Campos do Jordão recebe exposição interativa em vagões de trem

Campos do Jordão, 14 de agosto de 2018.

jul
24
2008

Campos do Jordão recebe exposição interativa em vagões de trem

por: - Atualizado: 24/07/2008 14:28
Exposição "Interatividade nos Vagões" acontece no último final de semana do inverno em Campos do Jordão.

Exposição Interatividade nos VagõesNeste final de semana acontece em Campos do Jordão a exposição “Interatividade nos Vagões“.

Unindo arte e tecnologia, o projeto foi desenvolvido pelo Instituto Cultural Ponto Pimenta em parceria com a Secretaria do Estado da Cultura, atraindo cerca de 1.500 pessoas que visitam a cidade nos finais de semana.

A exposição acontece próximo à antiga Estação de Trem Emílio Ribas, onde se encontram uma Maria Fumaça e dois vagões. Nesses vagões foram montadas duas instalações interativas:

[Vi]vendo o Vale do Paraíba e Mesa de Luz, foram criadas pelos artistas César Baio e Walmeri Ribeiro, ambas utilizando a arte e a tecnologia como ferramentas de criação e de integração do público com as manifestações artísticas.

A vídeo-instalação [vi]vendo o Vale do Paraíba, que está em um dos vagões, tem por objetivo relacionar o desenvolvimento urbano com as heranças culturais das cidades, seus lugares e objetos, propondo um passeio pelo histórico e contemporâneo da região.

A instalação trata da fluidez e ambigüidade das relações entre o homem e o espaço. De acordo com a circulação dos visitantes, as imagens projetadas são desconstruídas e reconfiguradas.

No outro vagão está a instalação Mesa de Luz: plataforma de criação coletiva de vídeo. A interação por intermédio da luz permite que o visitante participe da criação coletiva de um vídeo em tempo real. O processo consiste na integração de imagens previamente gravadas e imagens captadas ao vivo pelos participantes.

A mesa que processa a imagem é comandada coletivamente, colocando à disposição procedimentos de criação audiovisual como montagem, aplicação de efeitos e controle de velocidade.

Por aliar arte e tecnologia, permitindo a participação do público na construção das obras, as duas exposições têm atraído um grande número de visitantes. Apenas no último final de semana, cerca de 1.500 pessoas passaram pelas instalações. A entrada é gratuita e as sessões duram em média 10 minutos em cada vagão.

A exposição “Interatividade nos Vagões” acontece nos dias 25, 26 e 27 de julho, das 15h às 18h.

Hotel Vila Inglesa

Seja o Primeiro a Comentar

Sobre o Portal NetCampos

Lançado em Janeiro de 2004, o Portal NetCampos se tornou um dos mais completos Portais sobre Campos do Jordão na internet, oferecendo informações para um público que realmente se interessa e visita a cidade.

Logo NetCampos
Guia Turístico e informativo de Campos do Jordão com dicas de hotéis, pousadas, restaurantes, imobiliárias, passeios e muito mais!
Copyright © 2004-2016 - Portal NetCampos - Av. Januário Miráglia, 2342 - Campos do Jordão - SP 12460-000 - (12) 3663-7321