Concerto da OSESP Encerra Último Fim de Semana do 2º Festival de Verão de Campos do Jordão

Conhecido por sua tradicional edição de Inverno, evento acontece pela segunda vez no Verão, entre 30/jan e 18/fev, com programação gratuita distribuída entre o Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão, e a Sala São Paulo;

por: Redação ( 1 ano atrás ) - Atualizado: 15/02/2023 08:51
Tempo de Leitura: 4 minutos
Brasil Jazz Sinfônica e Maria Gadú – foto: Ivan Cruz

Reconhecido como o maior evento de música clássica da América Latina, o Festival de Campos do Jordão ganhou um novo formato em 2022 e passou a acontecer também no Verão – além de manter sua tradicional edição de Inverno, em todo mês de julho.

Em 2023, entre 30 de janeiro e 18 de fevereiro, o 2º Festival de Verão de Campos do Jordão oferece 36 apresentações musicais divididas em dois eixos (Música Popular e Música Clássica), além de contar com um Núcleo Pedagógico em formato original – dedicado a grupos musicais já existentes ou formados exclusivamente para essa finalidade (distribuídos entre música popular instrumental e/ou vocal e música clássica de câmara instrumental e/ou vocal).

O Salão Nobre da Sala São Paulo recebeu os primeiros quatro concertos desta edição, de 30/jan a 02/fev, e nesta semana abriga outras três performances, de 13 a 15/fev. As demais apresentações acontecem no Auditório Claudio Santoro, palco mais tradicional do Festival de Campos do Jordão, até o sábado de Carnaval (18/fev).

As performances são gratuitas e com senhas distribuídas 2h antes do início de cada concerto, limitadas à capacidade da Sala São Paulo – Salão Nobre (150 lugares) e do Auditório Claudio Santoro (814 lugares). As atividades pedagógicas ocorrem inteiramente na Sala São Paulo.

Com o Festival de Verão, o Governo do Estado de São Paulo busca ampliar este já tradicional evento – no que diz respeito à época de sua realização, potencializando a capacidade turística do Vale do Paraíba, e ao seu aspecto conceitual, abraçando linguagens e formatos musicais explorados com menor frequência durante o Festival de Inverno (que neste ano chega à sua 53ª edição).

PROGRAMAÇÃO EM CAMPOS DO JORDÃO

Na última semana do evento, destacam-se na programação do Auditório Claudio Santoro apresentações do conjunto de música clássica Percorso Ensemble acompanhado da cantora Eliane Coelho (18/fev); da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo – Ojesp tocando trilhas de filmes de sucesso (18/fev); e do programa Floresta Villa-Lobos, que a Osesp apresentou em 2022 na Sala São Paulo e no Carnegie Hall, em Nova York, e que encerra o Festival neste ano (18/fev). Todos os concertos são gratuitos.

PROGRAMAÇÃO PEDAGÓGICA

O Módulo Pedagógico do 2º Festival de Verão é devotado a atividades de grupos musicais já existentes ou constituídos para essa finalidade, de música popular instrumental e/ou vocal e música clássica de câmara instrumental e/ou vocal, e ocorre de 29/jan a 18/fev. O eixo Música Popular tem coordenação artístico-pedagógica do trompetista e professor Daniel D’Alcantara, enquanto o Trombone Solista da Osesp e regente Wagner Polistchuk é responsável pelo eixo Música Clássica.

Os 20 grupos de bolsistas selecionados nesta edição estão separados em 10 dedicados à Música Popular (de trios a sextetos), e 10 à Música Clássica de Câmara (trios, quartetos e quintetos). As atividades pedagógicas acontecem inteiramente na Sala São Paulo, enquanto as performances dos grupos estão divididas entre Campos do Jordão (Auditório Claudio Santoro) e São Paulo (Salão Nobre – Sala São Paulo).

Os grupos formados por bolsistas gravaram na última semana, cada um, um vídeo clipe profissional no Estúdio da Sala São Paulo. Então, na última segunda (13/fev), esses vídeos foram publicados no canal do Festival no YouTube e estão disponíveis para votação pelo público até o final do dia 19/fev. Os dois vídeos (de Música Popular e Música Clássica) que tiverem o maior número de curtidas no canal receberão, cada um, um prêmio de R$ 20.000, além de um convite para se apresentar no 53° Festival de Inverno de Campos do Jordão, que acontece em julho deste ano.

SOBRE O FESTIVAL DE CAMPOS DO JORDÃO

Criado em 1970 pelos maestros Eleazar de Carvalho, Camargo Guarnieri e Souza Lima, o Festival de Campos do Jordão combina, com excelência, uma programação de música de concerto a um trabalho pedagógico amplo e qualificado. Ao longo de suas 52 edições, o evento, tradicionalmente realizado no Inverno, se consolidou como o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina, oferecendo aos bolsistas a vivência com importantes nomes da música nacional e internacional e, paralelamente, uma programação cultural de qualidade, que beneficia não somente a cidade de Campos do Jordão (SP) como todo o seu entorno, ampliando as oportunidades de acesso à música erudita.

REALIZAÇÃO

O 2º Festival de Verão de Campos do Jordão é um programa do Governo do Estado de São Paulo, realizado por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado e pela Fundação Osesp. Tem direção geral de Marcelo Lopes, direção pedagógica de Rogério Zaghi e coordenação artístico-pedagógica de Daniel D’Alcantara (Música Popular) e de Wagner Polistchuk (Música Clássica). A produção executiva fica a cargo de Alessandra Cimino.

Esta edição conta com apoio da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, Acam Portinari e Museu Felícia Leirner. Realização: Fundação Osesp e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

| PROGRAMAÇÃO 3ª SEMANA – 14 A 18/FEV |

| AUDITÓRIO CLAUDIO SANTORO |

17 FEV (SEX) 17H00 ÀS 22H00

TRIO AROEIRA
COMBO VIBRA
QUARTETO ELEAZAR
QUINTETO AQUARELA
QUARTETO ZACUR

18 FEV (SÁB) 11H00

PERCORSO ENSEMBLE & ELIANE COELHO
CÁSSIA CARRASCOZA flauta e piccolo
GIULIANO ROSAS clarinete e clarone
ANA DE OLIVEIRA violino e viola
ADRIANA HOLTZ violoncelo
HORÁCIO GOUVEIA piano
RICARDO BOLOGNA regente
ELIANE COELHO recitante

18 FEV (SÁB) 15H00

SÃO PAULO BIG BAND & WILSON SIMONINHA

18 FEV (SÁB) 18H00

OJESP
CLÁUDIO CRUZ regente
Trilhas de Filmes

18 FEV (SÁB) 21H00

OSESP
CORO DA OSESP
CORO ACADÊMICO DA OSESP
WAGNER POLISTCHUK regente
ERIKA MUNIZ soprano
OLGA KOPYLOVA piano
MARCELLO DANTAS concepção visual
Floresta Villa-Lobos

| SALA SÃO PAULO – SALÃO NOBRE |

13 FEV (SEG) 19H00

COMBO VIBRA
TERNOAR
QUINTETO DE SOPROS GUANABARA

14 FEV (TER) 19H00

CLEYTON MENEZES GRUPO
TRIO LAZÚLI
QUINTETO AQUARELA
QUINTETO ACAUÃ

15 FEV (QUA) 19H00

ROOTS PERCUSSION
AMÉLIA GABRIELA
QUARTETO ELEAZAR

| SERVIÇO |

2º FESTIVAL DE VERÃO DE CAMPOS DO JORDÃO

Data: 30 de janeiro a 18 de fevereiro

Ingressos:
Entrada gratuita e com senhas distribuídas 2h antes do início de cada concerto, limitada à capacidade da Sala São Paulo – Salão Nobre (150 lugares) e do Auditório Claudio Santoro (814 lugares).
Locais:

AUDITÓRIO CLAUDIO SANTORO
Av. Dr. Luís Arrobas Martins, 1.880, Alto da Boa Vista – Campos do Jordão, SP. Tel. (12) 3662-2334. Horário de funcionamento: somente em dias de concerto, 3h antes do início do evento.
SALA SÃO PAULO – SALÃO NOBRE
Praça Júlio Prestes, 16, 1º andar, Campos Elíseos – São Paulo, SP. Tel. (11) 3367-9500.

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (1)

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (1)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Vencedores do Concurso Maria Callas

Vencedores do Concurso Maria Callas

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Serie Orquestras Paulistas “Viola Enluarada”, Cia. Minaz

Serie Orquestras Paulistas “Viola Enluarada”, Cia. Minaz

O show “Viola Enluarada” da Cia. Minaz retorna a Campos do Jordão no dia 20 de abril, no...

2º Corrida de Aniversário de Campos do Jordão

2º Corrida de Aniversário de Campos do Jordão

A cidade mais charmosa do Brasil em 2024 chegará a está marca. 150 anos de muita históri...

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...