Fevereiro tem programação Cultural no Museu Felícia Leirner em Campos do Jordão

Muitas atrações culturais aguardam pelo público em Campos do Jordão no mês de Fevereiro. Além do clima ameno do verão na serra, o Museu Felícia Leirner apresenta uma série de eventos, onde o público participa, aprende e se diverte através … Continua

por: Redação ( 5 anos atrás - terça-feira dia 29 de janeiro de 2019 ) - Atualizado: 29/01/2019 18:48
Tempo de Leitura: 6 minutos

Muitas atrações culturais aguardam pelo público em Campos do Jordão no mês de Fevereiro.

Além do clima ameno do verão na serra, o Museu Felícia Leirner apresenta uma série de eventos, onde o público participa, aprende e se diverte através da arte.Com um extenso jardim, o museu abriga dezenas de obras de arte, que completam a paisagem natural de Campos.

Neste espaço também encontra-se o Auditório Cláudio Santoro, cujo palco recebe grandes orquestras e diferentes atrações ao longo do ano.

Na programação de Fevereiro estão inclusas brincadeiras e informações sobre o próprio museu, sobre Campos do Jordão e a natureza do entorno.

Entre os temas abordados nas oficinas e exposições culturais estão: diversidade corporal, brincadeiras de infâncias para pais e filhos, técnica chinesa do origami, atividades literárias, expressão vocal, e reflexões e informações sobre a Semana de Arte Moderna de 1922. Dentre outros.

A agenda ainda conta com recital de música clássica e apresentação Musical Duo Sarabudja.

Local: Museu Felícia Leirner – Auditório Claudio Santoro
Endereço: Av. Dr. Luis Arrobas Martins, 1.880 – Alto da Boa Vista – Campos do Jordão
Entrada: inteira R$10,00 e meia R$5,00 (estudante e idoso) – gratuita aos domingos

Confira a programação cultural do Museu Felícia Leirner para Fevereiro em Campos do Jordão:

De 1 a 28 de Fevereiro de 2019
Roteiro Cultural – Campos do Jordão
Em parceria com o Museu Casa da Xilogravura, a ação consiste em jogos, enigmas e brincadeiras que interligam as instituições e incentivam o público a conhecer os dois importantes espaços culturais da cidade. Depois da diversão, a família participante ainda ganha um certificado! Imperdível! Pergunte a um de nossos educadores como participar!
Horário: das 09h00 às 18h00

De 1 a 28 de Fevereiro de 2019
Ligue os Pontos: Meu Museu, Minhas Conexões!
A atividade deixará a visita ainda mais divertida! Para participar, basta solicitar a orientação dos educadores e um mapa com a localização das esculturas no museu. Nele, o participante deverá apontar uma rota com as obras que mais gostou. No final, receberá um barbante colorido e reproduzirá a seleção alinhavando o seu “roteiro pessoal” em um painel coletivo. Participe e contribua para tornar o nosso painel ainda mais especial!
Horário: das 09h00 às 18h00

De 1 a 3 de Fevereiro de 2019
Exposição: Cultura Popular e Diversidade Corporal no Folclore Brasileiro
A exposição apresenta uma reflexão sobre a importância da sensorialidade e da acessibilidade para a construção de uma sociedade mais inclusiva. Com uma visão diferente da habitual, retrata os personagens do folclore brasileiro, como o Saci, com corpos diferentes. Assim, instigando a curiosidade dos visitantes e incentivando a exploração das possibilidades e percepções do corpo.
Horário: das 09h00 às 18h00

Dias 2, 3, 9, 10, 16, 17, 23 e 24 de Fevereiro de 2019
Visita Educativa
Nos finais de semana, você e sua família poderão desfrutar de um passeio muito especial! A equipe de educadores do Museu oferecerá visitas educativas em horários fixos, voltadas para todos os públicos. As visitas levarão os visitantes a conhecerem um pouco mais sobre a coleção de esculturas e o auditório, além das características da própria natureza do entorno. Nos demais dias, o visitante pode solicitar o acompanhamento de um educador em qualquer horário de funcionamento dos equipamentos culturais.
Horários: às 10h00, às 11h00, às 15h00 e às 16h00

Dia 2 de Fevereiro de 2019
Oficina de Dança Acrobática Para Pais e Filhos
A oficina coordenada pela bailarina e acrobata circense Claudia Millás tem como objetivo possibilitar um espaço de encontro entre pais e filhos. Com o intuito de desenvolverem atividades que permitam maior contato com corpos, gerando confiança e intimidade. Durante as três partes da oficina, Claudia irá propor a introdução às acrobacias de solo e brincadeiras de infâncias e corporais, na possibilidade de reconhecimento corporal e resgate de sentimentos aos participantes
Horário: às 10h00

2 e 3 de Fevereiro de 2019
Família no Museu – Tradições Compartilhadas
Em comemoração ao ano novo chinês, celebrado em 05 fevereiro, o público poderá acessar conhecimentos e curiosidades sobre essa rica cultura, aprendendo a milenar técnica do origami. Uma oportunidade para celebrarmos a união entre os povos e enriquecermos os nossos conhecimentos, com muita diversão! Limite de 20 participantes.
Horários: às 10h30 e às 15h30
Vagas: limite de 20 pessoas

9, 10 e 17 de Fevereiro de 2019
Família no Museu – Liberdade Criativa
Nestes dias os visitantes do museu e auditório poderão conhecer o processo de criação artístico da escultora Felícia Leirner. Suas expressões, linhas, inspirações e a liberdade poética serão abordadas e relacionadas à Semana de Arte Moderna de 1922.
Horário: das 10h30 às 15h30
Vagas: limite de 20 pessoas

10 de Fevereiro de 2019
Toriba Musical: Árias e Duetos de Óperas
A soprano Marly Montoni e o tenor Ulisses Montoni acompanhados pelo pianista Antonio Luiz Barker se apresentam no Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro no projeto Toriba Musical. O recital terá sucessos como, “O Mio Babbino Caro” da Ópera Gianni Schicchi, “All I Ask of You” do musical O Fantasma da Ópera e “On the Street Where You Live”, do musical My Fair Lady.
Horário: às 11h00
Entrada: gratuita

16 de Fevereiro de 2019
Esquenta FLIMA: Festa Literária Internacional da Mantiqueira – O homem que Queria ser Pássaro
Quem nunca sonhou em voar? Na história de Diana Gerbelli, o personagem é um homem que desejava voar, mas tinha os pés enraizados na terra. Com o passar das estações do ano, as aves o ensinaram a ter liberdade e os voos se mostraram múltiplos. Dublê de artista plástica e autora, Diana mora em Monteiro Lobato, na Serra da Mantiqueira e narra histórias há quase dez anos, espalhando poesia e ensinamentos da natureza (e da vida) para crianças e adultos, incentivando os seus próprios voos. Em 2019, ela levará a sua arte para a FLIMA, a Festa Literária Internacional da Mantiqueira, que acontece de 16 a 19 de maio, em Santo Antônio do Pinhal, a 20 minutos de Campos do Jordão. O Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro são parceiros da FLIMA e oferecerão atividades literárias mensais para crianças, jovens e adultos, além de formação para professores, ao longo de 2019. Acompanhe!
Horário: às 15h00

16, 23 e 24 de Fevereiro de 2019
Família no Museu – A influência de uma Época
A semana da Arte Moderna de 1922 foi um marco na história da arte no Brasil. O movimento liderado pelos artistas brasileiros, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Mário de Andrade, Menotti Del Picchia e Oswald de Andrade, impactou a sociedade da época e influência o mundo da arte brasileira até os dias de hoje.
Os participantes serão convidados a voltarem ao tempo a partir de uma reflexão sobre a semana de 1922, conhecendo a produção artística do período, podendo se expressar por meio de desenhos, poemas e diálogos. Limite de 20 participantes.
Horário: às 10h30 e às 15h30.
Vagas: limite de 20 pessoas

9, 20, 21 e 22 de Fevereiro de 2019
Escola Vem ao Museu
Entre os dias 19 e 22 de fevereiro, as escolas poderão escolher uma das seguintes ações para realizar no Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro:
Tradições Compartilhadas: Em comemoração ao ano novo chinês, celebrado dia 05 de fevereiro. Os estudantes poderão acessar conhecimentos e curiosidades sobre essa rica cultura, aprendendo a milenar técnica do origami. Uma oportunidade para celebrarmos a união entre os povos e enriquecermos os nossos conhecimentos, com muita diversão!
Liberdade Criativa: Neste dia os estudantes poderão conhecer o processo de criação artístico da escultora Felícia Leirner. Suas expressões, linhas, inspirações e a liberdade poética serão abordadas e relacionadas à Semana de Arte Moderna de 1922.
A influência de uma Época: A semana da Arte Moderna de 1922 foi um marco na história da arte no Brasil. O movimento liderado pelos artistas brasileiros, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Mário de Andrade, Menotti Del Picchia e Oswald de Andrade, impactou a sociedade da época e influência o mundo da arte brasileira até hoje. Os estudantes serão convidados a voltarem no tempo a partir de uma reflexão sobre a semana de 1922, conhecendo a produção artística o período podendo se expressar por meio de desenhos, poemas e diálogos.
As atividades acontecerão mediante agendamento prévio, com capacidade de uma turma por horário.
Horário: às 9h30 e às 14h30
Vagas: limite de 20 pessoas

23 de Fevereiro de 2019
Oficina Continuada de Expressão Vocal “Viver o Canto”
A Oficina Continuada de Expressão Vocal “Viver o Canto” ministrada pela cantora, educadora e terapeuta Cecília Valentim, apresenta, o canto como forma de comunicação, troca e integração entre experiências de vida e suas diversidades. Durante os dez encontros de pura vivência, o participante terá a oportunidade de desenvolver a expressão vocal como forma de espontaneidade, alegria, criatividade e conhecimento interno pessoal, como o bem-estar corporal, mental e emocional. Nas atividades coletivas, o canto em grupo estabelece vínculos e o partilhar de experiências entre os participantes. A oficina também utiliza como mentor a abordagem da Arte do Ser Cantante, projeto de Cecília que busca as práticas de sensibilização, consciência e integração corporal entre os participantes. Sobre Cecília Valentim: Doutoranda e Mestre em Psicologia da Arte pelo Instituto de Psicologia da USP. Graduada em Música/Canto pela Faculdade de Artes Santa Marelina, foi aluna e assistente de H.J. Koellreutter por 12 anos. Especializou-se em Música Antiga na Inglaterra, com Emma Kirkby e Evelyn Tubb e na Espanha com Jordi Savall e Montserrat Figueiras. Formou-se em Healing Voice e Overtone Chanting na Inglaterra, com Jill Purce Pioneira no Brasil e inovadora na Arte do Canto como caminho de transformação pessoal e expressão.
Horário: das 10h00 às 12h00

24 de Fevereiro de 2019
Domingo Musical – Apresentação Musical Duo Sarabudja
O Duo Sarabudja, composto por Hélio Ramalho e Ricardo Mingardi apresenta ritmos de Cabo Verde e do Brasil, cantado em Criolo com releituras populares dos povos e composições próprias. A dupla mistura voz, violão, batidas eletrônicas e união entre Cabo Verde – Brasil, formando uma mistura de culturas, com tempero único e original.
Horário: às 11h00
Entrada: gratuita

Reserve seu Hotel ou Pousada para aproveitar o mês de Fevereiro em Campos do Jordão

Arte no Outono: Serial Funkers convida Luciana Mello

Arte no Outono: Serial Funkers convida Luciana Mello

A Serial Funkers convida a cantora Luciana Mello para “O Baile da Serial”, um show conta...

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Arte no Outono: Fafá de Belém

Arte no Outono: Fafá de Belém

Com quase 50 anos de uma carreira magistral, Fafá de Belém sobe ao palco do Auditório Cl...

Arte no Outono: Big Band FLMA e convidados

Arte no Outono: Big Band FLMA e convidados

A Big Band da Fundação Lia Maria Aguiar traz ao palco toda a energia do jazz. O conjunto...

Arte no Outono: Tiê e Orquestra Livre FLMA

Arte no Outono: Tiê e Orquestra Livre FLMA

Trazendo o tom intimista e acolhedor do seu show “Saudade é Amor”, a cantora Tiê – que c...