Prostate Run 2021 Acontece em Campos do Jordão no próximo dia 28

Com o lema: “Câncer de próstata, precisamos tocar neste assunto”, o evento gratuito será restrito a 300 participantes que praticarão as atividades de corrida de rua e caminhada num percurso de 6km

por: Alan Germano ( 1 semana atrás ) - Atualizado: 19/11/2021 12:42

Com objetivo de promover a conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de próstata e o cuidado da saúde do homem, o Rotary Club de Campos do Jordão distrito 4571 sob presidência da Sra. Elisete Rezende, realizará no domingo 28 de novembro de 2021 Corrida e Caminhada Prostate Run 2021.

Com o lema: “Câncer de próstata, precisamos tocar neste assunto”, o evento gratuito será restrito a 300 participantes que praticarão as atividades de corrida de rua e caminhada num percurso de 6km pelas principais avenidas de Campos do Jordão. Os atletas participantes serão convidados a fazer uma doação voluntária de leite em pó, que será destinado a entidades apoiados pelo Rotary Club.

As medidas sanitárias serão cumpridas, exigindo dos participantes comprovante de vacinação contra o COVID-19. uso de máscara, higienização de mãos e distanciamento social.

A Largada será ás 08h00 no Centro de Eventos em Abernéssia de onde os atletas se deslocarão pela terceira via até o cruzamento principal da cidade (Bco Bradesco) dando continuidade em meia pista na Avenida Frei Orestes até o Capivari (Tio Lé) e retorno ao local de concentração.

Com apoio da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão em especial Secretaria de Esportes, Secretaria de Saúde, DSV e parceiros do empresariado local, o Rotary Club de Campos do Jordão, promove mais uma edição de seus eventos esportivos, sempre objetivando causas sociais.

Sobre a doença:

O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam para 65.840 novos casos
de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença.

Um levantamento da Sociedade Americana de Câncer mostra que, nos Estados Unidos, um a cada nove homens tem chance de desenvolver câncer de próstata na vida. Além disso, um a cada 41 homens, em média, morre em decorrência da doença. A maior parcela de homens com o câncer de próstata (75%) concentra-se em idosos acima dos 65 anos. Por isso, o risco aumenta conforme a idade, principalmente após os 50 anos.

Outros fatores de risco para a doença são:

  • Histórico familiar – ter parentes próximos com casos da doença;
  • Alterações genéticas – por exemplo, ser portador da síndrome de
  • Lynch (que pode causar câncer hereditário) e ter mutações em alguns genes (especialmente no BRCA2, que é supressor de tumor);
  • Etnia – homens negros são mais propensos a terem a doença;
  • Produtos químicos – exposição a produtos como arsênio, fuligem e gases de escapamento de carros.

O diagnóstico precoce do câncer de próstata aumenta as chances de reduzir a mortalidade.
Fonte: inca.gov.br e leforte.com.br em outubro 2021.

Serviço:

Prostate Run 2021 – Corrida e Caminhada em Conscientização a prevenção ao Câncer de próstata
Data: 28/11/2021
Local: Campos do Jordão
Mais informações: Sra. Elisete (12)98471-004