Campos do Jordão, 16 de outubro de 2017.

maio
28
2004

Frio “apimentou” a segunda etapa do Caloi Adventure Camp.

por: - Atualizado: 28/05/2004 00:00
    ATLETAS TESTARAM SEUS LIMITES NUMA PROVA MAIS LONGA E REPLETA DE PAISAGENS BELÍSSIMAS No sábado (23/05), às 8 horas, adultos e crianças iniciantes em corrida de aventura chegavam ao Horto Florestal de Campos do Jordão, interior de São … Continua


 




 

ATLETAS TESTARAM SEUS LIMITES NUMA PROVA MAIS LONGA E REPLETA DE PAISAGENS BELÍSSIMAS

No sábado (23/05), às 8 horas, adultos e crianças iniciantes em corrida de aventura chegavam ao Horto Florestal de Campos do Jordão, interior de São Paulo e dividiam-se em módulos para aprender as técnicas de mountain bike, canoagem, orientação, trekking e técnicas verticais. Saber como utilizar os equipamentos, ler a bússola e o mapa, remar e dar a direção ao duck (espécie de bote inflável) foram algumas das dicas passadas pelos instrutores aos participantes da clínica do Caloi Adventure Camp, um dos únicos eventos do Brasil que prepara os aspirantes a corredores de aventura para encarar este desafio.

O Camp, como é chamada a clínica, estendeu-se até as 17h e, de lá, os participantes rumaram ao Grande Hotel Senac Campos do Jordão para o briefing da prova, passado aos atletas pela organização.Pontualmente às 8h de domingo, no Horto Florestal, largaram os mais de 450 atletas, entre os iniciantes que realizaram a clínica do sábado e os demais atletas, que foram a Campos do Jordão para a segunda etapa do circuito Caloi Adventure Camp 2004.

Após a largada dos kids e teens, 115 equipes iniciavam sua jornada em direção à chegada, na Praça do Capivari, num percurso que oferecia a opção de ser longo ou curto, com previsão de duração de aproximadamente 7h.

A prova foi dividida em três categorias: Expedição (com 61 quilômetros, para as equipes mais experientes); Aventura (42 quilômetros de percurso, para equipes iniciantes) e Aventura Light (as equipes que passavam por um dos Postos de Controle após um horário predeterminado e que tinham de rumar diretamente à chegada).

Os atletas iniciavam a prova com um trekking longo e seguiam para a área do vertical, um espaço composto por seis circuitos. “Foi a primeira vez que utilizamos o arborismo numa prova e este foi um dos diferenciais que a tornaram especial”, comenta Zolino, organizador do Caloi Adventure Camp. Completado o trecho de vertical, todos seguiam de trekking até a área de transição (passando por alguns PCs) e pagavam suas bikes, que já estavam numeradas e separadas por equipes desde o dia anterior. Depois de muitas subidas e descidas, os atletas chegavam ao Pico do Itapeva, onde estava localizado o PC 9. De lá, cada equipe se dividia – dois rumavam ao PC10, uma das paisagens mais bonitas da prova e dois cumpriam do trecho de remo. Detalhe: a 1700 metros de altura, com um vento cortante e temperatura da água em 5ºC, os outros dois atletas colocavam o duck na água e deviam remar “com os braços” em direção ao centro da Lagoa, a fim de pegar os remos e completar o trecho. Após as três voltas completadas ao redor da Lagoa, a equipe se encontrava e seguia (os que foram cortados iam para a chegada e os demais deviam passar pelos PCs 12, 13 e 14, antes da chegada.

Das equipes que largaram, 108 finalizaram a prova. Surpreendendo os organizadores, que estimavam que a primeira equipe a chegar completasse o percurso com 7 horas de duração, a Mitsubishi Salomon Quasar Lontra (categoria Expedição), completou em 5h40, uma hora a menos do previsto e com uma diferença de 1h02 para a segunda colocada, a Try On/Landscape e 1h09 para a terceira colocada, a Avataris. Da categoria Aventura, a equipe Cheech & Chong conseguiu a primeira posição, fazendo o percurso com manor com 6h30, seguido pela equipe Os Atrasados (6h48) e TB – O apoio Vai a Luta (6h53) . Para as outras equipes, mais importante do que chegar na frente, foi
ter completado o percurso e vencido o seu próprio limite, fato esse
recompensado pelas medalhas distribuídas a todos que cruzavam a linha de
chegada, independente da posição. Destaque para as equipes de iniciantes 4 Cantos do Mundo e 4×4, que participaram do Camp e conseguiram 18º e 39º lugares na classificação geral da categoria Expedição.

O circuito contará ainda com mais três etapas:

24 e 25 de julho – Brotas

Setembro (data a definir) – Florianópolis/SC
Novembro (data a definir) – litoral de São Paulo

CALOI ADVENTURE KIDS

Sucesso total, a primeira etapa do Caloi Adventure Kids reuniu cerca de 40 crianças e teens para a clínica de sábado. Os instrutores bolaram diversas atividades para incentivar a galerinha a conhecer e apreciar a corrida de aventura. Cada grupo, dividido por faixa etária, passou pelos quatro módulos – orientação/trekking, remo, vertical e mountain bike – ao longo do dia em meio a brincadeiras e gritos de guerra.

Além das crianças inscritas, cerca de dez pequenos locais também experimentaram a clínica e puderam entender melhor a presença de tantas pessoas.

A largada dos Kids aconteceu primeiro, seguida pelos Teens. “É impressionante a energia da garotada, que subia nas trilhas com uma desenvoltura e facilidade invejáveis”, comentou uma jornalista que tentou, em vão, acompanhar o pique dos kids, que eram seguidos de perto por um monitor em cada grupo de cinco crianças.

Todos fizeram o trekking e a mountain bike. Devido ao frio excessivo, o trecho de remo, no Pico do Itapeva foi cancelado, mas não tirou o brilho de uma prova, nem tampouco o entusiasmo das crianças, que garantiram presença na próxima etapa. Embora todos tivessem recebido medalha, a equipe VSF completou o circuito em primeiro lugar, seguida pela Joselitos e Nunatak.

Vale salientar que, apesar do Caloi Adventure Camp ser realizado em etapas, cada uma delas é independente, ou seja, o atleta pode participar apenas de uma ou da que desejar. Em todas ocorre premiação. Serão mais de R$100 mil em prêmios – 30 bikes Elite Pró 21v Caloi, prêmios para os vencedores de cada etapa e uma Paraty Track & Field no final do circuito.

Hotel Vila Inglesa

Seja o Primeiro a Comentar

Sobre o Portal NetCampos

Lançado em Janeiro de 2004, o Portal NetCampos se tornou um dos mais completos Portais sobre Campos do Jordão na internet, oferecendo informações para um público que realmente se interessa e visita a cidade.

Logo NetCampos
Guia Turístico e informativo de Campos do Jordão com dicas de hotéis, pousadas, restaurantes, imobiliárias, passeios e muito mais!
Copyright © 2004-2016 - Portal NetCampos - Av. Januário Miráglia, 2342 - Campos do Jordão - SP 12460-000 - (12) 3663-7321