Temporada Gastronômica das Frutas Vermelhas: chef ensina receita para ceias de Natal e Ano Novo

Breno Koci Guelssi, professor do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão, fala sobre o cultivo das frutas na região.

por: Redação ( 3 anos atrás - quarta-feira dia 23 de dezembro de 2020 ) - Atualizado: 23/12/2020 19:14
Tempo de Leitura: 3 minutos

Reconhecida pelo clima e pelas paisagens, Campos do Jordão também desperta o interesse dos turistas por outro atrativo: a gastronomia. A Serra da Mantiqueira possui as condições ideais para o cultivo de frutas vermelhas, como amora, framboesa, mirtilo, entre outras, o que originou a Temporada Gastronômica das Frutas Vermelhas, que acontece até o dia 3 de janeiro e abrange também o município de Santo Antônio do Pinhal.

“As chamadas berries encontram nas regiões montanhosas de Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal as melhores condições para se desenvolverem: clima frio e altitude. Algumas frutas vermelhas, por exemplo, necessitam de mais de 250 horas acumuladas de temperaturas abaixo de 7,2 ºC e essas regiões costumam atender a essas características”, afirma o chef e professor do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão Breno Koci Guelssi.

As frutas vermelhas produzidas na região estão em período de colheita e seus sabores são uma ótima opção para compor as receitas de fim de ano. “Usualmente, as frutas vermelhas compõem magistralmente diversas sobremesas, porém é no período natalino, por conta de suas cores vivas, que elas mais se destacam”, ressalta.

Como sugestão, o chef compartilhou uma receita com frutas vermelhas para as festas de fim de ano:

Panna Cota de Iogurte com Coulis de Frutas Vermelhas

Ingredientes (Panna Cota)
150 ml de iogurte natural
400 ml de leite integral
80 g de açúcar refinado
6 g de gelatina em pó
Fava de baunilha

Ingredientes (Coulis de Frutas Vermelhas)
150 g de morango
150 g de amora
100 g de mirtilo
75 g de açúcar
Gotas de limão siciliano

Modo de Preparo da Panna Cota

Ferva o leite com o açúcar e a fava de baunilha;
Hidrate a gelatina e acrescente ao leite;
Adicione o iogurte, retire a fava, disponha em taças e leve para gelar por cinco horas.
Modo de preparo do Coulis de Frutas Vermelhas

Leve todos os ingredientes ao fogo baixo, mexendo de vez em quando;
Retire o coulis do fogo assim que começar a espessar e espere esfriar;
Sirva o coulis sobre a panna cota.

A Temporada Gastronômica das Frutas Vermelhas é promovida pela Associação Cozinha da Mantiqueira, que reúne 28 associados entre bares, restaurantes e cervejarias artesanais de Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal. Ao longo do evento, os turistas poderão degustar um cardápio especial com bebidas, petiscos, pratos e sobremesas harmonizados com as frutas vermelhas da região.

Vestibular digital

Aos interessados na área da gastronomia, o Centro Universitário Senac – Campos do Jordão está com inscrições abertas, até o dia 19 de fevereiro, para o Vestibular do 1º semestre de 2021 para a graduação Tecnologia em Gastronomia. Alinhada às tendências educacionais, a instituição realiza o Vestibular Digital, com a elaboração de redação on-line, e a redução da taxa de inscrição que agora custa R$ 25. 

Para facilitar o acesso ao mundo universitário, também serão aceitos para avaliação do vestibular os resultados obtidos na redação do Enem entre 2009 a 2019. Para participar, os interessados devem realizar as inscrições no site do Senac: https://www.sp.senac.br/graduacao/curso/tecnologia/gastronomia.

Programa de Parcelamento Estudantil Senac

Os ingressantes nos cursos de graduação presencial do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão poderão participar do Programa de Parcelamento Estudantil Senac. A iniciativa oferece a oportunidade do parcelamento de 50% ou 80% das parcelas mensais, com a possibilidade de pagamento somente após o término. O programa é destinado aos candidatos aprovados que tenham renda familiar per capita de até 6 salários mínimos, de abrangência nacional.

Programa de Descontos e Bolsas

A instituição oferece desconto de até 20% para ex-alunos Senac que tenham concluído cursos ou participado de atividades a partir de janeiro de 2018. Também terão acesso ao desconto os candidatos que tenham concluído o ensino médio em escola pública a partir de 1/1/2018.

Além disso, os proprietários, empregados e os respectivos dependentes de empresas contribuintes do Senac e os candidatos ligados aos sindicatos filiados à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) também poderão ter acesso ao desconto de até 20%. Importante: os descontos ofertados não são acumulativos.

Para obter informações sobre o Programa de Parcelamento Estudantil Senac e o Programa de Descontos e Bolsa, os interessados devem acessar www.sp.senac.br/graduacao/bolsas-descontos-parcelamento.

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (1)

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (1)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Vencedores do Concurso Maria Callas

Vencedores do Concurso Maria Callas

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Serie Orquestras Paulistas “Viola Enluarada”, Cia. Minaz

Serie Orquestras Paulistas “Viola Enluarada”, Cia. Minaz

O show “Viola Enluarada” da Cia. Minaz retorna a Campos do Jordão no dia 20 de abril, no...

2º Corrida de Aniversário de Campos do Jordão

2º Corrida de Aniversário de Campos do Jordão

A cidade mais charmosa do Brasil em 2024 chegará a está marca. 150 anos de muita históri...

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...