Campos do Jordão, 21 de novembro de 2019.

maio
16
2019

Bosque Vermelho exibe Paisagens Exóticas no Outono em Campos do Jordão

por: - Atualizado: 16/05/2019 19:23

Uma floresta de cores incríveis chama a atenção de visitantes em Campos do Jordão.

Em meio a mata nativa do Horto Florestal (Parque Estadual), o Bosque Vermelho é um espaço único, onde as paisagens criam uma atmosfera de beleza e fantasia.

Para chegar até lá é necessário algum espírito de aventura. Após entrar no Horto Florestal deve-se continuar por cinco quilômetros em uma estrada de terra estreita e cercada de mata.

O caminho liga Campos do Jordão a cidade mineira de Delfim Moreira e é usado por romeiros e por pessoas que atravessam o trajeto a passeio, como jipeiros, motoqueiros, cavaleiros e ciclistas. A estrada também faz parte do roteiro dos Caminhos da Fé.

Porém o cenário encontrado no local compensa o esforço. As árvores do Bosque se destacam em meio a natureza da serra, criando imagens de rara beleza.

O que dá nome ao Bosque Vermelho são as grandes árvores, que foram plantadas há anos no local. Uma espécie do gênero Taxodium, conhecido popularmente por Pinheiro do Brejo.

Natural da America do Norte, esta árvore se adaptou ao clima de Campos do Jordão e assim como o Plátanos e o Liquidambar, ela muda de cor durante o Outono.

Durante esta estação, especialmente em Maio, as folhas ficam coloridas no alto das árvores e começam a cair, cobrindo o chão com tons avermelhados e montando lindas paisagens.

A espécie exótica foi plantada ali no ano de 1959 com o objetivo de produzir madeira.

“O Bosque Vermelho surgiu em função de uma época de reflorestamento no parque de forma experimental. O Governo foi plantando muitas espécies exóticas que não tinham o olhar de impacto, e sim, de madeira para produção, porque cresce rápido estes tipos de pinheiro”. Explica Diego Lustre Gonçalves, Gestor do Parque Estadual.

Outras espécies foram plantadas em Campos do Jordão na época como o Pinus Elliottii, que precisa ser erradicado, porque ele representa um impacto muito grande na natureza.

“Já o pinheiro do brejo não é invasor. Então ele ocupou sua área onde foi plantado e ele não tende a se reproduzir pra além disso. E como ele tem um caráter lúdico, visual, paisagístico, interessante por ser diferente, a ideia é que ele seja mantido como um atrativo para o visitante”. Completa o gestor do parque.

O Bosque do Vermelho fica dentro do Parque Estadual de Campos do Jordão, que funciona diariamente das 9:00 às 16:00 horas.

Mais Informações
(12) 3663-3762
(12) 3663-1977

Hotel Vila Inglesa

Seja o Primeiro a Comentar

Sobre o Portal NetCampos

Lançado em Janeiro de 2004, o Portal NetCampos se tornou um dos mais completos Portais sobre Campos do Jordão na internet, oferecendo informações para um público que realmente se interessa e visita a cidade.

Logo NetCampos
Guia Turístico e informativo de Campos do Jordão com dicas de hotéis, pousadas, restaurantes, imobiliárias, passeios e muito mais!
Copyright © 2004-2016 - Portal NetCampos - Av. Januário Miráglia, 2342 - Campos do Jordão - SP 12460-000 - (12) 3663-7321