Campos do Jordão, 23 de outubro de 2019.

jul
26
2019

Último dia do Festival de Inverno terá concerto com Clássicos do Cinema na Praça

por: - Atualizado: 26/07/2019 19:01

O último dia do Festival de Inverno terá uma apresentação especial em Campos do Jordão.

A Orquestra Sinfônica de Piracicaba se apresenta na Praça de Capivari, às 13h30, tocando o concerto “A Orquestra no Cinema”.

Com regência do maestro William Coelho, o grupo interpreta trilhas sonoras de clássicos do cinema como “2001 – Uma Odisseia no Espaço”, “Guerra nas Estrelas”, “Laranja Mecânica” e “Morte em Veneza”.

Das quatro peças do repertório, duas são do cineasta americano Stanley Kubrick: “No Belo Danúbio Azul”, valsa de Johann Strauss Jr. estreada em 1867 pela Filarmônica de Viena, considerada hino não oficial da Áustria e que integra a trilha sonora de “2001 – Uma Odisseia no Espaço”, de 1968; e a Abertura da ópera “La Gazza Ladra”, composta em 1817 pelo italiano Gioachino Rossini, e que fez parte do filme “Laranja Mecânica”, de 1971.

O programa conta também com o adagietto da “5a. Sinfonia”, composição do austríaco Gustav Mahler que o diretor de cinema Luchino Visconti incluiu no filme “Morte em Veneza”, em 1971. Para o encerramento, a OSP interpreta a “Suíte Sinfônica de Guerra nas Estrelas”, do filme “Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança”, de George Lucas. A obra rendeu ao compositor norte-americano John Williams o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original, em 1978.

“Como a 50ª edição concentrou as ações nos eixos Clássico e Popular-Sinfônico, a opção foi por levar novamente à Praça do Capivari um repertório capaz de cativar o público. São músicas-temas de filmes consagrados e de expressividade nos circuitos do cinema mundial”, diz Jamil Maluf, regente titular e diretor artístico da OSP.

Em Campos do Jordão a Orquestra Sinfônica de Piracicaba vai ser regida pelo maestro convidado William Coelho.

Coelho é regente titular do Conjunto de Música Antiga da USP (Universidade de São Paulo) e do Madrigal Anhum, além de maestro preparador do Coro da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). Ele é professor de Canto Coral no Instituto de Artes da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), de Regência Coral na pós-graduação da Faculdade Paulista de Artes e Regência Orquestral na Academia de Regência da Osesp. Como violista atua no sexteto Clio de música antiga e no quarteto Pau-Brasil. É autor do Guia Didático para Cordas do Projeto Guri.

Considerado o conjunto de música clássica com maior tempo em atividade no país, com 119 anos de trajetória artística, a Orquestra Sinfônica de Piracicaba se manteve, ao longo das décadas, de concertos esporádicos, fruto do empenho de entusiastas da música clássica, muitos ligados à Esalq, a tradicional escola de agronomia da USP.

 

Fotos: Rodrigo Alves

Hotel Vila Inglesa

Seja o Primeiro a Comentar

Sobre o Portal NetCampos

Lançado em Janeiro de 2004, o Portal NetCampos se tornou um dos mais completos Portais sobre Campos do Jordão na internet, oferecendo informações para um público que realmente se interessa e visita a cidade.

Logo NetCampos
Guia Turístico e informativo de Campos do Jordão com dicas de hotéis, pousadas, restaurantes, imobiliárias, passeios e muito mais!
Copyright © 2004-2016 - Portal NetCampos - Av. Januário Miráglia, 2342 - Campos do Jordão - SP 12460-000 - (12) 3663-7321