Em sua 29ª edição, Dia do Desafio traz o tema “Muito Mais Que Um Dia!”, propondo a criação de legadosque promovam um estilo de vida mais ativo

Sob coordenação do Sesc SP no Continente Americano, evento ocorrerá no dia 31 de maio, disponibilizando ao público programação gratuita, em todo o Brasil e em 14 países da América Latina. Sesc Taubaté participa com atividades especiais para o evento.

por: Redação ( 11 meses atrás ) - Atualizado: 26/05/2023 15:36
Tempo de Leitura: 4 minutos

No dia 31 de maio, o Dia do Desafio chega à sua 29ª edição, sob o tema “Muito mais que um dia!”, indicando os novos desafios desta que é uma das mais importantes campanhas mundiais de incentivo à prática de esportes e atividades físicas e o consequente combate ao sedentarismo.

Criado pela TAFISA (The Association For International Sport for All), sob coordenação do Sesc SP no Continente Americano, com apoio institucional da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o tradicional evento foi marcado até 2019 pela disputa amistosa entre as cidades em busca da maior mobilização de pessoas praticando atividade física no dia.

Desde as duas edições realizadas virtualmente durante a pandemia (2020 e 2021), a campanha tomou novos contornos e o engajamento por meio da competição mostrou não ser mais necessário, visto que todas as cidades e instituições participantes têm em suas agendas a realização de ações na última quarta-feira do mês de maio, independentemente do formato, pois buscam, por meio do Dia do Desafio, criar legados positivos e perenes que estimulem a prática de atividade física e esportiva em sua comunidade por meio da criação e implantação de projetos e políticas públicas.

O tema “Muito Mais Que Um Dia” propõe uma reflexão de uma prática de atividades físicas e esportes que extrapole o dia do evento, tornando-se algo presente na rotina das pessoas por todo o ano. Bem como, instiga organizações e instituições públicas e privadas a repensarem sua oferta de atividades para além da data, viabilizando a permanência e incentivando a criação de políticas públicas em prol desse tema.

“O Dia do Desafio não somente incentiva a prática de atividades físicas e fortalece relações entre cidades,
instituições e pessoas, mas também dialoga com os valores institucionais e o desejo do Sesc de uma sociedade mais justa para todos”, afirma Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo. Ele acrescenta ainda que “como ferramenta, a campanha este ano visa sensibilizar gestores públicos e instituições a criarem metas factíveis em seus cenários e a desenvolverem projetos comunitários que utilizem a campanha como meio para o alcance de tais objetivos. Além disso, na data e para além dela, manter a ideia viva ao longo do ano permite a elaboração de novas propostas que contribuam com a comunidade em busca de territórios mais humanos, inclusivos e democráticos”.

Desafios – Ao longo do dia 31 de maio, asunidades do Sesc em todo o país, bem como instituições parceiras, disponibilizarão para o público de todas as idades uma variada programação propondo ocupação de espaços de maneira acolhedora para vivências e práticas físico esportivas.

Dentro desta perspectiva, Carol Seixas, gerente da Gerência de Desenvolvimento Físico Esportivo do Sesc SP e da coordenação do Dia do Desafio no continente americano, destaca que “a 29ª edição do Dia do Desafio fortalece o compromisso entre todas as instituições promotoras do evento com os objetivos previstos para as próximas três edições, com destaque para ações que apresentem propostas de ressignificação de espaços voltados às pessoas, tornando assim as cidades mais humanas, acolhedoras e acessíveis a toda população”.

Carol Seixas enfatiza ainda que “serão ofertadas ao público em geral atividades diversificadas, cuidadosamente planejadas em todo o Continente Americano, intencionando a participação de pessoas com ou sem experiência, para que estas possam compreender os benefícios das atividades físicas, valorizando o autocuidado e um tempo de qualidade para si próprio no cotidiano”.

Confira os Destaques da Programação

Vivência de Slackline e Apresentação de Trickline
Dia 31/5, quarta, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Espaço Slackline. Livre
O nome Trickline surgiu da fusão dos termos trick (manobras) e line (fita), configurando o estilo mais dinâmico do Slackline. Nesta atividade, os participantes poderão conhecer o Trickline e vivenciar o Slackline que consiste, basicamente, em equilibrar-se e percorrer uma distância sobre uma fita de 5 cm de largura.

Circuito de Habilidades e Mini Atletismo
Dia 31/5, Quarta, das 9h às 12h e 14h às 21h. Ginásio. Livre
O objetivo do Miniatletismo é despertar o interesse na prática do Atletismo, dando às crianças condições de descobrirem as atividades básicas: velocidade, corridas de resistência, saltos, arremessos e lançamentos.

Vivência de Flagball
Dia 31/5, Quarta, das 9h às 12h e 14h às 17h. Campo Society. Livre
Sua origem é os EUA. Cada jogador utiliza 2 fitas, em cada lado da cintura, presas a um cinto. A defesa deve impedir o avanço da equipe adversária, removendo pelo menos uma fita do atacante em posse da bola, ou interceptando um lançamento. O contato físico voluntário é considerado falta.

Vivência de Beach Tennis
Dia 31/5, Quarta, das 9h às 12h e 14h às 17h. Quadra 1. Livre
Vivência da modalidade Beach Tennis, esporte que mistura o Tênis tradicional, Vôlei de Praia e o Badminton, jogado por duplas em uma quadra de areia.

Desafio de Vôlei de Areia
31/5, Quarta, das 19h às 21h30. Quadra 1. Faixa etária recomendada de 18 a 59 anos
Festival esportivo realizado como parte da programação do Dia do Desafio.

Desafio de Futebol Society
31/5, Quarta, das 19h às 21h30. Campo Society 1. Faixa etária recomendada de 18 a 59 anos
Festival esportivo com equipes formadas por funcionários de empresas do ramo de comércio de bens, serviços e turismo.

DIA DO DESAFIO 2023
Dia: 31 de maio, quarta-feira
Mais informações em: dia do desafio

Arte no Outono: Serial Funkers convida Luciana Mello

Arte no Outono: Serial Funkers convida Luciana Mello

A Serial Funkers convida a cantora Luciana Mello para “O Baile da Serial”, um show conta...

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Arte no Outono: Fafá de Belém

Arte no Outono: Fafá de Belém

Com quase 50 anos de uma carreira magistral, Fafá de Belém sobe ao palco do Auditório Cl...

Arte no Outono: Big Band FLMA e convidados

Arte no Outono: Big Band FLMA e convidados

A Big Band da Fundação Lia Maria Aguiar traz ao palco toda a energia do jazz. O conjunto...

Arte no Outono: Tiê e Orquestra Livre FLMA

Arte no Outono: Tiê e Orquestra Livre FLMA

Trazendo o tom intimista e acolhedor do seu show “Saudade é Amor”, a cantora Tiê – que c...