Taubaté Sedia as Olimpíadas CBKC, o Maior Evento de Esportes Caninos do Brasil

Evento contará com mais de 250 cães competindo em seis modalidades.

por: Redação ( 10 meses atrás ) - Atualizado: 31/05/2023 10:13
Tempo de Leitura: 4 minutos

Os apaixonados por cachorros podem marcar no calendário: as Olimpíadas CBKC, o maior evento de esportes caninos do Brasil acontece entre os dias 8 e 11 de junho, no ADC Volkswagen Clube, em Taubaté, São Paulo. Julgado por árbitros das Américas e Europa, o evento deve reunir mais de 250 cães competindo em seis modalidades de adestramento canino: Agility, Busca e Resgate, Canicross, IGP, Mondioring e Obediência FCI.

“Os esportes caninos e as competições ganham cada vez mais popularidade em todo o mundo e vem conquistando, cada vez mais, adeptos aqui no Brasil graças ao trabalho consistente do Conselho Nacional de Adestramento da CBKC (CNA). A nossa olimpíada vem somar a esses esforços, estimulando a prática de esportes e o adestramento de cães no Brasil”, comenta Fábio Amorim, Presidente da Confederação Brasileira de Cinofilia – CBKC.

Organizada pelo Conselho Nacional de Adestramento da entidade, a competição reunirá, pela primeira vez, seis modalidades em um único evento sendo disputadas simultaneamente aqui no Brasil. “Os esportes caninos combinam o adestramento com as atividades físicas que, além de melhorar a capacidade de compreensão dos cães, também os ajuda a ficar longe de problemas de comportamento ligados ao sedentarismo. Sem contar, que a prática desses esportes amplia os laços de amizade com nossos melhores amigos, fazendo dessa parceria incrível entre homens e cães algo único”, afirma o adestrador Cesar Beux, Coordenador do CNA.

Nas Olimpíadas CBKC, os cães e seus adestradores estarão envolvidos em modalidades desafiadoras. O IGP, considerado como um “triatlo para cães”, avalia a performance física e emocional dos animais, colocando à prova seu faro, obediência e proteção em três níveis de dificuldade gradativos. Já a Obediência FCI requer uma intensa concentração e perfeição do cão ao trabalhar em conjunto com seu condutor e sempre de forma alegre e espontânea.

A modalidade Busca e Resgate, que desempenha um papel essencial em situações de emergência, será exaltada durante as Olimpíadas. Serão avaliadas em diferentes categorias como busca em matas, escombros e busca por odor específico. A CBKC, por meio do CNA, fortalece o treinamento desses cães e estabelece parcerias com diversos órgãos de segurança no país.

O Canicross, uma corrida cross country, é realizado pelo cão e seu tutor, em busca não só de vitória, mas também de diversão. Outra modalidade confirmada é o Mondioring, onde sempre há um tema, uma decoração e ordem distinta dos exercícios, de forma que estes cães sejam testados em uma prova contínua que engloba os exercícios de obediência, saltos e proteção.

E para fechar a lista, temos o Agility, esporte praticado por um cão e seu condutor. Nessa prova de habilidade, a dupla deve completar um percurso com vários obstáculos, sem cometer infrações e no menor tempo possível.

“Organizar um evento deste porte é um grande desafio, mas também uma grande felicidade. A comunidade da cinofilia brasileira pode ter certeza de que serão dias muito especiais para todos os amantes de cães, praticantes e admiradores do esporte!”, enfatiza Cesar Beux, coordenador do CNA.

Com patrocínio master da PremierRPet, Olimpíadas CBKC é um evento único para os esportes caninos no Brasil, reunindo competidores talentosos, cães incríveis e uma atmosfera de amizade e diversão. A competição é aberta aos visitantes que, além de reforçar a torcida, contaram com uma estrutura acolhedora para receber família, expositores de produtos caninos e diversos brindes a disposição. O evento também conta com patrocínio da Zawar, Hawary e Organact.

Sobre a CBKC

A Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) é a entidade máxima responsável pela regulamentação e promoção dos esportes e atividades relacionados aos cães de raça no Brasil. Seu objetivo principal é o desenvolvimento e aprimoramento das raças caninas, além de incentivar o relacionamento saudável entre os cães e seus proprietários. Foi criada como sucessora dos convênios nacionais e internacionais do Brasil Kennel Clube, e tem sede no Rio de Janeiro. É a única instituição brasileira federada à Fédération Cynologique Internationale (FCI), maior comunidade canina do Globo.

Toriba Musical – Itália na Mantiqueira (3)

Toriba Musical – Itália na Mantiqueira (3)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (3)

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (3)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

2º Corrida de Aniversário de Campos do Jordão

2º Corrida de Aniversário de Campos do Jordão

A cidade mais charmosa do Brasil em 2024 chegará a está marca. 150 anos de muita históri...

Desafio das Serras – Campos do Jordão 2024

Desafio das Serras – Campos do Jordão 2024

Desafio das Serras Campos do Jordão 2024 é um evento de Trail Running que acontece em 05...