Campos do Jordão, 18 de outubro de 2017.

jun
28
2007

Casa da Xilogravura comemora 20 anos e recebe Estação USP

por: - Atualizado: 28/06/2007 21:10
Em comemoração aos vinte anos da Casa da Xilogravura em Campos do Jordão, o museu recebe uma série de eventos realizados pela Estação USP e inaugura uma nova área para exibição permanente, chamada "A Magia da Multiplicação".

Casa da XilogravuraEm comemoração aos vinte anos da Casa da Xilogravura em Campos do Jordão, o museu recebe uma série de eventos realizados pela Estação USP e inaugura uma nova área para exibição permanente, chamada “A Magia da Multiplicação”.

O único local do País que oferece a oportunidade de ver, em uma só visita, toda a historia da xilografia brasileira, inaugura em julho uma nova área que explica a relação da xilografia com os outros ramos da multiplicação gráfica.

A nova mostra “A Magia da Multiplicação” que será inaugurada dia 5 de julho, envolve além das técnicas artísticas tradicionais gráficas, sua relação com as formas industriais de criação de múltiplos para fins comerciais.

Esta mostra gráfica expõe uma máquina linotipo, inventada em 1895, com que foram impressos durante um século quase todos os jornais e livros do mundo inteiro. A exposição abrange ainda impressões em tecidos, traz raridades gráficas e explica várias outras técnicas como a calcografia, rotografia, estereotipia, linóleo, etc.

Ainda no mês de julho a Casa da Xilogravura, em parceria com a Universidade de São Paulo, será uma sede da Estação USP, que oferecerá um curso de xilografia em duas turmas para principiantes previamente escritos. E apresentará para o público a peça “O Monocórdio de Pitágoras nos dias 21 e 22 de julho. Na peça, um violeiro apaixonado por história e por Pitágoras, mostra as fascinantes relações entre a música e a matemática.

Veja a programação das comemorações de 20 anos da Casa da Xilogravura em Campos do Jordão:

5 de julho
Abertura da nova exposição permanente:
A Magia da Multiplicação – A xilografia e o universo da impressão gráfica, com mostra de obras e equipamentos de diversas formas de multiplicação gráfica.

De 5 de julho a 15 de setembro de 2007
Retrospecto de Duas Décadas
– Exposição em memória dos eventos da Casa da Xilogravura de 1987 a 2007.

5 de julho às 17 horas
Lançamento do site www.casadaxilogravura.com.br

14 de julho às 17 horas
Fundação da Associação Amigos da Casa da Xilogravura

De 16 a 20 de julho
Curso de xilografia pela Estação USP

21 e 22 de julho às 17 horas
Peça teatral “O Monocórdio de Pitágoras“, Estação USP – Apresentada pelo professor Pedro Paulo Salles da ECA-USP, sobre um violeiro apaixonado por história e por Pitágoras, que mostra as fascinantes relações entre a música e a matemática.

Local
Os eventos serão realizados no Museu Casa da Xilogravura
Av. Eduardo Moreira da Cruz, 295 – Jaguaribe – Campos do Jordão
Visitação: todos os dias, menos na terça e quartas-feiras, de 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas.

Mais informações
(12) 3662-1832


Hotel Vila Inglesa

Seja o Primeiro a Comentar

Sobre o Portal NetCampos

Lançado em Janeiro de 2004, o Portal NetCampos se tornou um dos mais completos Portais sobre Campos do Jordão na internet, oferecendo informações para um público que realmente se interessa e visita a cidade.

Logo NetCampos
Guia Turístico e informativo de Campos do Jordão com dicas de hotéis, pousadas, restaurantes, imobiliárias, passeios e muito mais!
Copyright © 2004-2016 - Portal NetCampos - Av. Januário Miráglia, 2342 - Campos do Jordão - SP 12460-000 - (12) 3663-7321