Campos do Jordão, 27 de abril de 2017.

maio
02
2004

Inscrições abertas para o 35º Festival de Inverno

por: - Atualizado: 02/05/2004 00:00
35º FESTIVAL INTERNACIONAL DE INVERNO DE CAMPOS DO JORDÃOEDITAL   A Secretaria de Estado da Cultura, através da Comissão Organizadora devidamente instituída pela Resolução SC nº 12, de 06 de Fevereiro de 2004, para organizar o 35º Festival Internacional de … Continua

35º FESTIVAL INTERNACIONAL DE
INVERNO DE CAMPOS DO JORDÃO

EDITAL
 

A Secretaria de Estado da Cultura, através da Comissão Organizadora devidamente instituída pela Resolução SC nº 12, de 06 de Fevereiro de 2004, para organizar o 35º Festival Internacional de Inverno “Dr. Luiz Arrobas Martins” de Campos do Jordão, a realizar-se no período de 03 a 25 de Julho de 2004 sob a Direção Artística de Roberto Minczuk, comunica a abertura das inscrições para o evento, a saber:

1 – ATIVIDADES

  • Cursos de Instrumentos de Orquestra Sinfônica – aulas individuais e master classes
  • Curso de Piano – aulas individuais e master classes
  • Curso de Violão – aulas individuais e master classes
  • Música de Câmara
  • Prática de Orquestra Sinfônica
  • Curso de Regência de Orquestra
  • Curso de Composição
  • Técnica de Alexander



2 – BOLSA DE ESTUDO

Serão concedidas 160 bolsas, constituídas de transporte de ida e volta entre as cidades de São Paulo e Campos do Jordão, bem como dentro deste município; refeições café da manhã, almoço e jantar, alojamento e acesso aos concertos realizados no Auditório “Cláudio Santoro”.

Os cursos são restritos a alunos de 12 a 35 anos. As bolsas serão assim distribuídas:
Orquestra Sinfônica: 128 vagas: 34 violinos, 14 violas, 10 violoncelos, 08 contrabaixos, 06 flautas, 06 oboés, 06 clarinetes, 06 fagotes, 08 trompas, 06 trompetes, 06 trombones, 04 tubas, 10 percussionistas e 04 harpas.
Regência de Orquestra: 06 vagas limitadas ao período deste curso.
Composição: 10 vagas limitadas ao período deste curso.
Piano de Câmara: 10 vagas.
Violão de Câmara: 06 vagas.


3 – CORPO DOCENTE:
Orquestra Sinfônica
Regente

Roberto Minczuk. Diretor Artístico Adjunto e Regente Associado da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e Regente Associado da Orquestra Filarmônica de Nova York.

Violino

Boris Belkin. Concertista formado pelo Conservatório de Moscou, apresentou-se com regentes como Zubin Mehta, Ashkenazy, Bernstein, entre outros. Master Classes

Cláudio Cruz. Spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Primeiro violinista do Quarteto Amazônia e Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Campinas;

Fernando Hasaj. Spalla e Diretor Artístico da Camerata Bariloche e Spalla da Orquestra Sinfônica do SODRE – Uruguai;

Igor Sarudianski. Violinista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e Segundo Violinista do Quarteto Amazônia;

Michel Bessler. Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e ex Spalla da Orquestra Sinfônica Brasileira;

Marcello Guerchfeld. Professor de violino e viola da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, estudou com Ivan Galamian na Juilliard School of Music);

Yeon-Su Kim. Professora de violino do Amherst College, Massachusetts – EUA, Doutora pela Universidade de Yale.

Viola

Horácio Schaefer. Principal violista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e do Quarteto Amazônia; aperfeiçoou-se na Alemanha com Max Rostal;

Renato Bandel. Principal violista da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo, graduado pela Escola Superior de Música de Berlim.

Violoncelo

Alceu Reis. Principal violoncelista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e violoncelista do Quarteto Amazônia;

Antonio Meneses. Medalha de Ouro no Concurso Tchaikowsky de Moscou em 1982, integrante do Beaux Arts Trio e professor do Conservatório de Basel – Suíça. Master Classes

Cláudio Jaffé. Reitor do Conservatório de Música da Lynn University – EUA, Mestre pela Universidade de Yale e professor visitante da Universidade Atlântica – EUA.

Contrabaixo

Günter Klaus. Principal contrabaixista da Orquestra da Rádio de Frankfurt e professor da Escola Superior de Frankfurt.

Flauta

Davide Formisano. Primeiro flautista da Orquestra do Scala de Milão, Principal Prêmio no Concurso de Munique em 1993. Professor da Academia de Outono em Nice – França.

Oboé

Humbert Lucarelli. Professor na The Hartt School of Music, Hartford University, EUA, considerado um dos mais notáveis oboistas da América. Master Classes

Isaac Duarte. Primeiro oboista e corninglês da Orquestra do Tonnhalle de Zurich; ex-aluno de Peter Fuchs na Escola Superior de Zurique.

Clarinete

Edmilson dos Santos Nery. Primeiro clarinetista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, integrante do grupo Sujeito a Guincho;

François Benda. Professor do Conservatório de Basel – Suíça e da Universidade das Artes de Berlim.

Fagote

Afonso Venturieri. Principal fagotista da Orchestre de la Suisse Romande e professor do Conservatório de Genebra.

Trompa

Philip Myers. Primeira trompa da Orquestra Filarmônica de Nova York desde 1980; detém dois títulos da Carnegie-Mellon University, em Pittsburgh. Master Classes

Sören Hermansson. Renomado solista e Professor da Universidade de Michigan, Ann Arbor, EUA, ex-catedrático da Universidade de Gothenburg – Suécia.

Trompete

Fernando Dissenha. Principal trompetista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Mestre pela Juilliard School com Chris Gekker e Mark Gould.

Philip Smith. Principal trompetista da Orquestra Filarmônica de Nova York tem se apresentado e gravado com os mais importantes conjuntos do mundo. Master Classes

Thomas V. Smith. Trompetista da Orquestra Filarmônica de Nova York, camerista, integrou o Ensemble Ragtime Gunther Schuller de New England. Master Classes

Trombone

Joseph Alessi. Principal trombonista da Orquestra Filarmônica de Nova York desde 1985, membro da Juilliard School of Music, vencedor do Prêmio Grammy 2000. Master Classes

Wagner Polistchuk. Principal trombonista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Londrina.

Tuba

Alan Baer. Tuba solista da Orquestra Filarmônica de Nova York e da Sinfônica de Milwaukee, e professor adjunto de tuba e euphonium da Universidade de Wisconsin. Master Classes

Marcos dos Anjos Jr. Principal tubista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e professor do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim – ULM.

Percussão

Eduardo Leandro. Professor da Amherst University, EUA e Regente do Grupo de Câmara da Stony Brook University, NY, EUA.

Ricardo Bologna. Percussionista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo; formado pelo Conservatório de Genebra e professor do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim – ULM.

Harpa

Liuba Klevtsova. Principal harpista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, formada no Conservatório de Moscou com Vera Dulova.


Regência de Orquestra

John Neschling. Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, foi Regente Residente na Ópera de Viena, Áustria.
Período: de 09 a 18 de Julho.

Composição

Marlos Nobre. Consagrado compositor brasileiro, Diretor de Música Contemporânea da Rádio MEC. Compositor residente do 35º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão.
Período : de 12 a 23 de Julho.

Piano

Jean Louis Steuerman. Renomado pianista brasileiro apresenta-se regularmente com as principais orquestras do mundo. Formado pelo Conservatório de Nápoles. Master Classes

Richard Bishop. Mestre pela Juilliard School de Nova York, artista residente da Lyric Chamber Music Society of New York.

Sônia Rubinsky. Doutorado pela Juilliard School, EUA e Primeiro prêmio no Concurso Artists International de Nova York.

Violão

Edelton Gloeden Renomado. violonista brasileiro e Professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Conjuntos de Música de Câmara Residentes

Quinteto de Metais da Orquestra Filarmônica de Nova York. Principais Solistas da Orquestra Filarmônica de Nova York, desfrutando de reputação mundial;

Quarteto Amazônia. Quarteto de cordas, vencedor do Prêmio Grammy 2002, um dos grupos mais atuantes da América do Sul tendo já excursionado aos EUA e Europa;

Duo Con-Texto. Duo de Percussão, grupo em residência no Centro Internacional de Genebra, Suíça, desde 1995.

Compositor Residente

Marlos Nobre. Consagrado compositor brasileiro, Diretor de Música Contemporânea da Rádio MEC.

Técnica de Alexander. Terapia corporal que auxilia o músico a desenvolver, de forma racional, um maior grau de controle da musculatura envolvida na execução de seu instrumento.

Roberto Reveilleau. Graduado na Técnica de Alexander pelo Constructive Teaching Center – Londres.
Período: de 05 a 23 de Julho para todos os bolsistas interessados.

Master Classes

Violino

Boris Belkin – dias 12 e 13 de Julho – das 14 às 17h – 12 vagas.

Violoncelo

Antonio Meneses – dias 6 e 7 de Julho – das 14 às 17h – 04 vagas.

Contrabaixo

Günter Klaus – dia 20 de Julho – das 09 às 12h e das 14 às 17h – 4 vagas.

Flauta

Davide Formisano – dia 10 de Julho – das 09 às 12h e das 14 às 17h – 12 vagas.

Oboé

Humbert Lucarelli – dia 19 de Julho – das 14 às 17h – 06 vagas.

Clarinete

François Benda – dia 17 de Julho – das 09 às 12h e das 14 às 17h – 12 vagas.

Trompa

Sören Hermansson – dia 10 de Julho – das 14 às 17h – 06 vagas.

Piano

Jean Louis Steuerman – dias 12 e 13 de Julho – das 09 às 12h e das 14 às 17h – 4 vagas.

Quinteto de Metais da Filarmônica de Nova York. Reunindo os instrumentistas solistas de metais da Orquestra Filarmônica de Nova York.
Período: de 05 a 09 de Julho – 10 vagas – priorizadas as inscrições de Quinteto de Metais em atividade.

Philip Smith. Principal trompetista da Orquestra Filarmônica de Nova York, tem se apresentado e gravado com os mais importantes conjuntos do mundo – 02 vagas;

Thomas V. Smith. Trompetista da Orquestra Filarmônica de Nova York, camerista, integrou o Ensemble Ragtime Gunther Schuller de New England. – 02 vagas;

Philip Myers. Primeira trompa da Orquestra Filarmônica de Nova York desde 1980; detém dois títulos da Carnegie-Mellon University, em Pittsburgh – 02 vagas;

Joseph Alessi Principal trombonista da Orquestra Filarmônica de Nova York desde 1985, membro da Juilliard School of Music, vencedor do Prêmio Grammy 2000 – 02 Vagas;

Alan Baer Tuba solista da Orquestra Filarmônica de Nova York e da Sinfônica de Milwaukee, é professor adjunto de tuba e euphonium da Universidade de Wisconsin – 02 Vagas.

Obs: Os números de vagas estabelecidos para as Master Classes referem-se a instrumentistas não pertencentes ao Corpo Discente do Festival sendo que os bolsistas do Festival terão participação definida pelo Corpo Docente.


4 – INSCRIÇÕES:
As inscrições estarão abertas a partir da data de publicação deste comunicado e encerrar-se-ão no dia 28 de Maio de 2004 às 18h. Poderão ser feitas através dos sites: www.ulm.sp.gov.br ; www.festivaldeinverno.sp.gov.br ; www.cultura.sp.gov.br ou pessoalmente apenas no período de 17 a 28 de Maio de 2004 no Centro de Estudos Musicais Tom Jobim – ULM. Largo General Osório, 147 – Bairro da Luz – São Paulo – SP – Brasil.

Somente após a mensagem “Inscrição aceita com sucesso em nosso banco de dados” é que a inscrição será finalizada e o candidato considerado inscrito para a realização das audições para o Festival. Caso o candidato tenha problemas na impressão do seu boleto de pagamento pela Internet, teremos uma rotina disponível para auxiliá-lo através dos telefones 011- 3331-2377 ou 011- 221-3929 ou via e-mail: [email protected]

  • Documentos exigidos nos testes:
  • Ficha de Inscrição on-line;
  • Currículo detalhado;
  • Cópia legível da cédula de identidade;
  • Cópia legível do CPF;
  • 02 (duas) fotos 3×4 (recentes);
  • Autorização do pai ou responsável (no caso de menor);
  • Cópia do comprovante do pagamento do boleto.

Obs: As inscrições para Master Classes para não bolsistas deverão seguir o mesmo procedimento, com o prazo de até 48 horas antes do início das mesmas.

5 – TAXA DE INSCRIÇÃO
BOLSISTAS / MASTER CLASSES

A taxa de inscrição, no valor de R$ 10,00 dez reais, deverá ser paga através do boleto que será gerado no ato da inscrição on-line nos sites acima para pagamento em qualquer banco da rede bancária, na qual constará o dia, horário e local do respectivo teste. No dia estipulado para o teste o candidato deverá entregar toda a documentação acima solicitada. Os candidatos do interior de São Paulo, de outros Estados ou Países deverão remeter cópia da documentação junto com o Material solicitado.

Obs: Não serão aceitos comprovantes de depósito em caixa eletrônico 24 horas ou Auto-Atendimento. Em caso de desistência, o valor recolhido não será devolvido em hipótese alguma. Os candidatos de outros Países que tiverem problemas no recolhimento da taxa de inscrição, por questões bancárias, serão aceitos para as audições, a critério da Comissão Organizadora.


6 – AUDIÇÕES
As audições para os cursos abaixo serão realizadas da seguinte forma:

Instrumentos de Orquestra Sinfônica – Execução de uma peça de livre escolha de nível técnico avançado e de leitura à primeira vista de obras do repertório sinfônico.
Piano de Câmara e Violão de Câmara – Execução de duas peças de estilos diferentes.

A seleção para os cursos abaixo será feita da seguinte forma:

Regência de Orquestra – Análise de performance como regente de uma obra de qualquer período do repertório clássico em fita de vídeo de boa qualidade, além de currículo detalhado.
Composição – Análise de uma partitura escrita para grupo instrumental de 4 executantes de, no mínimo, 8 minutos de duração, além de currículo detalhado.
Master Classes – Análise de currículo.

Obs.: Os candidatos impossibilitados de atender às audições deverão encaminhar, além dos documentos acima relacionados, ao Centro de Estudos Musicais Tom Jobim – ULM. Largo General Osório, 147 – Bairro da Luz – São Paulo – SP – Brasil – CEP. 01219-001, um CD ou fita cassete gravada de boa qualidade sonora com repertório de nível técnico avançado, por meio de carta via sedex, postada até o dia 28 Maio de 2004, dirigida à Comissão Organizadora do 35º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão.


7 – REALIZAÇÃO DAS AUDIÇÕES
As audições serão realizadas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Buenos Aires (Argentina) para os candidatos às vagas de:
Instrumentos de Orquestra Sinfônica – Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Flauta, Oboé, Clarineta, Fagote, Trompa, Trompete, Trombone, Tuba, Percussão e Harpa;
Piano de Câmara e Violão de Câmara.

Na cidade de São Paulo as audições serão realizadas nas dependências do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim – ULM. Largo General Osório, 147 – Bairro da Luz – São Paulo – SP – Brasil, no dia 06 de Junho no período da manhã – 9h e da tarde – 14h.

Na cidade do Rio de Janeiro as audições serão realizadas nas dependências da Escola de Música da UFRJ, Rua do Passeio, 98 – Bairro da Lapa. Rio de Janeiro – RJ. Tel: 021-2240-1391 ou 021- 2240-1491, no dia 04 de Junho no período da manhã – 9h e da tarde – 14h.

Na cidade de Buenos Aires (Argentina) as audições serão realizadas nas dependências da Sala de Conciertos La Scala de San Telmo, Pasaje Giuffra, n° 371, Buenos Aires, Argentina. Tel: 4362-1187, no dia 30 de Maio no período da manhã – 9h e da tarde – 14h.


8 – DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DAS AUDIÇÕES
A relação dos candidatos aprovados será divulgada por publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo a partir de 09 de Junho de 2004, podendo também ser obtida através dos sites: www.ulm.sp.gov.br ; www.festivaldeinverno.sp.gov.br ; www.cultura.sp.gov.br ou ainda pelos telefones: (011) 3331-2377 / (011)221-3929.


9 – MATRÍCULA
O candidato aprovado para o 35º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão deverá recolher a importância de R$ 100,00 cem reais referente à matrícula. Para a impressão do boleto de pagamento, o candidato deverá acessar a relação de aprovados disponibilizada em um dos sites acima e seguir as instruções. O pagamento deverá ser efetuado até 05 dias úteis após a publicação da relação de aprovados no Diário Oficial. Não serão aceitos comprovantes de depósito em caixa eletrônico 24 horas, Auto-Atendimento. O candidato que não se matricular no prazo previsto perderá o direito à bolsa.
Somente após a mensagem “Matrícula aceita com sucesso em nosso banco de dados” é que o candidato será considerado matriculado efetivamente no Festival. Teremos uma rotina disponível de reimpressão de boletos, caso o candidato fique impossibilitado de imprimí-lo no ato de sua matrícula.
Em caso de desistência o valor recolhido não será devolvido em hipótese alguma.
Os candidatos selecionados como bolsistas receberão cronograma de todas as atividades a serem desenvolvidas no 35º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, bem como instruções quanto ao dia, horário e local de embarque, material de uso pessoal e demais informações necessárias.
No caso de dúvidas e problemas com a ficha de inscrição ou matrícula on-line, o candidato deverá entrar em contato com a Comissão Organizadora pelos telefones 011 3331-2377 ou 011 221-3929 ou pelo e-mail: [email protected] .
Os casos omissos serão decididos pela Comissão Organizadora do 35° Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão.

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