Campos do Jordão, 14 de dezembro de 2019.

jul
01
2019

Festival de Inverno 2019 começa com música Clássica e Popular em Campos do Jordão

por: - Atualizado: 01/07/2019 19:45

Os primeiros acordes musicais começaram a soar nas montanhas da Serra da Mantiqueira.

A edição comemorativa de 50 anos do Festival de Inverno de Campos do Jordão teve início neste final de semana, com música de excelente qualidade.

O festival realiza mais de 150 concertos que acontecem em diversos pontos da cidade, sendo a maioria com entrada gratuita durante todo o mês de julho.

Na abertura oficial, que aconteceu no Auditório Cláudio Santoro, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo encantou o público tocando o Hino Nacional Brasileiro. E em seguida Glinka, Tchaikovsky e Borodin.

Neste ano, o Festival faz uma série de homenagens, de grandes nomes que fazem parte da historia do evento e que foram lembrados durante a abertura.

São eles o maestro Eleazar de Carvalho, um dos criadores do evento e de sua programação pedagógica; o maestro e pianista João Carlos Martins, que realizou as primeiras apresentações de música clássica na cidade, no Hotel Toriba; Roberto Minczuk, diretor artístico do Festival de 2004 a 2010 e atual regente da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo; Fabio Mechetti, regente assistente de Eleazar de Carvalho no Festival e atual regente titular e diretor artístico da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais; e o violonista Fabio Zanon, um dos principais concertistas da atualidade, coordenador artístico-pedagógico do Festival desde 2013.

A abertura também contou com a presença do Governador João Dória, que falou sobre os homenageados e sobre a programação do Festival:

“Eu gosto muito de música clássica e gosto muito do Festival de Inverno de Campos do Jordão. Frequento aqui há mais de 20 anos. E eu fiz a sugestão para a homenagem de alguns dos maestros que eu vi tocando aqui, alguns que ainda estão vivos e outros que já se foram. E o conselho que organiza o Festival de Inverno entendeu como uma sugestão positiva. Embora eles tenham total autonomia. E pedi, e insisti muito também, para que pudessem avaliar esta composição de música clássica com a música popular brasileira. Também foi uma grande conquista deste festival. Carlinhos Brown, Fafá de Belém e outros grandes nomes estarão se apresentando aqui ao lado da Jazz Sinfônica, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e de grandes nomes da música clássica. É o clássico e o popular atendendo a população que visita o Festival de Inverno em Campos do Jordão na Temporada de Inverno.

Conforme disse o governador, a novidade desta edição é a inclusão de grandes nomes da MPB que tocam em apresentações gratuitas na praça, ao lado da Orquestra Jazz Sinfônica. Além das tradicionais orquestras e grupos de câmara que realizam grandes concertos musicais.

Assista abaixo o vídeo do cantor Carlinhos Brown enviado por Claudia Pagotto, seguidora da página de Campos do Jordão no Facebook.

Para ver a programação do Festival de Inverno e outras atrações que acontecem em Campos do Jordão acesse a Agenda NetCampos.

Hotel Vila Inglesa

Seja o Primeiro a Comentar

Sobre o Portal NetCampos

Lançado em Janeiro de 2004, o Portal NetCampos se tornou um dos mais completos Portais sobre Campos do Jordão na internet, oferecendo informações para um público que realmente se interessa e visita a cidade.

Logo NetCampos
Guia Turístico e informativo de Campos do Jordão com dicas de hotéis, pousadas, restaurantes, imobiliárias, passeios e muito mais!
Copyright © 2004-2016 - Portal NetCampos - Av. Januário Miráglia, 2342 - Campos do Jordão - SP 12460-000 - (12) 3663-7321