Campos do Jordão, 16 de agosto de 2017.

dez
09
2016

2º Festival de Curta Campos do Jordão

publicado por: ( acontece amanhã ) - Atualizado: 02/12/2016 11:34

Informações do Evento

Data: sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Horário: A partir das 19:30

Local: Espaço Cultural Dr. Além

Endereço: v. Dr. Januário Miráglia, 1582, na Vila Abernéssia. Campos do Jordão/SP

Preço: Gratuito

Entre os dias 9 e 11 de dezembro acontece o 2º Festival Curta Campos do Jordão, no Espaço Cultural Dr. Além(antigo Cine Glória), com exibição dos filmes de curta-metragem que foram realizados pelos alunos da Oficina de Cinema do Cineclube Araucária em 2016. Os ingressos são grátis.

Cada sessão – sexta e sábado, às 19h30, e domingo, às 18 horas – será aberta por um uma animação convidada. São elas: Até a China, de Marcelo Marão, Macacos Me Mordam, de César Maurício e Sávio Leite, e Pintas, de Marcus Vinícius Vasconcelos.

Entre os curtas jordanenses que serão exibidos estão: Cirandas e Trilhas, de Thereza Carvalho, A Construção da Arte por Reynaldo Calles, de Cervantes Sobrinho e Lucíola Figueiredo, Torta de Banana, de Roberto Tavares, Jazz na Linha, de Cervantes Sobrinho, Pé na Tábua, de Lucíola Figueiredo, 12:51, de Bruno Kubart, Paixão Pelo Cinema, de Manoel Coutinho, Peponi: Lenda ou Mito?, de Cervantes Sobrinho e Lucíola Figueiredo, Campos de Helena, de Bertina Aparecida dos Santos, Metanoia, de Renan Riso, Dias de Glória, de Cervantes Sobrinho e Lucíola Figueiredo, entre vários outros.

No encerramento do Festival (dia 11/12), serão anunciados os títulos escolhidos por um júri formado por profissionais do setor audiovisual para receber o Troféu Araucária 2016 de Melhor Curta Documentário, Melhor Curta de Ficção e Melhor Curta de Animação (convidado), além do melhor filme jordanense eleito pelo voto do público.

O 2º Festival Curta Campos do Jordão é uma realização do Cineclube Araucária, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, da AME Campos e da Convention & Visitors Bureau de Campos do Jordão e Região.

Oficina de Cinema do Cineclube Araucária & Festival Curta Campos do Jordão

Neste ano, a Oficina de Cinema do Cineclube Araucária teve orientação de renomados profissionais: Jeferson De(roteirista e diretor, cujo longa de estreia, Bróder, foi selecionado para o 60º Festival de Berlim e, no Brasil, recebeu o prêmio de melhor filme pela Associação Paulista de Críticos de Arte e 11 indicações no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro); Cris Arenas (cineasta, roteirista e administradora daempresa Buda Filmes, responsável por projetos de audiovisual com foco na produção de longas e curtas-metragens e séries de TV); e Sérgio Sachs (videomaker e editor, administrador da empresa VídeoMídia, responsável pela edição e finalização de boa parte dos curtas produzidos na Oficina de Cinema do Cineclube Araucária em 2016).

No ano passado, o Cineclube Araucária incorporou à sua programação a atividade de formação de novos cineastas com realização de Oficinas de Cinema, buscando promover a capacitação profissional básica, prioritariamente de jovens estudantes das escolas públicas de Campos do Jordão. Para isso, estabeleceu parceria com a Escola Estadual de Vila Albertina (atual Escola Estadual Professor Camargo Freire), em cujas instalações aconteceram as oficinas. Entre os participantes, além de 40 alunos da escola, estavam outros oito interessados vindos de outras áreas. O resultado foi a produção de seis filmes, cuja excelência tanto em termos técnicos quanto artísticos estimulou a criação de um espaço para a exibição pública dos mesmos. Assim começou a história do Festival Curta Campos do Jordão.

Segundo o diretor e curador do Cineclube Araucária, Cervantes Souto Sobrinho, muitos foram os pedidos para que, em 2016, esse processo de formação se estendesse a outras escolas e ao público em geral. “Essa foi a principal razão para que este ano a Oficina de Cinema do Cineclube Araucária acontecesse no Espaço Cultural Dr. Além. E o total de inscrições superou o limite pré-estabelecido de 40 participantes. O número de produções mais do que triplicou em relação ao ano passado”, comenta. Diante disso, a segunda edição do Festival Curta Campos do Jordão conta com mais de 20 filmes, boa parte deles falando diretamente aos jordanenses, por meio de argumentos desenvolvidos a partir de aspectos pitorescos da história da cidade. Cervantes revela que foi cogitada também a inclusão da categoria animação, mas essa etapa ficou para 2017. “Esta é uma experiência pioneira na cidade, da qual toda a equipe do Cineclube Araucária se orgulha”, finaliza Cervantes.

Serviço

2º Festival Curta Campos do Jordão

Dias 9, 10 e 11 de dezembro

Sexta e sábado (19h30), domingo (18 horas)

Local: Espaço Cultural Dr. Além

Av. Dr. Januário Miráglia, 1582, na Vila Abernéssia. Campos do Jordão/SP

Ingressos: grátis. Duração (total): 90 min. Classificação: livre.

Informações: (12) 3664-2300

Seja o Primeiro a Comentar

Sobre o Portal NetCampos

Lançado em Janeiro de 2004, o Portal NetCampos se tornou um dos mais completos Portais sobre Campos do Jordão na internet, oferecendo informações para um público que realmente se interessa e visita a cidade.

Logo NetCampos
Guia Turístico e informativo de Campos do Jordão com dicas de hotéis, pousadas, restaurantes, imobiliárias, passeios e muito mais!
Copyright © 2004-2016 - Portal NetCampos - Av. Januário Miráglia, 2342 - Campos do Jordão - SP 12460-000 - (12) 3663-7321