiro a cânones tradicionais, passando por canções do folclore africano e obras de repertório clássico, como Chiquinha Gonzaga. Além disso, também gravaram um vídeo clipe intitulado “Bem-te-vi”, juntamente com o pianista Fábio Caramuru. Venha conhecer esse trabalho primoroso e valorizar nossas jovens artistas!
Horário: às 19h00
Ingressos: gratuito

29 e 30 de Dezembro
Família no Museu: Plantio de Mudas Nativas
Que tal fechar o ano de uma maneira diferente? Venha plantar uma muda no Museu e, junto com ela, todos os bons desejos para o novo ano! Vamos regar e cultivar as novas plantinhas com muita dedicação para vermos os nossos sonhos crescerem fortes, deixando o mundo ainda mais lindo! A ação envolve o plantio exclusivo de plantas nativas da região e integra o plantio de compensação de CO2 realizado anualmente pelas instituições desde 2013. Traga a sua família para se divertir e contribuir como nosso verde!
Horário: dia 29/12, às 14h00, e dia 30/12, às 10h30 e às 14h00

30 de Dezembro
Ensaio Aberto – Big Band Toriba
A Big Band Toriba tem formação similar às grandes big bands americanas das décadas de 1930 e 1940. São quatro trombones e seis saxofones, além de piano, guitarra, contrabaixo e bateria. O principal solista é Dado Magnelli. Em seu repertório, a Big Band Toriba inclui dezenas de clássicos da “era do swing”, a maior parte deles em arranjos originais: temas do repertório de Glenn Miller, canções popularizadas por Nat King Cole e standards do jazz. Nas escolhas brasileiras, sucessos como o frevo “Vassourinhas”, o choro “Tico-tico no Fubá” e, ainda, canções da bossa nova, como “Chega de Saudade” e “Garota de Ipanema”. Imperdível!
Horário: às 14h00

Toriba Musical – Itália na Mantiqueira (2)

Toriba Musical – Itália na Mantiqueira (2)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Toriba Musical – Beethoven, Debussy, Chick Corea

Toriba Musical – Beethoven, Debussy, Chick Corea

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Toriba Musical – Itália na Mantiqueira (3)

Toriba Musical – Itália na Mantiqueira (3)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (3)

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (3)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

2º Corrida de Aniversário de Campos do Jordão

2º Corrida de Aniversário de Campos do Jordão

A cidade mais charmosa do Brasil em 2024 chegará a está marca. 150 anos de muita históri...

Desafio das Serras – Campos do Jordão 2024

Desafio das Serras – Campos do Jordão 2024

Desafio das Serras Campos do Jordão 2024 é um evento de Trail Running que acontece em 05...