Brigadeiro Manuel Rodrigues Jordão

A origem do nome de Campos do Jordão se deu em função ao Brigadeiro Jordão

por: Alan Germano

Brigadeiro Jordão – Acervo Edmundo Rocha – Campos do Jordão Cultura

Manuel Rodrigues Jordão, o “Brigadeiro Jordão”, paulistano, nascido em São Paulo em 1781 e falecido nessa mesma cidade em 1827, com 46 anos de idade. Ele foi um dos mais ricos proprietários na Capitania de São Paulo! Possuía enormes fazendas e largos estratos de terras.

Dom Pedro, nos dias em que permaneceu em São Paulo, naquelas históricas jornadas de setembro de 1822, inclusive no próprio dia 07 de setembro de 1822, alternou sua hospedagem entre as residências do Brigadeiro Jordão e de Antônio da Silva Prado (futuro Barão de Iguape).

Tamanha era a riqueza de Manuel Rodrigues Jordão que ele, com o seu dinheiro, supria os cofres públicos, em casos de necessidade. As cidades paulistas de Campos do Jordão e Tatu floresceram em antigas propriedades suas.

Manuel Rodrigues Jordão participou, ao lado dos Liberais, das lutas pela independência do Brasil. Em 1821, foi membro do Governo Provisório de São Paulo e, em 1822, tesoureiro da Junta da Fazenda.

Em 1823 Inácio Caetano Viera de Carvalho, veio a falecer deixando a fazenda a herdeiros que a hipotecaram ao Brigadeiro Jordão, a Fazenda passou a ser chamada de Fazenda Natal. Brigadeiro Jordão, possuía o maior número de terras, sendo assim suas terras ficaram conhecidas como os Campos do Jordão, por isso o nome da cidade.

Saiba mais sobre o Brigadeiro Jordão no Site: Campos do Jordão Cultura