Senac promove palestra sobre o mercado de hospitalidade

Alunos recebem o consultor Márcio Moraes para discutir as boas perspectirsssvas da área, durante aula inaugural realizada no campus.

por: Redação ( 17 anos atrás - segunda-feira dia 5 de fevereiro de 2007 ) - Atualizado: 05/02/2007 13:15
Tempo de Leitura: 2 minutos

Palestrante Márcio MoraesAlunos recebem o consultor Márcio Moraes para discutir as boas perspectirsssvas da área, durante aula inaugural realizada no campus.

Vários eventos consolidam a região do Vale do Paraíba como importante pólo industrial e turístico no interior paulista, e, segundo a Fundação Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados), pode se considerar a região como uma das que mais emprega no país, já que o local comporta a cidade de São José dos Campos, um dos 10 municípios com maior PIB (Produto Interno Bruto) do país.

Podemos citar exemplos de profissionais que migram de outros Estados na busca por emprego em cidades como São José dos Campos, Taubaté, Campos do Jordão e São Sebastião. As empresas mais procuradas são as indústrias automobilísticas, petroquímicas e as grandes redes hoteleiras.

O turismo é um dos pontos importantes para o forte crescimento do Vale do Paraíba. Para acomodar esse contingente de profissionais migrantes, turistas e visitantes, a indústria da hospitalidade, uma das que mais cresce no mundo, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), profissionaliza a mão-de-obra para melhor atender, acolher com satisfação e servir com excelência.

A indústria da hospitalidade também tem o papel de estimular a preservação e a valorização da cultura local, por meio de intercâmbios de tradições, hábitos e costumes, entre o visitante e a comunidade anfitriã, ampliando a experiência do turista, envolvendo-o com as raízes sócio-culturais da região.

Para discutir o cenário atual e o futuro do trabalho no mercado de hospitalidade, o Centro Universitário Senac – Campus Campos do Jordão convidou o especialista Márcio Moraes, que irá apresentar três palestras sobre o tema O Mercado de Trabalho na Hospitalidade durante aula inaugural dos cursos de graduação e pós-graduação.

Márcio Moraes vai abordar assuntos como o perfil do profissional na área de hospitalidade, mostrar o mapa das regiões que mais empregam profissionais do ramo e quais as principais mudanças nesse mercado.

As palestras estão programadas para os dias 6 e 10 de fevereiro, no Teatro do Grande Hotel Campos do Jordão – Hotel-Escola Senac e no Centro Universitário Senac.

Mais informações sobre as palestras podem ser obtidas na unidade, pelo telefone (12) 3668-3001.

Sobre o palestrante

Márcio Moraes atua no mercado hoteleiro há mais de 20 anos. Possui experiência em gestão de hotéis e consultoria para área de hospitalidade. É graduado em Tecnologia em Hotelaria pelo Centro Universitário Senac – Campus Campos do Jordão, e professor universitário nas disciplinas gestão empreendedora, desenvolvimento de projetos hoteleiros, plano de negócios e administração em hotelaria e gastronomia. Sua área de consultoria abrange pesquisa e análise de mercado, implantação de hotéis, diagnósticos operacionais e financeiros, business plans em hospitalidade, plano de marketing e assessoria para alta direção.


Arte no Outono: Serial Funkers convida Luciana Mello

Arte no Outono: Serial Funkers convida Luciana Mello

A Serial Funkers convida a cantora Luciana Mello para “O Baile da Serial”, um show conta...

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (2)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Arte no Outono: Fafá de Belém

Arte no Outono: Fafá de Belém

Com quase 50 anos de uma carreira magistral, Fafá de Belém sobe ao palco do Auditório Cl...

Arte no Outono: Big Band FLMA e convidados

Arte no Outono: Big Band FLMA e convidados

A Big Band da Fundação Lia Maria Aguiar traz ao palco toda a energia do jazz. O conjunto...

Arte no Outono: Tiê e Orquestra Livre FLMA

Arte no Outono: Tiê e Orquestra Livre FLMA

Trazendo o tom intimista e acolhedor do seu show “Saudade é Amor”, a cantora Tiê – que c...