Sebrae apresenta Circuitos Turísticos em Campos do Jordão

No estande o turista poderá fazer uma visita guiada pelos circuitos e traçar um roteiro turístico personalizado

por: Redação ( 14 anos atrás - terça-feira dia 29 de junho de 2010 ) - Atualizado: 29/06/2010 19:04
Tempo de Leitura: 4 minutos

A partir do dia 01 de julho, os turistas que visitarem a cidade de Campos do Jordão poderão receber informações sobre os três circuitos turísticos que circundam a região e oferecem diversas atrações de lazer a poucos quilômetros da cidade.

Durante um mês, na temporada de inverno, o Sebrae-SP disponibilizará visitas guiadas pelo estande onde o turista terá acesso às informações sobre os Circuitos Turísticos da Mantiqueira, Religioso e do Vale Histórico. Os três circuitos são apoiados pelo Sebrae-SP, com objetivo de organizar a atividade turística das regiões para melhoria do desenvolvimento econômico local.
 
No estande da instituição, localizado no Capivari, o turista ainda poderá traçar seu roteiro personalizado e aproveitar sua estada em Campos do Jordão para também conhecer outros atrativos turísticos que ficam ao redor da cidade. “Teremos profissionais treinados para traçar mapas com roteiros personalizados para o turista.

stand Sebrae em Campos do JordãoAo informar o local onde está hospedado e os atrativos turísticos que desejaria conhecer, o turista sairá do estande com o mapa do seu trajeto desde o hotel até os pontos turísticos escolhidos para visitar em qualquer um dos três roteiros”, explica José Bento Desie, coordenador estadual de Turismo do Sebrae-SP.
 
Desde 2004, o Sebrae-SP apóia as ações de desenvolvimento do turismo nessas regiões. A partir de 2006, elas passaram a ser apoiadas pela entidade por meio de um projeto de formatação de Circuitos Turísticos onde Sebrae-SP desenvolve um mix de atividades que tem como núcleo principal o conhecimento da gestão dos negócios que fazem parte do turismo.

Dessa forma, os projetos desenvolvidos, sempre em parceria com entidades públicas e privadas, visam capacitar os empresários em gestão de negócios, para que eles possam desenvolver receptivos de qualidade, entender e gerir ciclos de comércio, fazer a promoção e divulgação do turismo regional, entre outras ações importantes para a consolidação e manutenção da atividade turística como fonte de receita e renda.
 
Outra característica dos circuitos fomentados pelo Sebrae-SP é a articulação entre os agentes turísticos de diversos municípios que tenham uma identidade similar ou complementar. A idéia é que os municípios possam potencializar a atratividade do lugar, oferecendo aos turistas experiências diferenciadas e interessantes, para que ele tenha interesse em aumentar o tempo de permanência na região, conhecendo diversas localidades em uma única viagem.
 Circuitos
 
Três regiões do Estado de São Paulo ganharam destaque na apresentação dos seus roteiros turísticos no estande do Sebrae-SP em Campos do Jordão. As cidades que compõem os circuitos já atraem turistas, brasileiros e internacionais, para visitar e vivenciar novas experiências que estão vinculadas à cultura e à história do Brasil. Para quem estiver em Campos do Jordão é possível é uma boa opção para conhecer outros lugares que ficam ao redor da cidade e alguns a uma distância máxima de 200 km.
 
Circuito Turístico Vale Histórico
Natureza exuberante, povo hospitaleiro, arquitetura, gastronomia e cultura que remontam à época colonial são alguns dos encantos deste circuito. Encravada entre as serras da Mantiqueira e do Mar, a região do Vale Histórico proporciona a experiência de vivenciar a história do Brasil retratada pelos ciclos econômicos do café e do leite. As fazendas onde estão preservadas as sedes e senzalas, com objetos e utensílios da época revivem essa história. Os passeios pelas trilhas desembocam em cachoeiras e cavernas que complementam o passeio. O circuito composto pelas cidades de Arapeí, Areias, Bananal, Queluz, São José do Barreiro e Silveiras, reúne 39 atrativos turísticos, 38 restaurantes, 50 meios de hospedagem e 05 agências de turismo receptivo.
 
Circuito Turístico Mantiqueira
Com encantos, belezas naturais e culturais, cachoeiras e muita natureza, esta região oferece aventura, contemplação, paz e riqueza cultural. É um ótimo destino para descansar, namorar, conhecer e aprender. As cidades integrantes são: Campos do Jordão, Monteiro Lobato, Pindamonhangaba, Piquete, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e São Francisco Xavier (distrito de São José dos Campos). São 78 atrativos turísticos, 140 meios de hospedagem, 103 restaurantes e 20 agências de turismo receptivo.
 
Circuito Turístico Religioso
O circuito oferece cerca de 30 atrativos turísticos naturais e culturais e proporciona aos seus visitantes não só uma inesquecível experiência em um cenário serrano de belas paisagens, mas uma viagem interior, fazendo com que o turista leve consigo lembranças dos diversos pontos de religiosidade e história. Estar em grandes multidões em busca ou ao encontro da fé e estar solitário contemplando a natureza podem fazer parte do mesmo dia de experiências, assim como vivenciar a tranquilidade típica das cidades integrantes. O circuito composto pelas cidades de Aparecida, Cachoeira Paulista, Guaratinguetá e Lorena, reúnem 67 meios de hospedagem, 30 restaurantes e 4 agências de turismo receptivo.

Papel do Sebrae-SP
O processo de atuação do Sebrae-SP na área de turismo está baseado em um conjunto de princípios, critérios e pressupostos que servem de fundamentação conceitual. Entre as preocupações da entidade estão o público-alvo e o foco sempre nos empresários e empreendedores, a importância das parcerias, sustentabilidade, autonomia dos territórios trabalhados, geração de oportunidades de emprego e renda, participação e engajamento dos representantes públicos e privados envolvidos, respeito à identidade e à diversidade dos territórios, entre outros.
 
Segundo o coordenador estadual de Turismo do Sebrae-SP, José Bento Desie, o grande interesse do Sebrae-SP em apoiar a consolidação dos circuitos turísticos no Estado é porque 98% das empresas que atuam no setor são micro e pequenas. “Temos interesse, portanto, de trabalhar efetivamente para o desenvolvimento de circuitos turísticos viáveis, profissionalizados e bem comercializados, com capacidade de autogestão técnica e estratégica”, completa.

Fotos: Nelson Almeida

Toriba Musical – Itália na Mantiqueira (3)

Toriba Musical – Itália na Mantiqueira (3)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (3)

Toriba Musical – Canções e Árias de Ópera (3)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Toriba Musical – Itália na Mantiqueira (1)

Toriba Musical – Itália na Mantiqueira (1)

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Toriba Musical – Vencedores do Concurso Maria Callas

Toriba Musical – Vencedores do Concurso Maria Callas

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...

Concerto de Choro” do Trinca Brasil

Concerto de Choro” do Trinca Brasil

Abril é o mês do choro, que acabou de ser reconhecido pelo IPHAN, como patrimônio cultur...

Toriba Musical – Duo Divas

Toriba Musical – Duo Divas

A programação musical do Hotel Toriba, sob a DIREÇÃO ARTÍSTICA DE ANTONIO LUIZ BARKER, é...