“Fundação Lia Maria Aguiar Natal 2021” traz uma encantadora programação com espetáculos na Praça do Capivari

A programação cultural complementa o tradicional Natal de Campos do Jordão, trazendo espetáculos de ballet, música e teatro musical gratuitos e abertos ao público.

por: Redação ( 2 anos atrás - terça-feira dia 23 de novembro de 2021 ) - Atualizado: 23/11/2021 16:26
Tempo de Leitura: 3 minutos

A partir do dia 26 de novembro, a programação cultural da “Fundação Lia Maria Aguiar Natal 2021” irá acontecer com os espetáculos e apresentações musicais desenvolvidos pelos Núcleos Socioculturais de Dança, Música e Teatro, que voltarão a contar com apresentações presenciais na Concha Acústica da Praça do Capivari.

Clássico do ballet, “O Quebra-Nozes” ganha versão encenada por alunos da Fundação

O Núcleo de Dança preparou para o fim de ano um recital com uma das mais clássicas obras de Natal: O Quebra-Nozes, ballet de Tchaikovsky inspirado no conto do escritor alemão E. T. A. Hoffmann e que abrilhanta os palcos desde 1892, quando fez sua estreia em São Petersburgo, capital da Rússia Imperial.

As apresentações de “O Quebra-Nozes” acontecerão nos dias 26, 27 e 28 de novembro, na Concha Acústica da Praça do Capivari. O espetáculo também ganhou uma versão on-line, que será disponibilizado nos perfis oficiais da Fundação, Instagram e YouTube.

“Essa apresentação foi um sopro de esperança, porque as crianças se animaram, voltaram a ter um motivo. A cereja do bolo é estar no palco com o figurino vivendo esse conto de fadas que é o Quebra-Nozes. Esse espetáculo dá muita margem para trabalhar a magia em cena, surpreendendo não apenas a plateia. Essa produção não é apenas para o público, mas principalmente para os alunos do Núcleo de Dança!”, celebra Fabiana Nemeth, Coordenadora do Núcleo.

Núcleo de Música apresenta repertório variado com a Orquestra Jovem Fundação Lia Maria Aguiar

Com um repertório que marcou épocas, a Orquestra Jovem Fundação Lia Maria Aguiar trará uma apresentação diversa. Intitulado “Os Clássicos da Música”, o número trará canções como “The 5 Minute Nutcracker” e “What A Wonderful World”, que serão interpretadas pela Orquestra composta pelos jovens talentos da instituição. Ao todo, o Núcleo de Música fará nove apresentações nos dias 3, 4 e 5 de dezembro, que acontecerão na Concha Acústica.

“Mesmo em tempos de pandemia, não deixamos de desenvolver nossas habilidades musicais, seja ela virtual ou presencial, pois a música tem acompanhado a humanidade desde que o ser humano passou a desenvolver seu repertório. Seja nos períodos mais difíceis como as guerras, pandemias, entre outros, o principal papel da música foi registrar esses momentos, seja com um repertório alegre ou de um sentimento a qual pode ser interpretado de diversas formas”, explicaPaulo Charão, Coordenador do Núcleo de Música.

Núcleo de Teatro apresenta novo espetáculo autoral

Já o Núcleo de Teatro da Fundação preparou um musical original, intitulado “Ele é o Amor”, escrito por Viviane Santos e Thiago Gimenes, responsável também pelas composições inéditas e direção musical. Trata-se de um espetáculo ao estilo “pocket”, estrelado pelos alunos do Núcleo e com uma sinopse bastante similar com a realidade: um professor precisa desenvolver um espetáculo natalino com jovens de origens distintas e diferentes histórias de vida. Enquanto tenta conduzir esse projeto, o professor tem a missão de ressignificar a mensagem do Natal para seus alunos.

Ao todo, 100 crianças e jovens estão envolvidos nessa produção que contará com as coreografias de Keila Fuke, além de muito circo e sapateado. A atração irá receber dois finais de semana de apresentações, nos dias 10, 11, 12 e 17, 18 e 19.

“Quando a gente sente falta de alguma coisa, passa a dar mais valor para aquilo que perdemos. Esse é o sentimento que experimentamos agora ao voltar a produzir espetáculos presenciais. Sempre foi maravilhoso, gostamos muito dessa troca de energia com o público, levando nossas mensagens e nossa Arte. Depois de ficarmos privados, percebemos agora que tem um valor ainda maior. Os alunos estão muito animados e estão até mais seguros e com perspectivas de futuro a partir desse retorno”, celebra Viviane Santos, Coordenadora do Núcleo de Teatro.

As ações da Fundação inspiram uma série de outras iniciativas locais, que visam impactar a vida de todos que passarem por Campos do Jordão neste período de Fim de Ano.

Programe-se e venha vivenciar a magia dos espetáculos de Natal:

Espetáculo Núcleo de Dança – “O Quebra-Nozes”

26/11 – 19h30
27/11 – 19h30 e 21h
28/11 – 19h30

Espetáculo Núcleo de Música – “Os Clássicos da Música”

03/12 – 19h30 e 21h
04/12 – 16h
05/12 – 19h30

Espetáculo Núcleo de Teatro – “Ele é o Amor”

10/12 – 19h30 e 21h
11/12 – 22h
12/12 – 19h30
17/12 – 19h30 e 21h
18/12 – 19h30
19/12 – 19h30

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (1)

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (1)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Vencedores do Concurso Maria Callas

Vencedores do Concurso Maria Callas

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Serie Orquestras Paulistas “Viola Enluarada”, Cia. Minaz

Serie Orquestras Paulistas “Viola Enluarada”, Cia. Minaz

O show “Viola Enluarada” da Cia. Minaz retorna a Campos do Jordão no dia 20 de abril, no...

2º Corrida de Aniversário de Campos do Jordão

2º Corrida de Aniversário de Campos do Jordão

A cidade mais charmosa do Brasil em 2024 chegará a está marca. 150 anos de muita históri...

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...