Alunos de gastronomia do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão empreendem durante a pandemia

Além da constante atualização para destacar-se no segmento, o cenário atual provocou a necessidade de um novo olhar dos profissionais da gastronomia para área

por: Redação ( 3 anos atrás - sábado dia 5 de dezembro de 2020 ) - Atualizado: 05/12/2020 14:10
Tempo de Leitura: 4 minutos

Estudantes do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão contam como aplicam os aprendizados da graduação em seus negócios

Além da constante atualização para destacar-se no segmento, o cenário atual provocou a necessidade de um novo olhar dos profissionais da gastronomia para área. Empresários, chefs e consultores viram a necessidade de desenvolver novas habilidades para permanecerem ativos e em evidência no mercado.

“Os principais impactos no comportamento do profissional da área de alimentação foram o desenvolvimento de competências emocionais como a resiliência e a flexibilidade. A área teve que se adaptar a novos formatos de serviços para passar por esse período de pandemia, ainda em vigência, e o setor precisa de profissionais envolvidos diretamente nesse processo”, afirma Fernando Oliveira, professor do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão.

Conhecimento e empreendedorismo

As mesmas habilidades mostraram-se essenciais no cenário educacional da gastronomia. Muitos alunos, inclusive, aproveitaram o momento para empreender utilizando os conhecimentos adquiridos no curso. É o caso de Charbel Ferroni, que está no 4º período da graduação Tecnologia em Gastronomia, no Centro Universitário Senac – Campos do Jordão.

“O sonho de fazer gastronomia me acompanha desde criança. A arte de cozinhar me remete a memórias afetivas, do tempo em que minha avó preparava deliciosos pratos e reunia toda a família. Aquela sensação me fez ter certeza de que era isso que eu queria para minha vida. Foi, então, que decidi cursar gastronomia e estudá-la a fundo passou a fazer parte dos meus dias”, diz.

Charbel conta que empreender mudou a sua forma de lidar com as situações do cotidiano e que é o início da realização de um sonho. “Empreender neste momento crítico está sendo extremamente desafiador. Em condições normais, introduzir uma marca ou produto no mercado é bastante difícil, pois, conseguir se destacar na indústria alimentícia requer muita persistência, qualidade e tempo. Uma boa massa é culturalmente apreciada em todo o mundo e a minha ideia de produzir massas artesanais surgiu para suprir a defasagem desse produto no mercado. Levar à mesa das famílias algo saboroso, prático e, ao mesmo tempo, sofisticado é o nosso maior objetivo e desafio”, afirma.

O aluno ressalta que a padronização dos produtos foi realizada com o conhecimento adquirido por meio da graduação no Centro Universitário Senac – Campos do Jordão. “Os professores possuem conhecimento vasto e disponibilidade para auxiliar em todas as dúvidas. Desde as fichas técnicas, o percentual de lucro, os métodos de preparo e conservação, até o desenvolvimento de todo o cardápio e sabores das massas, tiveram influência direta dos professores e das disciplinas aprendidas no curso”.

Além de Charbel, outros alunos despertaram para o empreendedorismo a partir dos conhecimentos adquiridos no Senac. Nascido no interior de Minas Gerais, Matheus Gomes, que cursa o 3º período de Tecnologia em Gastronomia, também sempre teve uma relação muito grande com a comida, principalmente a cozinha caipira.

“Tive experiência de trabalho em uma hamburgueria, em São José dos Campos, e quis trazer a qualidade de um hambúrguer artesanal para o local onde moro. Primeiro, fechei parceria com uma fotógrafa e foquei no design e na proposta da empresa, que era oferecer um cardápio simples, com ingredientes frescos e com combinações que mudam a cada semana”, explica.

Matheus considera os ensinamentos aprendidos na graduação como fundamentais para o desenvolvimento do negócio. “Todos os aprendizados foram essenciais, principalmente os relacionados a técnica e organização, além de estocagem correta dos alimentos, ficha técnica e compras. A graduação é, sem dúvida, a chave para quem deseja encarar o mundo do empreendedorismo. Atualmente, trabalho produzindo hambúrgueres e fazendo eventos, no formato de jantares com menus degustação, e tenho o sonho de viajar pelo país e honrar nossa gastronomia maravilhosa”, afirma.

Para as pessoas que desejam ingressar em um curso superior de gastronomia, professor Fernando Oliveira avalia. “O futuro profissional da área tem uma gama diversa de oportunidades nos dias de hoje e ainda mais no futuro. As plataformas de comércio gastronômico eletrônico por meio de serviços via delivery para alimentos e bebidas crescem a cada dia e são um exemplo. Neste mercado, cada vez mais, clientes e profissionais irão se conectar, considerando como fatores relevantes a criatividade e a exclusividade dos produtos e dos serviços, e sempre tendo como alicerce uma formação de qualidade, que proporcione conteúdo e repertório diverso para o desenvolvimento pessoal e profissional”, finaliza.

Vestibular digital

O Centro Universitário Senac – Campos do Jordão está com inscrições abertas, até o dia 19 de fevereiro, para o Vestibular do 1º semestre de 2021 para a graduação Tecnologia em Gastronomia. Alinhada às tendências educacionais, a instituição realiza o Vestibular Digital, com a elaboração de redação on-line, e a redução da taxa de inscrição que agora custa R$ 25. Para facilitar o acesso ao mundo universitário, também serão aceitos para avaliação do vestibular os resultados obtidos na redação do Enem entre 2009 a 2019. Para participar, os interessados devem realizar as inscrições no site do Senac: https://www.sp.senac.br/graduacao/curso/tecnologia/gastronomia.

Programa de Parcelamento Estudantil Senac

Os ingressantes nos cursos de graduação presencial do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão poderão participar do Programa de Parcelamento Estudantil Senac. A iniciativa oferece a oportunidade do parcelamento de 50% ou 80% das parcelas mensais, com a possibilidade de pagamento somente após o término. O programa é destinado aos candidatos aprovados que tenham renda familiar per capita de até 6 salários mínimos, de abrangência nacional.

Programa de Descontos e Bolsas

A instituição oferece desconto de até 20% para ex-alunos Senac que tenham concluído cursos ou participado de atividades a partir de janeiro de 2019. Também terão acesso ao desconto os candidatos que tenham concluído o ensino médio em escola pública a partir de 1/1/2019.

Além disso, os proprietários, empregados e os respectivos dependentes de empresas contribuintes do Senac e os candidatos ligados aos sindicatos filiados à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) também poderão ter acesso ao desconto de até 20%. Importante: os descontos ofertados não são acumulativos.

Para obter informações sobre o Programa de Parcelamento Estudantil Senac e o Programa de Descontos e Bolsa, os interessados devem acessar www.sp.senac.br/graduacao/bolsas-descontos-parcelamento.

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (1)

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (1)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Vencedores do Concurso Maria Callas

Vencedores do Concurso Maria Callas

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Serie Orquestras Paulistas “Viola Enluarada”, Cia. Minaz

Serie Orquestras Paulistas “Viola Enluarada”, Cia. Minaz

O show “Viola Enluarada” da Cia. Minaz retorna a Campos do Jordão no dia 20 de abril, no...

2º Corrida de Aniversário de Campos do Jordão

2º Corrida de Aniversário de Campos do Jordão

A cidade mais charmosa do Brasil em 2024 chegará a está marca. 150 anos de muita históri...

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...