Campos do Jordão, 30 de setembro de 2020.

ago
06
2020

Campos do Jordão, Especial Floradas na Serra (Livro, Filme, Telenovela e Minissérie)

por: - Atualizado: 06/08/2020 08:34
Floradas na serra, tem como pano de fundo a tuberculose e seu tratamento, numa época em que a doença ameaçava a saúde pública e mobilizada a sociedade brasileira.

Nesta matéria especial, estaremos apresentando um grande Clássico (Cult) brasileiro, Floradas na Serra, além de marcar época, foi um dos maiores romances já escritos e interpretados, em uma época em que a sociedade brasileira estava mobilizada pela “peste branca”, assim como era conhecida a Tuberculose.

Floradas na Serra: O Livro (1939)

Lançado em 1939, o livro Floradas na Serra, foi escrito por Dinah Silveira de Queiroz, romancista, contista e cronista, que nasceu na cidade de São Paulo, SP, em 9 de Novembro de 1911, e faleceu na mesma cidade em 27 de novembro de 1982. Dinah, filha de Alarico Silveira, advogado, homem público e autor de uma Enciclopédia brasileira, foi a segunda mulher a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, sendo eleita em 10 de Julho de 1980.

O romance Floradas na serra, foi um grande sucesso dentre as obras literárias de Dinah, foi contemplado com o prêmio Antonio de Alcântara Machado (1940), da Academia Paulista de Letras e transposto para o cinema em 1954. Floradas na serra, serviu ainda como referência para o cineasta e dramaturgo brasileiro Geraldo Vietri, escrever a versão de telenovela exibida pela TV Cultura em 1981 e como minissérie pela extinta Rede Manchete em 1991. A primeira edição esgotou-se em apenas 20 dias, tornado-se um best-seller da literatura nacional.

Sobre o Livro:

Floradas na serra, tem como pano de fundo a tuberculose e seu tratamento, numa época em que a doença ameaçava a saúde pública e mobilizada a sociedade brasileira em função dos altos índices de mortalidade, o romance retrata as angústias e expectativas de um grupo de tuberculosos internados em Campos do Jordão, em um momento em que a doença era conhecida como a “peste branca”. Neste ambiente dramático, onde a proximidade entre a morte e a esperança de cura acentua as melhores e piores qualidades do ser humano, surge uma história de amor, intriga, superação e dor. Na história você irá conhecer os sonhadores Elza e Flávio; as inocentes Turquinha e Belinha; o admirável Dr. Celso; o ambicioso Bruno e a irreverente Lucília, alter-ego de Dinah — todos protagonistas de sua própria história.

 

Veja a Capa de Algumas Edições:

Floradas na Serra: O Filme (1955)

Adaptado para o cinema pela Companhia Cinematográfica Vera Cruz em 1952, o filme entrou em produção em 1953, só que, à época, a Vera Cruz encontrava-se com sérios problemas financeiros, e para controlar gastos teve que interromper as filmagens em Campos do Jordão por um longo período e foram finalizadas, mais tarde, nos estúdios da Vera Cruz na cidade de São Bernardo do Campo – SP.

Na época, o Filme Floradas na Serra, apresentou o melhor elenco da história do cinema brasileiro, conforme observação do famoso crítico Rubens de Falco. O filme conta a história de Lucilia, uma grande dama da sociedade paulista dos anos 50 que cansada da vida agitada de São Paulo, decide ir com uns amigos para Campos do Jordão. Os amigos viajam para o Rio de Janeiro e ela apaixonada pelo lugar fica num hotel (Hotel Toriba) no pé da montanha. 

O gerente do hotel lhe dá um papel para visitas de controle no médico e nessa visita ela descobre que está tuberculosa e acaba sendo internada na pensão de Dona Sofia. Lá conhece a bela Elza, a meiga Belinha e a inesquecível Olga, todas em tratamento. Não agüentando mais o lugar, ela foge da pensão e é na estação que conhece Bruno (Jardel Filho) um escritor pobre e também tuberculoso que a faz perder o trem. De volta à pensão Lucilia se aproxima de Bruno que está internado num sanatório e assim se inicia uma grande história de amor.

Último e o melhor filme disparado da Vera Cruz, que foi lançado em Outubro de 1954 (o estúdio fechou as portas em Dezembro), sendo um grande sucesso de bilheteria. Na época do lançamento a critica elogiou muito o filme e até hoje é considerado o melhor drama romântico já realizado no Brasil. O filme custou cerca de Cr$6.500.000,00 um orçamento gordo para a época. O Filme consta ainda entre Os 100 melhores filmes do século 20, por Rubens Ewald Filho, publicado pela editora vimarc em 2001.

 

Ficha Técnica:

Título original: Floradas na Serra
Lançamento (Brasil): 1954
Duração: 100 min.
Estúdio: Vera Cruz
Distribuição: Columbia Pictures do Brasil
Direção: Luciano Salce
Roteiro: Fabio Carpi
Produção: Vera Cruz
Gênero: Drama
Música: Henrique Simonetti
Fotografia: Ray Strurgess e H.E. Fowle
Desenho de produção: João Maria dos Santos
Edição: Oswald Haffenrichter e Mauro Alice

Elenco

  • Cacilda Becker – Lucília de Castro Reis
  • Jardel Filho – Bruno
  • Ilka Soares – Elza Maia
  • John Herbert – Flávio
  • Silvia Fernanda – Olivia
  • Gilda Nery – Belinha
  • Miro Cerni – Dr. Celso
  • Marina Freire – Sofia
  • Lola Brah – Olga
  • Célia Helena – Turquinha
  • Jaime Barcelos – gerente
  • Rubens de Falco – Moacir
  • Jaime Pernambuco
  • Maria Luísa Ourdam
  • Margarida Mayer
  • Camila Cardoso
  • Marcello Fiori
  • José Mauro de Vasconcellos – pretendente de Lucília
  • Liana Duval – Firmina
  • Bárbara Fazio
  • Luíz Carlos Becker
  • Galileu Garcia
  • Renato Consorte
  • Célia Biar
  • Sidneia Rossi
  • Sérgio Hingst
  • Geraldo Gabriel
  • Zélia Ianello
  • Pedro Moacir
  • Fleury Martins
  • Wilma Chandler

Cartaz Oficial

Assista o Filme Floradas na Serra, gravado em Campos do Jordão

Cenários famosos

O filme conta com inúmeros cenários de Campos do Jordão, entre eles podemos destacar: Hotel Toriba, Hotel Vila Inglesa, os antigos hotéis Rancho Alegre e Umuarama, Bairro do Rancho Alegre, Região do Alto da Boa Vista com Vista para a Pedra do Baú (São Bento do Sapucaí), Estação do Bondinho em Vila Capivari, Antigo Sanatório Sírio, entre muitos outros. Sem dúvida, uma verdadeira obra prima para os amantes da 7ª Arte.

Floradas na Serra: Telenovela (1981) – TV Cultura

Escrita por Geraldo Vietri e dirigida por Alílio Riccó, Floradas na Serra foi exibida pela TV Cultura entre 3 e 28 de agosto de 1981. A trama gira em torno de quatro moças e seus envolvimentos amorosos em um internato para recuperação de tuberculosos, em Campos do Jordão. O casal principal é Elsa e Flávio. Elsa sai de São Paulo ao descobrir-se doente, deixando para trás seu noivo. Em Campos do Jordão, se envolve emocionalmente com Flávio, um interno, que é pintor.
 
O segundo casal é Lucília e Bruno, um escritor casado, também em recuperação. O envolvimento vai levar Lucília às últimas consequências, com final quase trágico. A terceira moça é Letícia, apaixonada pelo seu médico, o Dr. Celso. Ela luta por seu amor contra Olívia, noiva dele. Por fim, Turquinha apaixona-se por Moacir, que morre tuberculoso, e ela, inconformada, tem um final infeliz.
 
Totalmente gravada em Campos do Jordão, essa produção apresentou um envolvimento dramático perfeito e inquietante. Em 1991, o autor Geraldo Vietri readaptou esse romance para a TV Manchete, apresentada como minissérie, com Myrian Rios e Marcos Winter como os protagonistas. 
 
A Cultura reprisou Floradas na Serra entre 27/06 e 29/07/2005.

Floradas na Serra: Minissérie (1991) – Rede Manchete

Geraldo Vietri reescreveu para a TV Manchete, com inspiração aguçada, a minissérie que ele havia adaptado para a TV Cultura em 1981, na série Tele-Romance, com Bete Mendes e Amaury Alvarez como os protagonistas.

A minissérie foi ai ar entre 1 de Julho e 1 de agosto de 1991 e contou com 24 capítulos e foi reprisada nos anos de 1992 ( 20 de janeiro à 29 de fevereiro de 1992) e 1995 (23 de janeiro à 23 de fevereiro de 1995)

Hotel Vila Inglesa

Sobre o Portal NetCampos

Lançado em Janeiro de 2004, o Portal NetCampos se tornou um dos mais completos Portais sobre Campos do Jordão na internet, oferecendo informações para um público que realmente se interessa e visita a cidade.

Logo NetCampos
Guia Turístico e informativo de Campos do Jordão com dicas de hotéis, pousadas, restaurantes, imobiliárias, passeios e muito mais!
Copyright © 2004-2016 - Portal NetCampos - Av. Januário Miráglia, 2342 - Campos do Jordão - SP 12460-000 - (12) 3663-7321