Campos do Jordão, 15 de outubro de 2017.

O Solo de Campos do Jordão

por: - Atualizado: 27/03/2016 17:36
O Planalto de Campos do Jordão está inserido na Região de Dobramentos Sudeste que inclui rochas geradas no Ciclo Brasiliano e, em parte, resultantes do retrabalhamento de rochas mais antigas.

O Solo de Campos do Jordão

O Planalto de Campos do Jordão está inserido na Região de Dobramentos Sudeste que inclui rochas geradas no Ciclo Brasiliano e, em parte, resultantes do retrabalhamento de rochas mais antigas. Gnaisses, granitos, biotita xistos, quartzitos, migmatitos e metassedimentos da Formação Pico de Itapeva representam os principais litotipos da área de estudo.

Subindo o Vale do Paraíba, o granito grosso nas encostas da serra, mostra-se em grandes lajedos, em dorsos lisos ou em blocos amontoados de tamanhos e formas pitorescos.

Na parte setentrional de Campos do Jordão, aparece superposto ao granito, um xisto micaceo muito fragmentado e com camadas verticais.

Ali, nas fraldas dos morros pelados, onde a vegetação arbórea não prospera, o quartzo branco em fragmentos angulosos e miúdos, cobre o solo em larga extensão.

Pendendo para o pequeno Vale dos Pilões, o granito aparece em extensas lombas, descobertas em dorso negro e liso; mais adiante, apresenta-se em escarpa aprumada, sob camadas de quartzito.

Para o Sul, ainda na margem do Planalto, o granito aflora, freqüentemente, e levanta cabeços redondos e pitorescos nas cabeceiras do Piagui.

A Pedra do Baú e os sucessivos contrafortes que dela fazem parte, separando os pequenos vales do Capivari, do Jaú, do Pirangussu, Vargem Grande e do Baú, são também de granito ou gnaisse granitóide, que aí formam os pontos mais elevados da região.

São frequentes as rochas ferruginosas como os conglomerados recentes, compostos de massas de minério de ferro, ligadas por um cimento de limonito, a que se dá o nome de canga.

As águas em geral são límpidas, leves, doces e salutíferas, havendo águas minerais. O município faz parte do complexo cristalino da Mantiqueira, sendo a região, paleontologicamente, pré-cambriana (arqueano); o solo é, em geral, muito calcinado e não são abundantes os minérios.

Em alguns lugares aparece o ferro, grafite, e também o ouro, que, antigamente, foi explorado nas margens dos córregos Alegre e do Sto. Antônio, que afluem para o Sapucaí.

Constituem seus recursos minerais as jazidas de dolomito, bauxita, granada, gnaisse, granito e caulim.

Duas unidades de paisagem, fisionomicamente heterogêneas, foram reconhecidas no Planalto de Campos do Jordão: o geossistema dos altos campos e o geossistema serrano.

Cada um desses geossistemas apresenta variações associadas principalmente a diferenças do substrato e ao grau de dissecação do relevo. No geossistema dos altos campos diferenciam-se três unidades: os campos do Jordão, do Serrano e de São Francisco.

A diminuição da atividade morfogenética e mudança nos processos de vertente é documentada pelas seqüências coluviais com paleossolos intercalados, que ocorrem principalmente no terço inferior das “lombas”, e pelos sedimentos das depressões da base dos anfiteatros.

O Clima

O Clima

O Clima de Campos do Jordão foi considerado por José Setzer, por volta de 1946, como mes...

Dados Gerais

Dados Gerais

Fundada em 29 de Abril de 1874, Campos do Jordão, também conhecida como a Suiça Brasilei...

Símbolos Municipais

Símbolos Municipais

Conheça o Brasão e a Bandeira da nossa cidade. O Brasão de Campos do Jordão foi criado p...

Vegetação

Vegetação

A vegetação de Campos do Jordão se distribui em dois grandes tipos: a vegetação de mata...

Seja o Primeiro a Comentar

Sobre o Portal NetCampos

Lançado em Janeiro de 2004, o Portal NetCampos se tornou um dos mais completos Portais sobre Campos do Jordão na internet, oferecendo informações para um público que realmente se interessa e visita a cidade.

Logo NetCampos
Guia Turístico e informativo de Campos do Jordão com dicas de hotéis, pousadas, restaurantes, imobiliárias, passeios e muito mais!
Copyright © 2004-2016 - Portal NetCampos - Av. Januário Miráglia, 2342 - Campos do Jordão - SP 12460-000 - (12) 3663-7321