Festival de Inverno 2019 começa com música Clássica e Popular em Campos do Jordão

Os primeiros acordes musicais começaram a soar nas montanhas da Serra da Mantiqueira. A edição comemorativa de 50 anos do Festival de Inverno de Campos do Jordão teve início neste final de semana, com música de excelente qualidade.O festival realiza … Continua

por: Redação ( 5 anos atrás - segunda-feira dia 1 de julho de 2019 ) - Atualizado: 01/07/2019 19:45
Tempo de Leitura: 2 minutos

Os primeiros acordes musicais começaram a soar nas montanhas da Serra da Mantiqueira.

A edição comemorativa de 50 anos do Festival de Inverno de Campos do Jordão teve início neste final de semana, com música de excelente qualidade.O festival realiza mais de 150 concertos que acontecem em diversos pontos da cidade, sendo a maioria com entrada gratuita durante todo o mês de julho.

Na abertura oficial, que aconteceu no Auditório Cláudio Santoro, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo encantou o público tocando o Hino Nacional Brasileiro. E em seguida Glinka, Tchaikovsky e Borodin.

Neste ano, o Festival faz uma série de homenagens, de grandes nomes que fazem parte da historia do evento e que foram lembrados durante a abertura.

São eles o maestro Eleazar de Carvalho, um dos criadores do evento e de sua programação pedagógica; o maestro e pianista João Carlos Martins, que realizou as primeiras apresentações de música clássica na cidade, no Hotel Toriba; Roberto Minczuk, diretor artístico do Festival de 2004 a 2010 e atual regente da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo; Fabio Mechetti, regente assistente de Eleazar de Carvalho no Festival e atual regente titular e diretor artístico da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais; e o violonista Fabio Zanon, um dos principais concertistas da atualidade, coordenador artístico-pedagógico do Festival desde 2013.A abertura também contou com a presença do Governador João Dória, que falou sobre os homenageados e sobre a programação do Festival:“Eu gosto muito de música clássica e gosto muito do Festival de Inverno de Campos do Jordão. Frequento aqui há mais de 20 anos. E eu fiz a sugestão para a homenagem de alguns dos maestros que eu vi tocando aqui, alguns que ainda estão vivos e outros que já se foram. E o conselho que organiza o Festival de Inverno entendeu como uma sugestão positiva. Embora eles tenham total autonomia. E pedi, e insisti muito também, para que pudessem avaliar esta composição de música clássica com a música popular brasileira. Também foi uma grande conquista deste festival. Carlinhos Brown, Fafá de Belém e outros grandes nomes estarão se apresentando aqui ao lado da Jazz Sinfônica, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e de grandes nomes da música clássica. É o clássico e o popular atendendo a população que visita o Festival de Inverno em Campos do Jordão na Temporada de Inverno.

Conforme disse o governador, a novidade desta edição é a inclusão de grandes nomes da MPB que tocam em apresentações gratuitas na praça, ao lado da Orquestra Jazz Sinfônica. Além das tradicionais orquestras e grupos de câmara que realizam grandes concertos musicais.Assista abaixo o vídeo do cantor Carlinhos Brown enviado por Claudia Pagotto, seguidora da página de Campos do Jordão no Facebook.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Para ver a programação do Festival de Inverno e outras atrações que acontecem em Campos do Jordão acesse a Agenda NetCampos.

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (1)

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (1)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Vencedores do Concurso Maria Callas

Vencedores do Concurso Maria Callas

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Serie Orquestras Paulistas “Viola Enluarada”, Cia. Minaz

Serie Orquestras Paulistas “Viola Enluarada”, Cia. Minaz

O show “Viola Enluarada” da Cia. Minaz retorna a Campos do Jordão no dia 20 de abril, no...

2º Corrida de Aniversário de Campos do Jordão

2º Corrida de Aniversário de Campos do Jordão

A cidade mais charmosa do Brasil em 2024 chegará a está marca. 150 anos de muita históri...

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...