Campos do Jordão, 10 de dezembro de 2017.

set
02
2016

O que fazer em Campos do Jordão no mês de Setembro – Museu promove Atrações Culturais

por: - Atualizado: 02/09/2016 17:01
Quem estiver em Campos do Jordão neste mês de setembro de 2016 já pode se programar. O Museu Felícia Leirner realiza uma série de atrações culturais, que acontecem nos finais de semana e no feriado de 7 de Setembro, e … Continua
Foto: Cristiano Tomaz
Foto: Cristiano Tomaz

Quem estiver em Campos do Jordão neste mês de setembro de 2016 já pode se programar.

O Museu Felícia Leirner realiza uma série de atrações culturais, que acontecem nos finais de semana e no feriado de 7 de Setembro, e podem ser aproveitados por toda família.

As atividades são gratuitas e variadas, abrangendo diversos temas de cultura e arte.

Entre as diversas oficinas e apresentações estão temas como arte contemporânea, instrumentos musicais, técnicas de pintura, Origami, Yoga, brincadeiras, apresentações musicais, ensaio de orquestra dentre vários outros.

O mês de Setembro também marca a transição entre Inverno e a Primavera, que tem início dia 22 de Setembro e cria novas e belas paisagens em Campos do Jordão.

É importante frisar que todas as atividades do Museu citadas abaixo são gratuitas e oferecem diferentes experiências que valorizam a arte, natureza e a cidade de Campos do Jordão.

Local: Museu Felícia Leirner – Auditório Claudio Santoro
Endereço: Av. Dr. Luis Arrobas Martins, nº 1.880 – Campos do Jordão
Informações: (12) 3662-6000
Entrada: gratuita

Sábado, 3 de Setembro de 2016
Família no Museu: O Papel da Arte Contemporânea nos Dias de Hoje
Essa oficina tem como objetivo estabelecer um diálogo sobre a arte contemporânea e sua importância na sociedade atual. Os participantes caminharão pelo Museu realizando leituras de obras de arte, buscando seus significados, sua relação com a história da arte e o próprio fato da experiência de estar um museu a céu aberto. Ao final, os visitantes serão convidados a montar um painel coletivo com imagens, palavras ou expressões, dando sua visão e contribuição sobre o que é arte contemporânea.
Horário: às 10h, às 11h e às 15h
Informações: (12) 3662-6000

Domingo, 4 de Agosto de 2016
Família no Museu: Cabra Cega Musical
A diversão estará garantida em uma brincadeira educativa que incentiva os participantes a vendar os olhos para depois descobrir e identificar os sons dos instrumentos musicais tocados. Todos terão a oportunidade de tocar instrumentos musicais feitos de materiais recicláveis e compartilhar conhecimentos sobre o som.
Horário: às 10h e às 15h

Quarta, 7 de Setembro de 2016
Família no Museu: Estação de Jogos Culturais
Para alegrar o feriado, serão disponibilizados para toda a família jogos interativos de diversas modalidades (tabuleiro, cartas, dentre outras) com temáticas relativas à cultura, possibilitando o aprendizado por meio da diversão.
Horário: das 10h às 17h

Sábado e Domingo, 10 e 11 de Setembro de 2016
Família no Museu: Ecoando pelos Espaços
O visitante terá a experiência de compreender as propriedades do som e, para isso, vivenciará experiências sonoras nas áreas externas do Museu e Concha Acústica, interagindo com os equipamentos culturais de uma maneira única e especial.
Horário: dia 10/9, às 10h; dia 11/9, às 10h e às 15h

Sábado, 10 de Setembro de 2016
Encontros com Arte: Pintando a Primavera
Tendo como objetivo propor uma experiência visual e despertar o olhar para as belezas da Primavera, Laíne Senóbio introduzirá o estudo das cores e sua aplicação. Cada participante vai criar sua própria paisagem por meio do conhecimento de técnicas de pintura. Imperdível!
Horário: às 15h
Vagas: 15 vagas por ordem de chegada

Domingo, 11 de Setembro de 2016
O Palco é Seu: Léo Gama
Com uma rica bagagem musical, adquirida no decorrer de uma trajetória de muita dedicação e amor à música, o cantor e compositor Léo Gama vem ao Museu Felícia Leirner divulgar seu novo trabalho, “O sentido de viver”, com um show acústico e envolvente.
Horário: às 16h

Sábado e Domingo, 17 e 18 de Setembro de 2016
Família no Museu: Painel Primavera
Através da arte milenar do Origami, os participantes poderão criar um painel individual com flores, borboletas e pássaros para comemorar a primavera, podendo acrescentar a composição com a criação de desenhos feitos com giz, lápis de cor e canetinhas.
Horário: dia 17/9, às 10h; dia 18/9, às 14h e às 16h

Sábado, 17 de Setembro de 2016
Encontros com Arte: Yoga a Partir do Movimento e da Dança
A atividade visa incentivar o conhecimento do corpo e possibilidades de movimento por meio de exercícios de aquecimento e dança vinculados à prática da Yoga. Acordando o nosso corpo, conectando com o momento presente, através do movimento consciente, dançaremos uma aula de Yoga, sob orientação de Macarena Benfele!
Horário: às 15h
Vagas: 20 vagas mediante inscrição prévia

Domingo, 18 de Setembro de 2016
Ensaio Aberto: Orquestra Jovem de São Bento do Sapucaí
Criada pela Obra Social São Bento, a Orquestra Jovem de São Bento do Sapucaí é composta por 31 alunos/músicos e uma orquestra B com 15 alunos em formação musical. A OJSB executa um repertório mesclado com músicas populares e temas clássicos, respeitando a sua juventude musical e encantando a públicos de todas as idades.
Horário: às 10h

Domingo, 18 de Setembro de 2016
Ensaio Aberto: Banda Rota do Rock
A banda Rota do Rock, formada há mais de quatro anos por músicos de Campos do Jordão, possui um repertório musical cover que resgata a memória e a nostalgia de grupos consagrados no cenário do Rock Nacional e Internacional, revivendo clássicos das décadas de 1950, 60, 70, 80 e 90.
Horário: às 15h

De 13 a 16 de Setembro de 2016
Semana Escola no Museu
Horário: das 9h30h às 11h e das 14h às 15h30
Durante a semana Escola no Museu, o público escolar poderá agendar uma visita educativa e escolher uma dentre as oficinas propostas abaixo:
Caça ao Tesouro Ambiental
O público poderá conferir uma caça ao tesouro diferente, em que tesouros são a natureza e a descoberta de novos motivos para contribuir com a preservação do meio ambiente. Ao final, os participantes serão convidados a ouvir um divertido cordel que fala sobre a Araucária.
Campos do Jordão – Histórias e Curiosidades da Nossa Terra
O Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro prepararam uma divertida contação de histórias. Utilizando recursos lúdicos, teatrais e musicais, os estudantes poderão conhecer a história, as curiosidades e peculiaridades da cidade de Campos do Jordão, encontrando mais motivos para amá-la!
Conheça a História da Cidade Brincando
Os grupos escolares poderão participar de um jogo de tabuleiro gigante, no qual, brincando, aprenderão muito sobre a história de Campos do Jordão. Perguntas e desafios fazem com que os jogadores percorram locais e descubram curiosos episódios e ilustres personagens jordanenses.
Visita Poética – Os Dois Lados de Felícia
Nesta visita poética, os educadores do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro apresentarão as obras de arte do acervo do Museu e as relacionarão a textos e poesias criados pela própria Felícia Leirner. Os estudantes serão levados a explorar a coleção de uma nova e poética maneira, descobrindo uma faceta pouco conhecida da artista.
Obs.: para participar é necessário realizar agendamento

10ª Primavera dos Museus – “Museus, Memórias e Economias da Cultura”
Terça, 20 de Setembro de 2016
Oficina Temática: Teia de Ideias
Destinada ao público escolar, a oficina propõe a utilização de apenas um barbante para a realização de uma divertida dinâmica visando a reflexão dos temas Museu, Memórias e Contribuições Para o Futuro.
Horário: às 9h30 e às 15h

Quarta e Sexta, 21 e 23 de Setembro de 2016
Oficina Temática: Conectando Pensamentos
Destinada ao público escolar, nesta oficina os grupos deverão se unir para encontrar respostas para as questões propostas pelos educadores em um painel. Sem utilizar falas ou gestos, o objetivo é valorizar o processo de criação coletiva e a cooperação.
Horário: às 9h30 e às 15h

Quinta, 22 de Setembro de 2016
Workshop para Professores: A Arte Lúdica na Educação Ambiental
O workshop de formação para professores e educadores “A Arte Lúdica na Educação Ambiental” será conduzido pela educadora ambiental Ana Carolina Nascimento dos Santos. Visa apresentar metodologias que inspirem no estudante a vontade de aprender, por meio de uma abordagem pedagógica que valoriza a multidisciplinaridade, apresentando uma nova visão do meio ambiente, da sociedade, do outro e de si mesmo.
Horário: às 19h
Vagas: 30 vagas mediante inscrição prévia

De 23 de Setembro a 23 de Outubro de 2016
Exposição: Tesouros da Mantiqueira
Realizada em parceria com o Museu da Mantiqueira, a Exposição Tesouros da Mantiqueira tem curadoria de Diana Poepcke e foi elaborada a partir da vivência dos artistas Samuel Ornelas e Rafael Kenji nas comunidades de São Pedro e São Paulo, no Paiol Grande, em São Bento do Sapucaí. As gravuras dos artistas, que tratam do modo de vida e da paisagem da Serra da Mantiqueira, estarão em exposição no Museu Felícia Leirner até o dia 23 de outubro.
Abertura: 23/9/2016, às 18h30
Horário: das 9h às 18h

Sábado, 24 de Setembro de 2016
Documentário: Música ao Lado
Exibição do documentário Música ao Lado, produzido pelo Instituto Itaú Cultural. O filme aborda o contexto da música autoral brasileira por meio da análise de pequenas casas de shows paulistanas, dos seus desafios e da sua contribuição para a cadeia produtiva. Marcel Fracassi, um dos responsáveis pela pesquisa e direção do documentário, fará uma fala de apresentação do filme antes da exibição, buscando contextualizar o tema e aproximá-lo da plateia. Imperdível!
Horário: às 18h30

Sábado, 24 de Setembro de 2016
O Palco é Seu: The 60’s
A banda The 60’s traz para o Museu Felícia Leirner o melhor dos anos 50, 60 e 70! Homenageando grandes ídolos, principalmente The Beatles, a banda une música de qualidade, diversão e profissionalismo, garantindo momentos inesquecíveis.
Horário: às 16h

Sábado e Domingo, 24 e 25 de Setembro de 2016
Família no Museu: Vivência de Desenho Coletivo Sobre a Natureza
O trabalho cooperativo será o ingrediente para uma experiência inusitada e uma divertida interação, em que cada participante terá um tempo pré-determinado para começar seu desenho e repassá-lo aos demais participantes, que poderão contribuir na construção de um desenho coletivo cujo tema central é a natureza.
Horário: dia 24/9, às 10h; dia 25/9, às 10h e às 16h

Observação.: o participante pode optar por contribuir com a doação de brinquedos, que serão encaminhados para instituições parceiras

Hotel Vila Inglesa

Seja o Primeiro a Comentar

Sobre o Portal NetCampos

Lançado em Janeiro de 2004, o Portal NetCampos se tornou um dos mais completos Portais sobre Campos do Jordão na internet, oferecendo informações para um público que realmente se interessa e visita a cidade.

Logo NetCampos
Guia Turístico e informativo de Campos do Jordão com dicas de hotéis, pousadas, restaurantes, imobiliárias, passeios e muito mais!
Copyright © 2004-2016 - Portal NetCampos - Av. Januário Miráglia, 2342 - Campos do Jordão - SP 12460-000 - (12) 3663-7321