Senac São Paulo realiza 1ª Semana Senac de Aprendizagem Profissional

Celebrando o Dia Internacional do Jovem Trabalhador (24 de abril), a instituição abre espaços de diálogo com empresas e juventudes

por: Redação ( 12 meses atrás ) - Atualizado: 25/04/2023 18:34
Tempo de Leitura: 4 minutos

De 24 a 28 de abril, o Senac São Paulo abre as portas para realizar, pela primeira vez, a Semana Senac de Aprendizagem Profissional. O evento será voltado às empresas e aos jovens interessados em ingressar no Programa Senac de Aprendizagem, iniciativa dedicada à formação de jovens aprendizes.

Referência em educação profissional, a instituição atende atualmente mais de 23 mil jovens entre 14 e 24 anos incompletos por meio do Programa, o que corresponde a cerca de 25% de todo o alunado do Senac no Estado de São Paulo. Durante os 18 meses de curso, os estudantes dividem as rotinas de trabalho com atividades em sala de aula, adequadas para que aprendam e desempenhem suas funções no mundo do profissional. Em 10 anos, foram aproximadamente 66 mil empresas atendidas e mais de 390 mil jovens qualificados para o mercado de trabalho.

A 1ª Semana Senac de Aprendizagem Profissional tem como objetivo abrir espaços de reflexão para que representantes de empresas dialoguem sobre como as companhias se preparam para receber as juventudes, ainda sem experiência, de forma harmoniosa.

“Cada vez mais a Lei da Aprendizagem é vista como oportunidade para as corporações entenderem seus papéis em relação à responsabilidade social. Em um mundo onde tanto se fala em ESG, olhar com atenção para o jovem, sobretudo aquele em situação mais vulnerável e apresentar uma oportunidade de trabalho, é estabelecer ações relacionadas ao S desta sigla, que significa Social. É combater a pobreza, abraçar a diversidade e ter relações saudáveis com a comunidade”, define a coordenadora do Programa Senac de Aprendizagem do Senac São Paulo, Erleni Andrade Lima.

A programação da Semana Senac de Aprendizagem Profissional será composta por atividades gratuitas, sendo duas lives transmitidas pelo canal de YouTube do Senac São Paulo, além de palestras, mesas-redondas, workshops, entre outras atividades distribuídas pelas unidades da instituição em todo o Estado de São Paulo. A agenda completa está disponível no site do evento, onde é necessário realizar uma inscrição de acordo com a atividade desejada.

Nesta segunda-feira, 24 de abril, às 10 horas, aconteceu a abertura do evento, com a live Possibilidades e desafios na inserção dos jovens trabalhadores no mercado de trabalho. Participaram do bate-papo o cofundador do Instituto Gerando Falcões, Lemaestro; a coordenadora do Programa Senac de Aprendizagem, Erleni Andrade Lima e a gerente de Recursos Humanos das redes de farmácias Raia e Drogasil, Vânia Medina Galvani. A mediação ficou por conta do coordenador de Projetos Educacionais, Heitor Botan.

Unidades do Senac no Vale do Paraíba têm programação especial

Já na terça-feira (25), às 14 horas, o Senac Guaratinguetá promoverá uma mesa-redonda com o tema Como uma empresa pode transformar a vida de um jovem aprendiz. Nesta atividade, a ideia é proporcionar uma roda de conversa com a participação de aprendizes, ex-aprendizes e representantes de empresas da região. O encontro será na Rua Dr. João Baptista Rangel de Camargo, 50, no centro da cidade.

Na quarta-feira (26), às 15 horas, será a vez do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão debater o assunto Aprendiz Geração Z: a importância de sua inclusão no mundo do trabalho, com a participação do docente de gestão e negócios da unidade, Wagner Fernandes Cintra, de aprendizes e de empresas interessadas em contar com os jovens profissionais em seu quadro de funcionários. O Centro Universitário fica na Av. Frei Orestes Girardi, 3.549, na Vila Capivari.

Também na quarta-feira (26), às 16 horas, o Senac São José dos Campos realizará uma roda de conversa sobre Os Direitos dos Jovens Aprendizes, com o juiz do trabalho e professor universitário, Adhemar Prisco como palestrante. Na quinta-feira (27), às 15 horas, o papo será sobre Contratação e permanência do jovem aprendiz no ambiente profissional, com o sócio na empresa AP&A Contabilidade e presidente da Associação das Empresas Contábeis de São José dos Campos (Assecon), Sérgio Juliano. A unidade está localizada na Rua Saigiro Nakamura, 400, na Vila Industrial.

Nos mesmos dois dias, dois bate-papos também ocorrem no Senac Taubaté, sob o tema Programa Aprendizagem: desafios e possibilidades. Na quarta-feira (26), às 14h30, a conversa será com a docente do curso de Aprendizagem Comercial da unidade, Ralphilane Mascarenhas. Na quinta-feira (27), às 8h30, será com o docente do Programa Senac de Aprendizagem e mestre em desenvolvimento humano, Fábio Junior Manzioli. O endereço é na Rua Nelson Freire Campello, 202, no Jardim Eulália.

Para completar, uma série de atividades também estarão disponíveis no Senac Pindamonhangaba ao longo de toda a semana. No dia 25, às 9 horas, acontecerá a palestra Cumprimento de cotas: transformando realidades, com o juiz do trabalho e professor universitário Adhemar Prisco. Mais tarde, às 10 horas, será a vez do Stand Tira Dúvidas, onde atuais estudantes da unidade apresentarão seus trabalhos sobre a importância do Programa Senac de Aprendizagem e se colocarão à disposição do público presente para tirar dúvidas sobre o tema. No dia 26, às 14h30, a pauta será a Ética Profissional: o caminho para uma carreira sustentável e respeitável e no dia 27, também às 14h30, o debate será sobre a Cultura Antirracismo e Bem-Estar Físico e Mental, ambos com alunos da unidade, sediada na Rua Suíça, 1.255, no bairro Santana.

Como participar do Programa Senac de Aprendizagem?

Para ter acesso ao Programa Senac de Aprendizagem é preciso que os interessados ou interessadas estejam cursando o ensino fundamental ou ensino médio e tenham de 14 a 24 anos incompletos. Não há limite máximo de idade se o candidato ou candidata possuir algum tipo de deficiência.

É necessário que o estudante seja contratado também por uma empresa parceira do Senac São Paulo e que a contratante matricule o aprendiz na instituição, no curso mais adequado à vaga que irá ocupar. São 19 títulos à disposição, entre eles, 3 na modalidade EAD, disponíveis para as regiões dos municípios de Araçatuba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, Botucatu, Itapira e São José dos Campos.

O programa é gratuito para as empresas dos setores de Comércio de Bens, Serviços e Turismo, contribuintes do Senac. Organizações interessadas devem procurar uma unidade escolar com a qual desejam realizar a parceria. A jornada semanal do aprendiz durante o mesmo será dividida entre as aulas do curso e a prática na companhia, seguindo o cronograma combinado entre empresa e Senac.

As inscrições estão abertas nas unidades da capital, Grande São Paulo, litoral e interior. Para mais informações, basta acessar a página do programa, dentro do portal da instituição.

Senac São Paulo: seja o que você quiser!
Quer saber? Senac!
Clique aqui e conheça a nova campanha da instituição.

Serviço:
1ª Semana Senac de Aprendizagem Profissional
Quando: de 24 a 28 de abril
Onde: YouTube do Senac São Paulo e unidades do Estado
Programação gratuita

2º Corrida de Aniversário de Campos do Jordão

2º Corrida de Aniversário de Campos do Jordão

A cidade mais charmosa do Brasil em 2024 chegará a está marca. 150 anos de muita históri...

Arte no Outono: Serial Funkers convida Luciana Mello

Arte no Outono: Serial Funkers convida Luciana Mello

A Serial Funkers convida a cantora Luciana Mello para “O Baile da Serial”, um show conta...

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Arte no Outono: Fafá de Belém

Arte no Outono: Fafá de Belém

Com quase 50 anos de uma carreira magistral, Fafá de Belém sobe ao palco do Auditório Cl...

Arte no Outono: Big Band FLMA e convidados

Arte no Outono: Big Band FLMA e convidados

A Big Band da Fundação Lia Maria Aguiar traz ao palco toda a energia do jazz. O conjunto...