Região da Mantiqueira Paulista Ganha Marca “Mantiqueira-me”

O trabalho é em parceria com prefeituras e toda a cadeia do turismo para desenvolver um projeto conhecido como place branding

por: Redação ( 10 meses atrás ) - Atualizado: 26/06/2023 10:42
Tempo de Leitura: 4 minutos

Com o objetivo de impulsionar o fluxo de visitantes e potencializar as vocações dos municípios que integram a região turística da Mantiqueira, o secretário da Setur-SP, Roberto de Lucena, lançou em Campos do Jordão no dia 16 de junho, a marca “Mantiqueira-me” com a entrega do brandbook e vídeo. O nome faz referência à região turística da região da Mantiqueira Paulista.

O trabalho é em parceria com prefeituras e toda a cadeia do turismo para desenvolver um projeto conhecido como place branding, processo de criação da identidade da marca de um lugar para posicionar de forma competitiva os principais destinos da região, criando vínculos emocionais com seus públicos de interesse. Isso inclui identidade verbal e visual e plano de implementação para os seis municípios da região da Mantiqueira Paulista: Campos do Jordão, Monteiro Lobato, Pindamonhangaba, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e São José dos Campos.

“A marca vai potencializar as características e as vocações de uma região que está se consolidando ainda mais como destino turístico. O esforço de criação de uma identidade verbal e visual amplia a projeção dos atrativos locais e facilita o reconhecimento do público, impulsionando mais a atividade turística”, explicou Lucena.

Para a Mantiqueira Paulista, foi utilizado um jogo de palavras para criar a marca Mantiqueira-me, com destaque para o queira-me. Esse nome reflete o vínculo afetivo e as sensações de bem-estar e bem-querer, traz consigo também a missão de contribuir para despertar os sentimentos positivos pretendidos em relação à marca, de desejo (possível de ser realizado em várias ocasiões), aconchego e confiança. Os elementos gráficos remetem à natureza da região e suas montanhas.

Sobre A Mantiqueira Paulista

Região que oferece excelente experiência de turismo à serra, fazendo o turista sentir-se sempre bem-vindo. Confira nosso artigo sobre a Região da Mantiqueira Paulista

1 – Ativos

A Mantiqueira Paulista é uma região turística que tem, como principais atrativos, a beleza e o clima frio, tropical de altitude, típico das regiões serranas.

Para quem aprecia o ecoturismo, a região oferece entre seus atrativos opções de turismo de aventura, com seus picos, trilhas e cachoeiras e opções de turismo de contemplação, com mirantes estruturados para visitação.

Aqui, a serra não é qualquer serra. É a belíssima Serra da Mantiqueira, com sua floresta de araucárias que lhe dá personalidade própria.

A graciosidade das pequenas cidades, onde o comércio e a alimentação se concentram numa rua principal, ganha ainda mais charme com a pitoresca arquitetura, e a força da gastronomia local. Aqui, mesmo o que é rústico tem um quê de refinado. Dos chocolates artesanais aos doces caseiros.

Na Mantiqueira Paulista, o erudito e o popular se encontram, na música clássica que convive com a viola caipira, no artesanato que convive com uma elegante produção artesanal de cerâmicas e objetos em madeira. Também há espaço para azeites, cervejas artesanais, cachaças de alambique e vinhos finos de alta qualidade.

2 – Narrativa

Mantiqueira-me sempre verde, porque te quero contemplando minha natureza. Minha serra, minhas montanhas, e minha floresta de araucárias.

Mantiqueira-me por inteira, porque te quero desfrutando o que ofereço em cada um dos meus destinos.

Te quero em Monteiro Lobato, e te quero em Pindamonhangaba. Te quero em São Bento do Sapucaí, e também te quero em Santo Antônio do Pinhal. Te quero em São Francisco Xavier, e te quero em Campos do Jordão.

Mantiqueira-me para viver aventuras, porque te quero, a cada amanhecer, pedalando em minhas estradas, percorrendo minhas trilhas, alcançando meus picos e mirantes, e te quero chegando às minhas cachoeiras.

Mantiqueira-me à sua maneira. Mantiqueira-me se hospedando em campings ou no conforto dos meus hotéis.

Mantiqueira-me na espiritualidade. Mantiqueira-me nas igrejas, grutas, capelas e templos.

Mantiqueira-me na arte, porque te quero vivendo meus museus a céu aberto, apreciando minha arquitetura, visitando minhas exposições. Ao som da viola caipira ou da orquestra, te quero no seu ritmo a cada por do Sol.

Mantiqueira-me com todo o seu apetite, porque te quero seduzir pelo paladar, com especialidades e iguarias, refinadas, mesmo quando rústicas.

Mas também te quero seduzir pela beleza do meu artesanato, e pela qualidade dos meus cosméticos.

Mantiqueira-me o ano todo, porque te quero vivendo o melhor de cada uma das quatro estações, te quero vivendo minha diversidade de eventos e de experiências.

Acima de tudo, Mantiqueira-me preservada, porque quero te receber novamente, bem e sempre.

Te quero muito bem. Te quero aqui. Mantiqueira-me você também.

3 – Marca

Mantiqueira-me é uma forma de representar os principais ativos da região turística da Mantiqueira Paulista, que juntos conseguem fazer o turista sentir-se bem-vindo durante sua visita.

Esse nome, que reflete o vínculo afetivo e as sensações de bem-estar e bem-querer, traz consigo também a missão de contribuir para despertar os sentimentos positivos pretendidos em relação à marca, de desejo (possível de ser realizado em várias ocasiões), aconchego e confiança.

Mantiqueira-me é uma marca apresentada por um narrador personagem, que ocupa o papel da própria marca. A escolha da voz narrativa da marca Mantiqueira-me reflete a proximidade da marca que quer se fazer mais conhecida em sua totalidade, em suas peculiaridades, e por sua identidade própria.

Dessa maneira, a marca Mantiqueira-me se comunica dando preferência ao uso da 1ª pessoa no singular. É um narrador que também é personagem. Ele não só relata os fatos, como também participa dos acontecimentos narrados, para poder estabelecer o vínculo afetivo com o turista.

Ao falar na 1ª pessoa, a marca Mantiqueira-me busca uma conexão direta com o seu público, e também se refere às pessoas num diálogo direto, referindo-se a elas no 1º nome, e até por um apelido redutor, mas sem cair nas armadilhas de uma relação pretensamente íntima.

4 – BrandBook

Confira aqui o brandbook (manual de marca), que foi desenvolvido especialmente para o Mantiqueira-me, que funciona como um guia e possui todas as orientações da estratégia da marca.

5 – Vídeo Promocional

A região ganhou um vídeo promocional que apresenta os principais pontos turísticos dos municípios, além de um manual com informações estratégicas da marca, com as diretrizes de como disseminar os atrativos turísticos da região entre os visitantes e orientar as práticas de aplicação da marca.

Arte no Outono: Big Band FLMA e convidados

Arte no Outono: Big Band FLMA e convidados

A Big Band da Fundação Lia Maria Aguiar traz ao palco toda a energia do jazz. O conjunto...

Arte no Outono: Tiê e Orquestra Livre FLMA

Arte no Outono: Tiê e Orquestra Livre FLMA

Trazendo o tom intimista e acolhedor do seu show “Saudade é Amor”, a cantora Tiê – que c...

Arte no Outono: Coro Artístico FLMA

Arte no Outono: Coro Artístico FLMA

Com um repertório misto de estudos que une diferentes estilos, o Coro Artístico da Funda...