Campos do Jordão, 13 de dezembro de 2017.

Vegetação de Campos do Jordão

por: - Atualizado: 27/03/2016 17:22
A vegetação de Campos do Jordão se distribui em dois grandes tipos: a vegetação de mata e a vegetação campestre. De um modo geral, ela se apresenta profundamente modificada pela influência do homem

Vegetação de Campos do Jordão

PinheiroA vegetação de Campos do Jordão se distribui em dois grandes tipos: a vegetação de mata e a vegetação campestre. De um modo geral, ela se apresenta profundamente modificada pela influência do homem.

Do ponto de vista paisagístico, sobressai a presença das massas vegetais da floresta de Araucária-Podocarpus e de extensos reflorestamentos de coníferas.

O pinheiro é a árvore-símbolo de Campos do Jordão, não obstante, o ataque criminoso do homem.

O gênero Araucária, Juss., ensina Hoene, em “Araucarilândia”, abrange apenas 10 espécies de árvores, dispersadas em várias regiões da América e da Austrália.

O nosso pinheiro ( Araucária Brasiliana, Rich.) tem sua área de dispersão limitada ao sul do Brasil. No Chile, cresce a Araucária Imbricata, Pav;. que é conhecida por “pinheiros do Chile” e se caracteriza por ser mais robusta de aspecto, graças a suas folhas bastas e rijas. A terceira espécie é de Araucária Bidwilli, Hook, nativa da Austrália, de folhas mais estreitas que a nossa, porém, menos consistente, e nitidamente separadas em forma de uma pasta sobre os ramos.

A Araucária Excelsa, R.Br., conhecida vulgarmente como “pinheiro Nordfolk” tem os mesmos ramos exatamente verticulados, formando rodas de cinco raios, que decrescem, gradativamente, para o ápice. Outra é a Araucária Cunninghami, Sweet, natural da Austrália.

Ambas são cultivadas em Campos do Jordão e em várias partes do globo graças ao seu belo aspecto.

No que tange a flora, escreveu Mário Sampalo Ferras, em 1941, que muito interessantes foram as impressões colhidas, em Campos do Jordão, pelo eminente naturalista Hoene, em 1924, acerca de aspectos botânicos, “sui-generis” da região: Apesar de ser parca a espécie, ele classifica de rica a flora serrana de Campos do Jordão, tanto que dali trouxe para o seu notável herbário botânico, em São Paulo, 34 famílias diferentes, distribuídas entre as pináceas, licopodiáceas, liliáceas, eriocauláceas, etc… além de 46 espécies de orquídeas vivas.

Em 26 de junho de 1984 ( Lei Estadual Nº 4.105 ), a cidade de Campos do Jordão foi declarada com Área de Proteção Ambiental(APA).

Uma APA – Área de Proteção Ambiental é uma área em geral extensa, com um certo grau de ocupação humana, dotada de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações humanas, e tem como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.

A APA de Campos do Jordão, está localizada na Serra da Mantiqueira, fazendo parte de um conjunto de áreas protegidas pelo Estado e pelo Governo Federal para garantir a proteção de importantes ecossistemas da Mata Atlântica e os recursos hídricos, utilizados para abastecimento público de vários municípios paulistas e mineiros.

Essa região é caracterizada por uma cobertura vegetal de transição entre a Mata Atlântica e a Mata de Araucárias. A primeira apresenta em estágios sucessionais desde capoeiras até remanescentes de porte arbóreo denso, na segunda, por sua vez, a vegetação associada à altitude apresenta exemplares de pinheiro-do-paraná e pinheiro-bravo e campos de altitude.

Seu relevo, associado à altitude, à vegetação e principalmente ao clima da região, forma um conjunto de grande valor cênico e biológico. Em virtude de sua posição geográfica – localizada entre os dois maiores centros urbanos do país, São Paulo e Rio de Janeiro, a APA possui um grande potencial turístico e ecológico, que são as principais atividades econômicas da região. Campos do Jordão já pode ser considerado um pólo de lazer e de cultura, principalmente no inverno, quando é realizado o seu famoso Festival de Inverno.

Como Chegar

Como Chegar

O principal acesso para Campos do Jordão é a SP-123, que inicia no entroncamento da Rodo...

Símbolos Municipais

Símbolos Municipais

Conheça o Brasão e a Bandeira da nossa cidade. O Brasão de Campos do Jordão foi criado p...

Dicas de Viagem

Dicas de Viagem

Campos do Jordão é uma cidade para se visitar o ano todo, o frio é o grande atrativo, e...

Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal

Encontre aqui, informações completas sobre a Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, s...

Seja o Primeiro a Comentar

Sobre o Portal NetCampos

Lançado em Janeiro de 2004, o Portal NetCampos se tornou um dos mais completos Portais sobre Campos do Jordão na internet, oferecendo informações para um público que realmente se interessa e visita a cidade.

Logo NetCampos
Guia Turístico e informativo de Campos do Jordão com dicas de hotéis, pousadas, restaurantes, imobiliárias, passeios e muito mais!
Copyright © 2004-2016 - Portal NetCampos - Av. Januário Miráglia, 2342 - Campos do Jordão - SP 12460-000 - (12) 3663-7321